A Clonagem da Ovelha Dolly: Perguntas e Repostas

A ovelha é o clone mais famoso do mundo, mas não foi o projeto pioneiro. Clonagem cria cópia genética e idêntica de animal ou planta. Certos espécimes – incluindo sapos, ratos e vacas – foram clonados antes de Dolly. A ideia está antiga mesmo entre seres humanos tendo em vista que de acordo com a ciência os gêmeos idênticos também são clones.

De fato, a ovelha Dolly é conhecida por ser primeiro mamífero clonado de célula adulta, em vez de embrião. Em termos históricos representou conquista científica de alto escalão, mas também levantou preocupações éticas ao redor mundo. Desde o ano de 1996, quando ela nasceu, outras ovelhas foram clonadas a partir de células adultas, assim como outros animais, por exemplo: Ratos, coelhos, cavalos, burros, porcos, cabras e gado.

Ovelha Dolly

Ovelha Dolly

Desde quando nasceu essa ovelha gerou polêmicas que até hoje estão vivas nas discussões acadêmicas a respeito da ética de clonagem contra o desejo de cientistas evoluírem a ciência sem problemas com burocracia.

Como Dolly Foi Clonada?

Clonagem de animais a partir de uma célula adulta consiste em sistema complexo e mais difícil do que o crescimento de planta a partir de um corte. Então, quando os cientistas que trabalham no Instituto Roslin na Escócia e produziram Dolly, único cordeiro vivo das 277 tentativas, foi grande notícia ao redor do mundo.

Como Os Cientistas Produziram Dolly?

01-Para produzir Dolly os cientistas usaram o núcleo de uma célula de ovelha branca. O núcleo contém quase todos os genes. Especialistas tiveram que encontrar maneira de “reprogramar” o “conjunto celular” para manter vivo o mesmo.

02-Em seguida, eles injetaram a célula em óvulo não fertilizado com núcleo removido e fizeram a junção com uso dos pulsos elétricos. O óvulo não fertilizado veio de uma ovelha escocesa.

03-Quando a equipe de pesquisa conseguiu juntar o núcleo celular da branca adulta com o óvulo da ovelha negra de rosto, cientistas precisavam ter certeza de que a célula resultante se desenvolveria em embrião.

04-Eles cultivaram por seis ou sete dias para dividir e desenvolver ela de modo normal, antes de implantar na mãe de aluguel, a ovelha escocesa branca de cara preta.

05-Dolly nasceu com rosto branco. Das 277 fusões celulares, 29 embriões foram desenvolvidos e implantados em treze mães de aluguel, com apenas uma gravidez. O cordeiro nasceu após 148 dias.

O Que Aconteceu Com A Dolly?

Dolly teve existência mimada no Instituto Roslin. Obteve crias normais, demonstrando que tais animais clonados podem se reproduzir. Nascida em 05 de julho de 1996 e sacrificada no dia 14 de fevereiro de 2003. Ela durou seis anos e meio, embora as ovelhas possam viver entre onze e doze anos.

O clone sofria de artrite na perna e “adenomatose pulmonar”, um tumor induzido por vírus em ovinos criados dentro de casa. Em 02 de fevereiro de 2003, a primeira ovelha clonada da Austrália morreu com a idade de dois anos e dez meses, de modo inesperado. A causa da morte foi desconhecida e a carcaça cremada.

Imagem de Amostra do You Tube

Dolly Era Igual Ás Outras Ovelhas?

Não se pode ignorar o fato de que os cromossomos de Dolly eram um pouco mais curtos do que os de outras ovelhas, mas na maioria dos outros aspectos ela era igual a qualquer outro animal de sua espécie e idade cronológica.

No entanto, o envelhecimento precoce pode refletir que ela foi criada a partir do núcleo de uma ovelha de seis anos de idade. Estudo das suas células também revelou que a quantidade pequena de DNA fora do núcleo, nas mitocôndrias celulares, é herdada a partir do ovo doador, não do núcleo, como o resto da composição. Então, Dolly não é uma cópia idêntica por completo!

A clonagem de Dolly pode ser importante para desenvolver métodos a combater às doenças ligadas ao sexo, como a hemofilia. Também aos problemas neuromusculares, as condições cerebrais e renais passadas através apenas do lado da mãe.

Por Que Clonas Ovelhas?

A ovelha Dolly foi produzida no Instituto Roslin como parte de investigação de medicamentos que produzem o leite de animais de fazenda. Investigadores conseguiram transferir genes humanos que fabricam proteínas úteis em ovelhas e vacas, de modo que puderam fazer, por exemplo, o agente de coagulação do sangue para tratar a hemofilia ou alfa-1-antitripsina, fibrose cística e outras doenças pulmonares. O desenvolvimento da tecnologia de clonagem levou às novas formas de produzir remédios e ao mesmo tempo melhorar a compreensão da genética.

Clique no link e veja a cronologia da Ovelha Dolly em imagens!

Características Gerais: Clonagem da Ovelha Dolly           

Ela foi clonada no Instituto Roslin, em Midlothian, Escócia. Viveu por lá até sua morte, quando tinha seis anos e alguns meses de idade. O nascimento foi anunciado em 22 de fevereiro de 1997.

A ovelha tinha um código com números (6LL3) antes de ganhar o nome inicial: Dolly – o que veio da sugestão dos pecuaristas que ajudaram no processo. Homenagem direta à cantora Dolly Parton.

Saiba Mais

Saiba Mais

A técnica feita famosa por seu nascimento é a transferência de núcleos celulares somáticos, em que uma célula fica colocada em um óvulo. As duas células se desenvolvem no embrião.

Quando Dolly foi clonada em 1996 a partir de célula tirada de ovelha de seis anos de idade, se tornou o centro de controvérsias presentes até o dia de hoje.

A Ovelha Que Impactou o Mundo

Dolly provocou polêmicas logo ao nascer. Primeiro mamífero do mundo a ser clonado a partir de célula adulta. Considerada uma das mais importantes descobertas científicas do mundo científico em toda a história.

O nascimento de Dolly e a sobrevivência subsequente provaram que as células adultas podem se reprogramar em um novo ser. A equipe que criou foi liderada pelo escocês Ian Wilmut, que esperava criar animal cujas células foram modificadas enquanto jovens.

De modo usual as espécies vivem até onze ou doze anos de idade. A doença pulmonar não é comum em ovinos jovens. Houve especulação sobre se ela pegou ou não a doença de outra ovelha do alojamento. Grande parte dos especialistas não acredita na hipótese!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade