Alimentação na Terceira Idade: Dicas de Cardápio

Todos nós sabemos que um dos fatores determinantes para que uma pessoa tenha uma vida saudável, seja em qualquer etapa, é mantendo uma boa alimentação, saudável, consumindo bons nutrientes para o corpo. E os cuidados, se tornam ainda mais especiais, quando chegamos a uma determinada idade, é aquela passagem dos 65 anos, conhecida como a “terceira idade” ou a “melhor idade”.

Alimentação Terceira Idade

Alimentação Terceira Idade

O nosso país conta hoje com uma grande quantidade de “jovens idosos”, que mostram como a alimentação faz a diferença, e se demonstram cheios de energia. Aproveitam a aposentadoria para praticar exercícios, adequados a eles e fazer passeios, que muitas vezes, quando se trabalha, não é possível realizar. A verdade é que muitos idosos conseguem levar a idade numa boa porque consideram e consideravam antes, o quanto é importante comer com saúde.

As Mudanças Que A Idade Provoca No Corpo

Não é somente na aparência que a idade mostra que chegou, ela também faz muitas mudanças no corpo e algumas delas, devem ser levadas em consideração, quando pensamos na alimentação de um idoso.

Veja algumas das mudanças comuns que acontecem no corpo de um idoso!

  • Digestão lenta: o processo digestivo de uma pessoa do grupo da terceira idade não é o mesmo de um jovem ou de alguém de 40 anos, depois do 65 anos, ele se apresenta bem mais lento do habitual. O resultado desse processo natural de desgaste do corpo é o acúmulo de gases.
  • O apetite diminui: não adianta pensar que um idoso irá comer muito e ter aquela fome de antes, é normal, que passando dos 65 anos, se observe uma diminuição da fome. O resultado desse processo natural do corpo é: menor quantidade de saliva, paladar menos apurado, quando acontece a perda de dentes em consequência surge o problema de mastigação. Esses são problemas que podem ser amenizados, assegurando-se que o idoso tenha sempre a reposição dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
  • A idade avançada faz com que os riscos de enfrentar uma doença crônica aumentem. As mais comuns são: hipertensão, mal de parkinson, tipos de câncer, diabetes, etc.
  • Queda no ritmo das atividades do dia a dia: o idoso não tem a mesma energia de antes e diminuir o ritmo pode acabar representando o aumento da gordura, nociva para qualquer idade.

Veja Uma Lista de Alimentos Apropriados Para Pessoas Na Terceira Idade e Outras Dicas Para Uma Dieta Saudável!

1- Cereais integrais como arroz, aveia e trigo devem fazer parte da alimentação diária das pessoas na terceira idade. Esses alimentos são importantes porque são excelentes fontes de zinco, e ajudam a resolver problemas comuns nessa fase da vida, como a perda da sensibilidade do paladar. Outro fator importante de consumir os produtos integrais listados acima é que eles estimulam o apetite, outtro problema enfrentado pelo idoso.

2- Castanha do pará, também é uma fonte rica em zinco e por isso, tem o mesmo efeito dos demais alimentos integrais citados anteriormente. O ideal é comer 4 unidades por dia.

3- Se falamos qual a alimentação saudável na terceira idade, também temos que ressaltar os alimentos que passam a ser proibidos ou pelo menos evitados, entre eles, destacamos os alimentos refinados, como: arroz branco, pão francês, farinha branca, etc. Evitando esse tipo de alimentação, o idoso terá menos problemas com o acúmulo de gases e terá melhor digestão.

Imagem de Amostra do You Tube

4- Outro alimento que DEVE ser evitado é o açúcar, esse realmente deve ser praticamente abolido, caso o idoso não aceite evitá-lo ao 100%. O açúcar pode “ajudar” um dos problemas comuns na terceira idade, o risco de diabetes.

5- Entre os alimentos na terceira idade, que podem ser ingeridos “quanto quiser”, aliás, quanto mais, melhor, são as frutas, os legumes coloridos e as verduras. Inclua também nessa lista, os grãos integrais. Quanto mais a ingestão desses alimentos for misturado, melhor será, porque todos eles são ricos em nutrientes que o organismo, principalmente nessa faixa etária, poderá estar carente.

6- Agora falamos de uma dica de saber como comer, porque não basta se alimentar bem, é necessário como fazer da maneira certa. Isso serve para todas as idades e principalmente para a terceira idade. Neste grupo, o correto é diminuir as porções e comer mais vezes ao dia. É um modo de ajudar a aumentar a sensação de fome e a vontade de comer.

Saiba Mais

Saiba Mais

7- Na hora do jantar, a alimentação na terceira idade deve ser leve e muito nutritiva, isto é , rica em bons nutrientes. Alguns exemplos para o jantar: sopa de legumes, risoto de quinoa, saladas com grãos integrais, etc. É um bom modo de não complicar a digestão.

8- O sal também DEVE ser diminuído, assim como qualquer outro produto para tempero artificial, nada daqueles copinhos ou caldos e molhos. Na hora de temperar o idoso deve usar ervas naturais, quanto mais, melhor. O gersal também é uma alternativa.

9- Na dieta de uma pessoa que entrou na terceira idade é fundamental comer alimentos que sejam fonte de cálcio. Veja alguns deles: brócolis, gergelim, folhas verde-escuras e linhaça, entre outros. Também é necessário incluir nessa dieta alimentos com magnésio: gergelim, castanha do pará, banana, grão de bico, etc. Além da dieta é necessário tomar sol, todos os dias, na parte da manhã, por pelo menos 15 minutos.

10- EVITE: café, chá preto e bebidas alcoólicas, refrigerantes são considerados “ladrões de cálcio”.

Imagem de Amostra do You Tube

11- Para favorecer o intestino o idoso deve preferir alimentos com fibras, como: farelo de aveia, fibra de trigo, cereais integrais, alfafa, bagaço da laranja, brotos de feijão. Além de prevenir a prisão de ventre, previne também o câncer de intestino.

12- Para que o idoso cuide do coração através da alimentação, ele deve ingerir as “gorduras do bem”, aquelas que fazem bem e não mal, como aquelas presentes no azeite extravirgem, na linhaça, nas amêndoas e nas castanhas. Esses alimentos ainda ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro alimento que ajuda nessa missão é o farelo de aveia.

13- Para manter o bom funcionamento dos rins e do intestino nada como beber muita água.

É importante que a alimentação seja sempre equilibrada, para qualquer pessoa e principalmente para quem entrou na terceira idade.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade