Armas de Destruição em Massa

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma única vez. E são consideradas armas de destruição em massa as seguintes: armas químicas, armas biológicas e as armas nucleares.

Podemos citar como exemplo de armas de destruição em massa, a bomba de hidrogênio, por exemplo, ou a bomba atômica.

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa

Esse tipo de arma com o poder de sumir com cidades e um número de pessoas incalculável surgiram depois que foi desenvolvida por Albert Einstein, a Teoria da Relatividade. Veja, que Einstein em momento nenhum pensou ou desejou que suas pesquisas e descobertas fossem usadas para o fim da produção de armas de destruição em massa.

As armas de destruição em massa são sempre temidas quando se fala em uma nova guerra, aliás, elas já foram usadas em disputadas militares, podemos citar em Hiroshima e depois em Nagasaki, ambos territórios que pertencem ao Japão. As armas, como é de se esperar, matou muitas pessoas e destruiu parte dos territórios, sem falar nas sequelas que deixou. Os ataques aconteceram no fim da Segunda Guerra Mundial.

Imagem de Amostra do You Tube

Armas de Destruição em Massa: Bomba Nuclear

A bomba nuclear ou bomba atômica tem esse nome porque a suas força de destruição está diretamente ligada à reações nucleares de combinação de fusão e fissão ou de fissão. Nos dois casos, essa arma de destruição em massa funciona liberando uma grande carga de energia que são derivadas de uma quantidade menor de matéria.

Quando foi testada pela primeira vez uma bomba nuclear, ela liberou uma quantidade de energia em torno de 20 mil toneladas de TNT. Já o teste com a bomba chamada de termonuclear porque é a base de hidrogênio tem uma liberação que pode chegar a 10 milhões de toneladas também de TNT.

Se falarmos de uma arma nuclear construída nos dias de hoje estamos falando de uma força que chega a 1,2 milhões de toneladas de TNT na explosão. O peso de uma arma como esta é de 1.100 quilos. O que na prática significa que o pequeno dispositivo pode fazer um grande estrago, ele pode fazer uma cidade desaparecer do mapa. Quando esse tipo de arma é usada, além da destruição, ela deixa focos de incêndio e problemas de radiação, que provoca doenças e mata ainda pessoas que possam ter sobrevivido ao ataque nuclear. Na prática, uma bomba atômica não faz mal uma única vez, depois de detonada ela ainda pode matar muita gente que sobreviveu a sua fúria.

O controle do uso das armas de destruição em massa, nos últimos tempos, vem sendo muito discutido por todos os líderes mundiais.

Quando As Armas de Destruição Em Massa Foram Usadas

Infelizmente, armas de destruição em massa já foram usadas na história da humanidade. Foram dois casos durante a Segunda Guerra Mundial e os Estados Unidos foram os responsáveis. Elas usaram as bombas nucleares para atacar os seus inimigos japoneses e as cidades atingidas foram duas.

A primeira bomba nuclear, de fissão de urânio, foi lançada em 6 de agosto de 1945 e o seu alvo ara a cidade de Hiroshima no Japão. A bomba recebeu o “nome” de “Little Boy” por parte dos americanos.

A segunda bomba foi lançada exatamente 3 dias depois da primeira, era dia 9 de agosto de 1945, quando a cidade japonesa Nagasaki foi bombardeada com a bomba de fissão de plutônio. Esta segunda, matou pelo menos 200 mil pessoas, sendo que a maioria delas era de civis. E não foi só isso, a bomba chamada pelos americanos de “Fat Man” deixou milhares de pessoas com ferimentos graves e sequelas por conta da radiação.

Com as bombas, os Estados Unidos queria que os japoneses se rendessem e se discute muito até hoje se os ataques foram realmente “necessários”.

Saiba Mais

Saiba Mais

A boa notícia é que depois desses dois ataques, as detonações de bombas nucleares ficaram limitadas a demonstrações e testes.

O que se questiona atualmente é quais são os países que possuem esse tipo de armamento e que podem a qualquer desentendimento usarem do mesmo. Alguns países declaram que possuem o armamento, mas se comprometem de não usá-lo, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte.

Além dos países que declaram que possuem a bomba nuclear especula-se que outros apesar de negarem, também o desenvolveram e possuem, como Israel. Mesmo que o governo não admita. Já na África do Sul se sabe que eles tinham o armamento, mas que o mesmo foi desmontado depois do apartheid e depois disso, o país passou a fazer parte do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

Porém, apesar dos países não admitirem ter a bomba nuclear, segundo pesquisa de 2012 da Federação de Cientistas Americanos, hoje pelo menos 17 mil armas existem no mundo e dessas, o mais preocupante é que 4.300 estão prontas para serem usadas.

Imagem de Amostra do You Tube

Armas de Destruição Em Massa: Armas Químicas

A base das armas químicas é a toxicidade que elas provocam o suficiente para matar milhares de pessoas, destruir o meio ambiente e sumir com a população inteira de uma cidade. Sem contar nas sequelas de deixar  um lugar sem nenhum condição de ser habitável com solo, água e ar poluídos para sempre.

São usadas neste tipo de arma: ácido cianídrico, gás mostarda, agente laranja, gás sarim, entre outros.

As armas químicas surgem em uma guerra antes daquela nuclear, na Primeira Guerra Mundial. Para passar pelas trincheiras soldados usavam esse tipo de arma para matar os seus inimigos com gases venenosos. Chegavam de uma única vez matar 800 pessoas usando esse tipo de arma, que destruía o pulmão do inimigo, além de queimar a pele.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as armas químicas voltaram a ser usadas. Segundo relatos de um respeitado professor japonês, esse tipo de arma era usada nos prisioneiros  australianos pelo exército japonês. Ainda segundo relatos do professor Yoshimi, os japoneses faziam outros experimentos com as armas químicas e também com aquelas biológicas.

Pode se dizer que a arma química com mais potência de destruição e por isso, a mais temida se chama: agentes organofosforados. Essa arma age diretamente sobre o sistema nervoso do ser humano. Em contato com ela, uma pessoa sofre convulsões e depois imediatamente morre.

Nos tempos mais modernos, a arma química foi usada em 1980 e 1988 na guerra entre Iraque e Irã.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

Como Montar Uma Brinquedoteca

Como Montar Uma Brinquedoteca(2)

Se tem um espaço, porque não aproveitá-lo para dedicar as crianças?  Nada melhor do que elas terem um lugar para brincar a vontade e esse ambiente pode ser uma brinquedoteca. Não sabe como fazer?  Veja dicas de como aproveitar o espaço com ideias criativas e super legais para a criançada brincar e desenvolver as próprias

leia mais

2 comentários

#1josimarcia8 de janeiro de 2014, 14:54

gostaria de informaçao sobre apostilhas das sandalias

#2ana emilia2 de abril de 2014, 20:05

gostaria de saber como fazer esta flor linda que esta na sandalia rosa, obrigada…..

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade