Artesanato Fuxico: Saiba o Que é e Como Fazê-lo

Arte Manual Transforma Peças de Roupas, Acessórios e Objetos de Decoração em Peças Lindas e Exclusivas

Você está cansando de usar sempre as mesmas roupas, as mesmas bolsas, toalhas, colchas, almofada com as mesmas cores e detalhe? Ou o seu problema é com os seus objetos que já estão ficando velhinhos ou mesmo novos estão com aquele ar de “já deu”? Então, está na hora de você colocar a sua criatividade em pauta e dar uma cara nova para as suas roupas, bolsas e objetos.

Arte Brasileira

Arte Brasileira

O Fuxico

Uma das técnicas de customização ou reformas que você pode aprender a fazer é o fuxico. O fuxico em seu sentido gramatical, como todos sabem, significa fazer intrigas, mexericos, futricar, fofocar. No entanto, ele também é conhecido por ser uma técnica artesanal, muito parecida com a do patchwork, pois seu acabamento é praticamente igual.

A História Dessa Arte

Esta arte de artesanato antiga, com mais de 150 anos, tem sua origem incerta. Para alguns estudiosos ela teria se originado na África, já para outros ela teria sua origem em Portugal ou Espanha. O que se sabe é que ela teria rodado o mundo antes de chegar às terras brasileiras.

Como Chegou ao Brasil

Segundo teóricos, o artesanato teria vindo para o Brasil com a família real portuguesa. Nesta época colonial os tecidos eram considerados peças de luxo sendo usados apenas pelas senhoras da sociedade.

Os retalhos que sobravam eram destinados às escravas. Estas os recolhiam e levavam junto consigo para as senzalas, onde se encontravam com outras mulheres e formavam um grupo de costura. Assim, enquanto estavam reunidas além de costurarem aproveitam para colocar as fofocas em dia.

Imagem de Amostra do You Tube

Chegada ao Nordeste

Anos mais tarde, com o desenvolvimento do Brasil, esta técnica artesanal chegou ao nordeste do brasileiro, onde as mulheres costumavam se reunir para produzir artesanato, enquanto isso, elas colocavam as fofocas, mexericos e intrigas em dia, ou seja, os fuxicos. Assim, nasceu a expressão que batizou esta modalidade artesanal.

O Sucesso da Técnica

Atualmente, esta técnica que sempre esteve associada às classes de baixa renda e até mesmo as comunidades rurais é sucesso no mundo todo, atraindo consumidores e produtores de moda, customização, patchwork e decoração e, principalmente os adeptos da sustentabilidade.

O Ganho de Espaço nas Passarelas Internacionais

Estilistas, como o brasileiro Carlos Miele, que em 2008 levou para as passarelas de Nova Iorque um vestido inteiro de fuxico de seda feito pelas costureiras da cooperativa Coopa-Roca (Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha) do Rio de Janeiro; e até mesmo modelos, como Paris Hilton, fazem parte dos novos adeptos desse tipo de artesanato.

A Arte Sustentável

O fuxico para os admirados, produtores e consumidores de moda é visto como uma arte manual que ajuda que a preservar o meio ambiente e promove a sustentabilidade. Isso acontece porque a técnica cria peças com a utilização de retalhos de tecidos, que normalmente são desprezados pela indústria ou confecções, que consome apenas a parte do tecido que lhe interessa.

Assim, este tipo de técnica ajuda na retirada desses restos de tecido do lixo e dá um novo destino à eles, que nas mãos de estilistas e artesãos criativos transformam o que antes era considerado lixo em peças exclusivas e personalizadas que são usadas por milhares de pessoas ao redor do mundo todos os dias.

O Que É Exatamente o Fuxico

O fuxico nada mais é que uma pequena trouxinha de pano colorido e alegre, que combina com uma peça ou acessório a transforma em algo único e bonito. Eles podem ser criados para complementar um objeto, acessório ou roupa sendo usado apenas como um detalhe, ou podem ser peças de artesanatos completas.

A Técnica

Sua técnica consiste em utilizar restos de tecidos para criar trouxinhas, flores, borboletas ou o que a sua imaginação pedir para deixar as suas coisas com uma cara nova. Tudo o que você vai precisar é de retalhos de tecidos, linha, tesoura, agulha e um molde redondo para construir as formas de fuxico que você deseja.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer

Para fazê-lo é bem simples, basta recortar o molde do tamanho desejado – o fuxico terá a metade do mesmo, colocar o molde de papelão ou qualquer outro que você tiver no tecido, contornar com lápis e recortar.

Em seguida, você deve alinhavar (fazer pontos largos) em volta do contorno até o ponto onde começou, e, então, é só puxar a linha e finalizar. Pronto em menos de cinco minutos o seu fuxico está pronto para ser utilizado em suas peças e roupas. E se você não manda bem na arte da costura, não se preocupe, com paciência e dedicação você conseguirá facilmente fazer os enfeites.

Formando Composições

Sozinho, o fuxico é um pequeno detalhe de pano, mas quando combinado com diversos fuxicos, ele se transforma em uma composição bem elaborada, deixando tudo àquilo em que ele é colocado com um visual moderno e único, já que cada peça produzida é exclusiva.

Podem existir modelos iguais, mas nunca com a mesma identidade, ou seja, cada fuxico carrega consigo um toque de personalidade de seu criador e também uma identidade própria.

Gerando Renda

Além disso, o fuxico é uma ótima opção para quem está querendo ganhar um dinheiro extra no final do mês. E o melhor de tudo você pode fazer em casa, nos seus horários de folga. Não é necessário ter dinheiro para fazer este tipo de artesanato, já que são usados retalhos e os demais materiais você certamente possui em casa.

Criatividade Que Rende

Com isso, você pode criar flores, tiaras, chaveiros, arranjos e vasos artesanais, bonecas, brinquedos para as crianças, colchas, cobertas, bolsas, mantas para o sofá e muito mais, é só deixar a sua imaginação rolar.

Variações de Cores e Formas

Variações de Cores e Formas

Cursos Especializados

Entretanto, se você não quer se aventurar sozinha por essa técnica artesanal, em várias cidades do país existem cursos que ensinam como fazer fuxico desde os mais simples, como as flores ou pequenas trouxinhas unitárias, até os mais sofisticados, como borboletas, joaninhas, tiaras, colchas, quadrados, retangulares, invertidos e até mesmo de fita de cetim e couro.

Dicas Interessantes

Com criatividade, material necessário, paciência para aprender e dedicação você pode criar peças e objetos originais e vendê-los para suas amigas ou lojas da sua região. Uma arte simples, barata e fácil de fazer que pode render um dinheiro a mais sempre que você precisar ou quiser.

Além disso, o fuxico pode ser usado como ideia de presente criativo. Você criar enfeites de pacotes ou até mesmo presentes personalizados e exclusivos para aniversários, casamentos, bodas, batizados e demais eventos sociais.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade