Batalha de Waterloo: Informações Gerais

A batalha de Waterloo, foi perdida em 18 de junho de 1815 esta que era liderada por Napoleão Bonaparte contra a Inglaterra e a Prússia. Desta forma as potências europeias passaram então a encerrar o império de Napoleão I, obrigando o a abdicar pela segunda vez e ainda o deportando para a Santa Helena.

As diversas potências europeias já puderam negociar em Viena quando Napoleão I, deixando o seu exílio na ilha de Elba, no dia 26 de fevereiro de 1815 para que pudesse retornar a sua pátria, no sul da França. A partir do dia 20 de março ele foi recebido com todo o triunfo em Paris. Com isto pouco tempo depois a Ingleterra para que pudesse organizar um novo exército e logo em seguida marchou com mais de 125 mil homens e 25 mil cavalos para a Bélgica impedindo assim a coalização dos exércitos inglês e também prussianos.

A partir do dia 26 de julho de 1815 as tropas alcançaram finalmente Clarleroi.

Imagem de Amostra do You Tube

O Exército de Napoleão Dividido Em Duas Colunas

Em duas colunas atrás da cidade, em uma encruzilhada Napoleão marchou então em direção a Bruxelas, contra as tropas de Wellington e outra sob o comando do próprio Napoleção em direção ao Fleuru, contra os exércitos prussiano de Blucher. Através de um grande cerco das linhas inimigas, Blucher aquartelou-se nos moinhos de vento de Brye, sem saber que de lá Napoleão com um telescópio poderia observar o movimento das tropas inimigas. No mesmo dia ás 15 horas os franceses começaram a atacar.

Batalha de Waterloo

Batalha de Waterloo

A Prússia Derrotada Na Batalha de Ligny

O exército da Prússia vinha a dispor de mais de 84 mil homens e ainda 216 canhões, enquanto que os franceses tinham em torno de 67 mil e 800 homens além de contar com 164 canhões. Apesar disto os prussianos cometeram um grande erro, eles confiaram na chegada dos exércitos de Wellington na parte da tarde, com a finalidade de os apoiar no combate contra os franceses. Por este motivo eles se entrincheiraram no lugarejo de Ligny aguardando a chegada dos ingleses. Os franceses então atacaram o lugar com seus canhões. Com isto a esperança que era depositada pelos prussianos em Wellington foi totalmente em mão. Os franceses então ganharam a batalha. E na mesma noite Blucher ordenou a retirada para o norte. Os prussianos então foram vencidos, deixando mais de 20 mil mortos para trás e ainda não haviam sido derrotados definitivamente.

Imagem de Amostra do You Tube

As Fortes Chuvas Retardaram A Batalha de Waterloo

A partir de então Wellington e a sua tropa puderam alcançar o planalto de Mont Saint Jean que era situado na estrada principal de Bruxelas para Charleoi, no dia 17 de junho de 1815. E até então ele não tinha se confrontado ainda com as tropas francesas pois Napoleão não teria feito novos ataques, depois de ter realizado a conquista da vitória de Ligny, Wellingoton então veio a se aquartelar nas cavalariças de Waterloo. As fortes chuvas que haviam começado a cair durante á tarde transformaram muito rapidamente o solo em um charco, o que dificultou bastante os movimentos e posicionamentos dos canhões. Os soldados então puderam procurar refúgio através da chuva torrencial que caída.

Ao final da tarde, os soldados franceses alcançaram as fazendas de Belle Alliance na estrada de Bruxelas para Charleroi, Napoleção então se aquartelou na fazenda de La Caillou observando assim a forma que os ingleses se entrincheiravam no seu planalto. Através do café da manhã do dia seguinte,o imperador francês expôs para seus soldados seu plano de batalha. Ele queria conquistar a posição ocupada pelos ingleses. E os canhões deveriam então atacar os inimigos com um fogo cerrado. Napoleão por sua vez estava seguro de sua vitória e que iria derrotar as tropas de Wellington antes da chegada dos prussianos.

As Primeiras Armas de Destruição Em Massa Surgiram

Este ataque estava previsto para acontecer a partir dás nove da manhã, porém aconteceu um atraso de duas horas e meia devido ao aguaceiro. Primeiramente os franceses tentaram conquistar o morgadio Hougoumont, mas os ingleses estavam então bem posicionados utilizando uma arma nova e poderosa contra as fileiras que eram compactadas das tropas atacantes. As armas eram então granadas, espécies de balas de chumbo que eram fabricadas dentro de um invólucro de aço, que poderiam ser disparadas por longas distâncias. E por várias vezes os franceses tentaram em vão tomar a região de Hougoumont, até que desistiram, a frente dos muros de Hougoumont ficaram mais de 3 mil mortos.

Saiba Mais

Saiba Mais

Napoleão então dava as ordens de avançar sobre a La HaleSainte para poder atacar os ingleses entrincheirados no planalto. Neste momento então ele já sabia que os prussianos se aproximavam e a partir de então a saída para Waterloo era uma grande questão de tempo. Houve então uma nova arma de destruição em massa que contou com baixas terríveis no ataque de La HaieSainte, apesar disto os franceses conseguiram então conquistar a fazenda. O fronte de batalha de Wellington cambaleou e seus generais exigiram assim que ele enviasse as suas reservas, porém ele não as tinha mais.

A Chegada das Tropas Prussianas

Com o comando avançado os prussianos chegaram finalmente aos campos de batalha. E para Napoleão era algo evidente que tinha de tomar uma decisão ordenando a sua combativa Guerra Imperial a atacar. Com isto a nova arma de destruição em massa pode atingir os franceses em cheio. E para piorar ainda mais a situação das tropas napoleônicas as prussianas chegaram pouco depois dás 20 horas.

O exército francês tentou ainda fugir, porém a batalha de Waterloo estava então decidida. E ás 21 horas e 30 minutos os prussiano Bluchabraçpou o inglês Wellington na frante desta fazenda de Belle Alliance. E então foi encerrado todo o capítulo de Napoleão em toda a história europeia.

Napoleão tinha a mania de batizar os combates com o nome do lugar que dormira na noite anterior, uma vila que ficava a alguns quilômetros dali, que era conhecida por Waterloo, dando o nome á intensa e histórica batalha.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade