Benefícios das Frutas: Características Gerais

As frutas são remédios maravilhosos da natureza embalados com vitaminas, minerais, antioxidantes e fito-nutrientes (derivados de plantas micronutrientes). Elas são uma festa absoluta aos nossos olhos, não apenas por causa da cor e sabor, mas porque manter o corpo a ficar em forma e saudável!

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Frutas não possuem excesso de calorias e gorduras. Consistem de fonte de açúcares simples, fibras e vitaminas, essenciais à saúde dos animais. Fornecem abundância de fibra dietética solúvel, que ajuda a afastar de colesterol e gorduras do corpo. Responsável por aliviar o ato de constipação.

Possuem antioxidantes como flavonoides, vitamina C e antocianinas. Estes compostos ajudam a proteger o corpo humano do estresse oxidativo, doenças e tipos de câncer. Em segundo lugar, auxiliam o corpo a desenvolver a capacidade de lutar contra ataques de vírus e bactérias, impulsionando nível de imunidade do organismo. Muitas frutas, quando comparadas com legumes e cereais, possuem maior valor antioxidante.

Benefícios das Frutas Azuis

As antocianinas são categorias de compostos flavonoides fenólicos encontrados frutas e vegetais com tonalidade azulada: Uvas, amoras, açaí, beterraba, entre outros. Comer alimentos naturais ricos em pigmentos azuis oferece muitos benefícios à saúde. Compostos possuem potentes propriedades antioxidantes que removem os radicais livres a partir do corpo e oferece proteção contra o cancro, envelhecimento e infecções.

Principais Benefícios das Frutas

Riqueza em vitaminas, minerais, micronutrientes e antioxidantes são aspectos a se considerada com relação aos benefícios das frutas. Representa tarefa quase impossível reduzir as taxas de colesterol sem acrescentá-las na dieta alimentar.

Ajuda o corpo a impedir ou prolongar as alterações naturais do envelhecimento, protegendo e rejuvenescendo as células, tecidos e órgãos.

Proteção contra doenças menores, caso da pele enrugada, queda de e perda de memória.

Proteção contra doenças graves, como a degeneração macular (AMRD) da retina nos olhos, doença de Alzheimer, câncer de cólon, ossos fracos (osteoporose), entre outros.

Quantas Frutas na Dieta Diária?

Pesquisas apontam para a necessidade de comer quaisquer porções de frutas por dia. Recomenda-se consumir pelo menos duas a três porções frescas de maneira diária. O peso recomendado é 250g de limpo (parte comestível da fruta) excluindo a descarta, como cascas e sementes.

Inclua frutas sazonais na dieta diária. Variedade de tipo, cor e sabor devem ser encorajadas a obter benefícios de saúde máximos. Tonalidades amarelas e laranjas são ricas fontes de carotenos, enquanto azuis e pretas possuem ampla fonte de antocianinas e antioxidantes fenólicos.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas: Seleção de Frutas no Cardápio

Para aproveitar os benefícios nutricionais máximos de frutas coma produtos orgânicos. Variedades silvestres e tropicais sem fertilizantes ou produtos químicos e podem ser comprados de fazendeiros locais. Frutas orgânicas tendem a ser menores e apresentam sabor especial com riqueza em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ao escolher as frutas de supermercado ou feras de rua é preciso ficar atento com o aspecto saudável. Olha com atenção à existência de manchas, bolores e uso de inseticidas. Compre unidades inteiras ao invés de parte delas (por exemplo, adquira melancia pequena ao invés do tamanho extra grande).

Frutos Secos

Frutos secos também são fontes ricas de nutrientes, como vitaminas e minerais. O consumo diário aumenta a biodisponibilidade global de nutrientes. Tente passas (uvas secas), damascos, figos, tamarindo, fonte de ferro, cálcio, zinco, selênio e manganês. Além disso, a mistura de frutos secos com algumas frutas frescas ajuda na conquista da vitamina C que por vez facilita a absorção completa de ferro no interior do estômago.

Como Usar Frutas?

Ao menos que seja necessário retirar a casca para o consumo se faz necessário lavar com água e sal por alguns minutos e depois lave em corrente fria até estar satisfeito com a limpeza completa. Elimine poeira, areia e qualquer spray químico residual. Procure comer enquanto estiverem frescas. Existem frutas com vida útil curta cujos benefícios à saúde diminuem com o tempo.

Caso precise armazenar coloque em embalagens plásticas ou dentro dos sacos zip para manter o frescor por maior tempo. A dica representa ponto elementar para quem deseja comer frutas sem adição do original sabor e aroma, além de ser útil para obter benefícios nutricionais máximos.

Benefícios do Açaí

Açaí é um pequeno e redondo fruto escuro roxo obtido de palmeiras. O açaizeiro é árvore alta, esbelta, que cresce entre 15m a 25m de altura. A planta média madura desenvolve hastes (10-18 cm de diâmetro) com única semente e do sistema radicular. Ela cresce melhor sobre baixas alagadas e planícies que recebem quantidades consideradas de chuvas anuais.

Açaí possuem níveis de antioxidantes, minerais e vitaminas que têm saúde e prevenção de doenças que beneficiam as propriedades. Ao contrário de outras bagas e frutas, tem altos valores calóricos e gorduras: 100g de bagas de fornecem cerca de 80-250 calorias, dependendo dos métodos de preparação.

Especialistas apontam que o açaí fresco representa a base da alimentação nutritiva nativa da Amazônia há séculos. Não há nenhuma evidência sólida sugerindo a utilização das bagas para ajudar a perder peso, conforme afirmam diversos remédios que possuem a composição e prometem milagres.

Estudos científicos sugerem os compostos atuam como antienvelhecimento, anti-inflamatório, anticâncer em virtude das ações de combate radical. Os taninos são conhecidos por terem propriedades anti-infecciosas, anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos.

Saúde

Saúde

Pesquisas sugerem que o ácido elágico em açaí tem propriedades em virtude da capacidade de inibir de forma direta o DNA de ligação de certos carcinógenos.

Açaí também é rico em ácidos graxos de cadeia média, como o ácido oleico (ômega-9) e ácido linoleico (ômega-6). Os compostos ajudam a reduzir o colesterol LDL e aumentam bons níveis de colesterol HDL no organismo e ajudam na prevenção das doenças cardíacas. Além disso, as gorduras essenciais previnem na secura da pele, mantendo a umidade.

Polpa de açaí tem bons níveis de fibra dietética. Bagas de açaí contêm boa quantidade de sais minerais como potássio, cobre; magnésio e ferro. O potássio é um componente importante aos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina K. Contêm quantidades boas de niacina, vitamina B-6 e riboflavina.  Os complexos ajudam ao corpo no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade