Artesanato Decoupage: Dicas e Como Fazer

Estamos sempre querendo dar uma cara nova para as peças que temos em casa, não é mesmo? Uma forma bem legal e divertida de transformar diversos tipos de peças, de vários materiais diferentes, é através do uso de técnicas como a de decoupage. Se você ainda não conhece essa forma incrível de fazer artesanato leia esse artigo e saiba o que é e como fazer.

Transforme Seus Objetos

Transforme Seus Objetos

O Que é Decoupage?

Muito se fala sobre a decoupage, mas não se deixa claro exatamente o que diferencia essa técnica das demais técnicas artesanais. Basicamente podemos definir essa técnica como aquela em que se usa papel e cola como elementos principais da transformação de uma peça.

A palavra “aportuguesada” se transforma em Decupagem que vem do francês decoupagé que significa algo como recortar ou dar nova forma. Em relação ao artesanato se trata de uma técnica que utiliza papel e papelão sobre objeto de forma a dar a eles um novo visual. Além de ser bem simples de fazer é uma técnica bastante relaxante.

Em suma a decoupage é o artesanato em que peças são decoradas com imagens ou papéis estampadas colados sobre o objeto. Papel e cola. Porém, se você pensa que a técnica é simplória pelo fato de utilizar apenas papel e cola saiba que não é nada disso. O resultado de uma boa decoupage pode ser uma linda peça que passa a ter um grande valor agregado.

Trata-se de uma forma de renda extra bastante interessante e que pode ser muito boa para o seu orçamento. Para começar nessa técnica é interessante ter um bom estoque de papel e cola além de peças e muito bom gosto. Veja abaixo os materiais necessários para fazer a sua arte em decoupage.

Imagem de Amostra do You Tube

Materiais Para Decoupage

Como já dissemos a decoupage é um tipo de artesanato que não requer um material muito sofisticado e que pode se tornar uma fonte de renda bastante interessante. Para quem deseja começar nessa arte vamos dar dicas dos materiais necessários. Leia com atenção e comece a usar a sua criatividade.

Papéis

Para começar é importante ter um bom acervo de papéis coloridos e estampados, quanto maior a variedade mais possibilidades você tem para deixar as suas peças mais interessantes. Dê preferência para os papéis mais durinhos (com uma gramatura mais elevada). Uma dica legal para deixar o trabalho mais fluido é ter uma caixa para guardar os seus papéis e assim ter eles sempre a mão na hora de trabalhar.

Tesoura

Contar com uma boa tesoura também é importante, não adianta usar aquelas escolares que cortam de forma pouco afiada. Recomendamos que você compre uma tesoura de uma marca boa, que seja forte para realizar o corte em todos os tipos de papel.

Base Acrílica Para Decoupage

Outro produto importante é a base acrílica para decoupage que serve para fazer nivelamento das superfícies para que seja possível fazer a aplicação dos recortes e tintas. Essa base é solúvel em água e tem a secagem rápida. Depois que essa base seca é possível lixar as massas. Existe uma média de 28 cores foscas e ainda outras 8 metálicas. O mais legal é que essas 28 cores podem ser misturadas dando a origem a novos tons.

Material Necessário

Material Necessário

Pincéis e Rolinhos de Aplicação

Para fazer a aplicação dessa base acrílica para decoupage será necessário ter um pincel ou mesmo um rolinho de espuma.

Cola

A cola também é muito importante para a realização desse tipo de artesanato, compre uma cola específica para esse tipo de tarefa.

Como Fazer Decoupage em Madeira

Depois de ter todo o material para fazer a técnica da decoupage é hora de por mãos a obra e começar a criar as suas peças.

Materiais

  • Caixas de Madeira
  • Pincéis de vários tamanhos
  • Tintas base acrílica para decoupage
  • Guardanapo
  • Colas para decoupage
  • Tesoura
Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer:

Lixar a Peça – Antes de começar a fazer a colagem é importante que seja feito um lixamento da peça para que fique mais lisa. Depois de fazer o lixamento você deve pintar a madeira, escolha a cor que desejar. A dica é usar pincéis de cerdas macias ou mesmo rolinhos de espuma.

Decoupage – Espere que a tinta seque completamente para começar a fazer a colagem. Primeiro deve-se fazer a tampa da caixa. O guardanapo usado para fazer a decoupage tem folhas brancas no fundo que devem ser retiradas para que seja feita a aplicação. Não se esqueça de tirar essas folhas antes de aplicar para não estragar o trabalho.

Colando – Depois de preparar o guardanapo para ser colado sobre a caixa de madeira será necessário contar com a ajuda de uma cola específica para esse fim. A dica é ir a uma loja que trabalhe com esse tipo de material especificamente, hoje em dia tem várias dessas lojas. Escolha a cola que fique melhor para o resultado que você deseja.

Fazendo a Colagem – Na hora de colar o guardanapo ou mesmo a imagem escolhida é importante aplicar a cola de forma correta. Para isso aplique a cola de forma homogênea na região da caixa em que deseja encaixar a imagem ou guardanapo. Vá colando aos poucos para evitar que enrugue.

Utilize a ponta dos dedos para dar pequenos toquinhos enquanto cola esse é o segredo para garantir que a sua imagem não fique com bolhas. O mais importante de um trabalho artesanal de decoupage é a forma como a colagem é feita.

Finalização – Como em grande parte dos casos a base acrílica para decoupage é fosca é legal utilizar um verniz para dar um toque de brilho no seu trabalho. A aplicação é bem simples, basta seguir as recomendações que vem nas embalagens dos produtos. Esse tipo de produto é encontrado em lojas específicas de artesanato.

Ceras Especiais

No caso de você não desejar utilizar a base acrílica fosca no seu trabalho de decoupage saiba que é possível utilizar outros produtos como ceras especiais que dão um efeito de acabamento diferenciado. Além de ceras também é possível utilizar produtos como anilina líquida ou mesmo betume da Judéia que ajuda a dar outras tonalidades para a madeira.

A decoupage é um tipo de artesanato bastante interessante, e vale a pena começar a fazer as suas peças.

 

Outros Artigos

Decoupage em Chinelo – Mais Você

Decoupage em Chinelo – Mais Você(0)

O verão chegou e com ele o desejo de usar roupas e calçados leves e que ao mesmo tempo tenham a cara da estação e estejam sempre acompanhando a moda. Nesse vídeo é ensinada a técnica de decoupage, ou seja, colar um novo fundo para seus chinelos. Você pode estar sempre customizando e atualizando seus

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade