Desastre de Hillsborough

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia matou 96 torcedores do Liverpool FC e deixou mais de 700 pessoas feridas. Os mortos foram vítimas de pisoteamento. O desastre de Hillsborough é considerado um dos piores do mundo e o maior já visto na Inglaterra dentro de um estádio de futebol.

Desastre-de-Hillsborough

Desastre-de-Hillsborough

O desastre de Hillsborough não foi provocado por ações de violência das torcidas, na época, ficou provado que o problema foi de superlotação no estádio, que não estava preparado para receber toda aquela quantidade de torcedores, sem falar que estava em péssimas condições. Outro fator que foi apurada pela investigação é que o estádio não estava com as normas de segurança mínimas em dia.

E a tragédia no estádio do Liverpool não foi a primeira, quatro anos antes, na Bélgica, aconteceu a Tragédia de Heysel, sempre durante uma partida do time, o que rendeu 6 anos de suspensão para o clube dada pela UEFA.

Imagem de Amostra do You Tube

A Cronologia dos Fatos dos Incidentes Envolvendo Partidas de Futebol Na Inglaterra

A violência no fim dos anos 80 era muito comum nos estádios de futebol da Inglaterra, era a época do hooliganismo. Torcedores invadiam o campo e provocavam violência antes e durante as partidas. O primeiro desastre envolvendo os chamados hooligans aconteceu no estádio de Heysel, em 1985, no jogo da final da Copa dos Campeões da Europa. A partida era entre Liverpool e Juventus na Bélgica, que deixou 39 torcedores mortos, boa parte deles da Juventus. Eles morreram imprensados num muro por causa do tumulto iniciado pelos torcedores dos Reds. Os dois clubes, Juventus e Liverpool foram penalizados não podendo participar de competições continentais durante 5 anos.

O estádio de Hillsborough apesar de não estar com as regras dentro do exigido era o único na Inglaterra que era considerado apto a receber grandes partidas e já tinha hospedado cinco semifinais ante da tragédia. Porém, não foi o primeiro incidente, 8 anos antes da partida entre Wolverhampton  e Tottenham aconteceu uma confusão e 38 pessoas ficaram feridas. Mesmo assim, pela sua capacidade, foi escolhido para sediar em 1989, a semifinal da Copa da Inglaterra.

Como é de praxe as torcidas foram divididas no estádio, a torcida o Nottingha Forest ficou no lugar do estádi com capacidade para 21 mil pessoas, enquanto os torcedores do Liverpool ficaram na parte do estádio para 14.600 pessoas. Acontece que o número de torcedores do Liverpool era muito maior do que aquele da torcida adversária.

No dia do jogo, que aconteceria à tarde, se anunciava nas rádios e na televisão que os torcedores sem ingresso não deveriam comparecer no estádio. O que gerou muita polêmica porque alguns torcedores alegaram que só souberam da decisão quando estavam na estrada em meio ao congestionamento por conta da partida.

Pouco antes de começar a partida os torcedores começaram a chegar na frente da roleta. Porém, uma parte deles não conseguiu entrar e por outro lado, não conseguiu sair daquela pequena área por causa da multidão de outros torcedores que se formou atrás.

Quando o jogou começou, muitos torcedores ainda estavam pelo lado de fora e começaram a tentar entrar no estádio passando pelas catracas, dando início ao tumulto. Foi então, que para evitar um esmagamento a polícia abriu outros portões, que na verdade eram de saída. Mesmo assim, a medida não resolveu o problema, pelo contrário, as pessoas tentavam passar em um túnel muito estreito faziam com que as outras que estavam próximas as grades fossem esmagadas contra elas.

E para piorar a situação, demorou para que o problema fosse detectado, uma vez que as atenções estavam voltadas para o campo. Quando a polícia percebeu o que estava acontecendo, o jogo foi parado e alguns torcedores próximos as grades tentavam subir para escapar da confusão. Foi então que o muro quebro por causa do peso das pessoas e a tragédia foi inevitável.

O Relatório do Desastre de Hillsborough

O relatório do desastre de Hillsborough só foi terminado e apresentado oficialmente pelo governo da Inglaterra um ano depois da tragédia. A culpa do desastre no estádio foi dada aos dirigentes do Liverpool, dono do estádio, além disso, no relatório foi dito que o que levou o fato foram os abusos com álcool que estimulou a violência. Os clubes ingleses reclamaram do relatório divulgado pelo governo da Inglaterra, assim como o rejeitaram.

Um outro relatório foi redigido em 2009, porém, foi feito por um painel independente, eles não levaram em consideração o resultado do primeiro documento oficial divulgado pelo governo da Inglaterra. Neste segundo documento, foi dito que as considerações do primeiro resultado não serão aceitadas porque o mesmo tinha sido “adulterado” pelo governo inglês, que na época, tinha como líder Margaret Thatcher. Segundo o relatório, a ideia era dar a culpa aos adeptos do Liverpool, que não era uma verdade.

Saiba Mais

Saiba Mais

Segundo o jornal Daily Telegraph as mudanças, de forma resumida, do relatório divulgado em 2009 de forma independente, que desmentia o primeiro, divulgado pelo governo inglês eram:

  • A polícia fez pesquisa sobre os antecedentes criminais das vítimas como o objetivo de “impugnar a reputação delas”.
  • Além disso, 116 dos 164 relatórios que foram apresentados individualmente pelos policiais que participavam da partida de futebol aquele dia teriam sido alterados com o intuito de retirar “os comentários desfavoráveis”.
  • E para finalizar, que não existia absolutamente nada que provasse que os torcedores do Liverpool que se envolveram na confusão estivessem sobre efeito de consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Atualmente, os estádios da Inglaterra além de seguirem rígidas normas de segurança, são bem vigiados e policiados. As manifestações das torcidas são controladas, assim como os torcedores na entrada do estádio. Foram criadas várias normas para evitar qualquer tipo de confusão nas partidas de futebol que acontecem na Inglaterra.  O controle começa desde do momento em que os torcedores com camisas dos times saem de casa para ir ao estádio.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Como Montar Uma Brinquedoteca

Como Montar Uma Brinquedoteca(2)

Se tem um espaço, porque não aproveitá-lo para dedicar as crianças?  Nada melhor do que elas terem um lugar para brincar a vontade e esse ambiente pode ser uma brinquedoteca. Não sabe como fazer?  Veja dicas de como aproveitar o espaço com ideias criativas e super legais para a criançada brincar e desenvolver as próprias

leia mais

2 comentários

#1josimarcia8 de janeiro de 2014, 14:54

gostaria de informaçao sobre apostilhas das sandalias

#2ana emilia2 de abril de 2014, 20:05

gostaria de saber como fazer esta flor linda que esta na sandalia rosa, obrigada…..

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade