Corrupção do Brasil: Saiba Mais Detalhes

A corrupção é bem mais nociva do que pode parecer. O dinheiro que é desviado dos cofres públicos deixa de atender as necessidades dos cidadãos, como o serviço de atendimento público hospitalar, habitação, segurança, educação, infraestrutura e muito mais.

Obviamente a corrupção no Brasil em qualquer lugar do mundo é crime, no nosso país, prevista na Constituição Federal, uma vez que faz aumentar a desigualdade econômica e alimenta a exclusão social.

A corrupção na prática funciona da seguinte forma: os políticos, pessoas eleitas pelo povo para representá-lo, desviam dinheiro (para as próprias contas) que são destinados aos poderes políticos, União, Estados e Municípios. Esse dinheiro deixa de ir para a Previdência, para saúde para educação, para os programas sociais, para infraestrutura. Parte da corrupção é usada nas próprias campanhas eleitorais desses políticos, uma parte é usada para corromper funcionários públicos e obter “favores” e uma outra parte costuma sair do país para conta dos mesmos mantidas no exterior.

Brasil: É Um dos Países Mais Corruptos do Mundo

Dizem os estudiosos que é difícil determinar quando a corrupção no Brasil teve início. Alguns deles, como Raymundo Faoro, diz que se trata de um “vício” herdado do mundo ibérico, em consequência da relação criada entre Sociedade e Estado denominada patrimonialista.

A existência da corrupção e do nepotismo nunca foi uma novidade para os cidadãos brasileiros. Porém, a situação ficou mais evidente a partir do ano de 1992 – estamos falando do afastamento do primeiro presidente eleito pelo povo brasileiro, Fernando Collor de Mello.

Impunidade

Impunidade

O caso do ex-presidente ganhou as capas dos jornais com documentos que provavam o tamanho da corrupção que tinha sido criada na gestão de Collor. Além do desvio de dinheiro público, se observava o abuso dos poderes legislativo e executivo. Foi então, que a partir de 1993, que depois de tudo o que se passava no governo ser denunciado com provas, que a política ficou mais desacreditada ainda. Nesta época, nasceu a Comissão Parlamentar de Inquérito, com o objetivo de fiscalizar e condenar os culpados pela corrupção. Uma das mais conhecidas ficou sendo a CPI do Orçamento, que foi dirigida pele então senador, Jarbas Passarinho.

Imagem de Amostra do You Tube

Corrupção No Brasil: 1993-1994  – Veja O Que Aconteceu

  • A população brasileira descobriu através de relatos da imprensa que toda a Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados tinha desviado mais de 100 milhões de dólares dos recursos da pasta.
  • A CPI que foi formada no Congresso Nacional para investigar o caso de corrupção da Comissão de Orçamento foi apresentada pelo economista José Carlos Alves. Na época, a imprensa chamava os acusados de “sete anões”, fazendo referência a baixa estatura dos mesmos. Além disso, a funcionária pública Elizabeth Lofrano dos Santos, mulher de José Carlos foi assassinada e foi descoberto que o marido foi quem mandou matá-la.
  • Foi descoberto que uma grande quantidade de dinheiro da Previdência Social tinha sido desviada e no esquema estavam envolvidos médicos, juízes, advogados e policiais.
  • Foi revelado que o governo havia liberado dinheiro para grandes obras que nunca tinham começado.
  • Foram descobertas várias fraudes envolvendo o Sistema Único de Saúde, entre elas, pagamento por transplantes em pessoas que já tinham morrido.
  • Outra escândalo foi referente a construção de casas populares, o dinheiro para elas teria sido tirado das cadernetas de poupança inviabilizando as obras.
  • 13 milhões de toneladas de grãos não chegaram aos mais pobres porque uma parte deles foi desperdiçada e a outra roubada.
  • A CPI do Orçamento foi concluída no dia 21 de janeiro de 1994. O documento tinha 600 páginas em 5 volumes. O relatório foi apresentado a toda a imprensa pedindo a cassação de 1 senador, 16 deputados e 1 suplente de deputado. Alguns políticos por falta de provas foram inocentados.

Dados Sobre A Corrupção No Brasil

Em 1996, o relatório do Bando Mundial “Assuntos de Governança” revelou que o combate à corrução no Brasil está seguindo uma linha ascendente. O documento avalia 212 países e revela que desde 2003, o nosso país apresenta uma “subida descontínua”. O pior nível de corrupção foi visto no ano de 2006, na escala de 0 a 100 do órgão, o Brasil, nesta época, obteve a pontuação 47,1 (100 é a avaliação positiva total).

Comparado com outros países da América Latina o Brasil ocupa uma péssima posição: Costa Rica, Uruguai e Chile obtiveram no mesmo ano, pontuação 89,8.

Já de acordo com um estudo proposto pela Fiesp, revelou que a corrupção brasileira custa aos cofres públicos anualmente 1,38% a 2,3% do PIB.

A Corrupção Brasileira e A Impunidade

A corrupção brasileira ainda se depara em um outro grande problema “ a cultura da impunidade” que foi criada no nosso país. Todos fazem o que não deveria ser feito certos de que não sofrerão com nenhum tipo de punição. São vários os fatores que alimentam a impunidade no Brasil, a justiça mora, por exemplo, e claro, a possibilidade de ter recursos suficientes para pagar um ótimo advogado. Normalmente, os que são condenados, que nem sempre são todos, recebem uma punição leve e ficam pouco tempo na cadeia.

Outro fator que alimenta ainda mais a corrupção no Brasil é o fato dos políticos possuírem o que é chamado de foro privilegiado. Eles não recebem o mesmo julgamento que um cidadão comum, tornando mais fácil que se cumpra a impunidade.

Brasil Corrupção

Brasil Corrupção

Dados da Associação dos Magistrados Brasileiros, comprovam a impunidade no país, segundo relatório apresentado pela instituição, de 1988 a 2007, nenhum político foi condenado pelo STF, Supremo Tribunal Federal. São bem 18 anos que os políticos corruptos conseguiram escapar da condenação. Neste período, 5 autoridades foram condenadas e ninguém mais.

A melhor maneira de combater a corrupção é o que a população vem fazendo é fiscalizando os políticos, fazendo denúncias.

Os economistas sugerem que um bom modo de evitar a corrupção é criando políticas de longo prazo e também aquelas preventivas, também seria necessário, segundo eles, fazer uma reforma administrativa. Informatizar também todos os processos de gestão dos recursos públicos é um modo de evitar a corrupção, e fica mais fácil para que o cidadão fiscalize o que está sendo feito com o dinheiro dele.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Jornalistas Mais Bem Pagos do Brasil

Jornalistas Mais Bem Pagos do Brasil(0)

Os jornalistas são profissionais como qualquer um outro, explicando melhor, que optam por uma profissão sem desejar a fama ou ser uma celebridade. São profissionais e ponto e não pessoas do meio artístico. Porém, uma pequena parte, principalmente aqueles que se dedicam a televisão, acabam se tornando celebridades. O poder de entrar na casa dos

Tipos de Vias de Trânsito: Características Gerais

Tipos de Vias de Trânsito: Características Gerais(0)

Vários tipos de vias fazem parte das ruas, estradas e rodovias brasileiras. As vias precisam se diferenciar por questões de segurança existente dentro do trânsito. Por exemplo, algumas vias possuem maior velocidade permitida do que em outras. Existem algumas utilizadas apenas para disponibilizar o acesso para zonas residenciais. Já em outras pode existir movimentação alta

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica(0)

A Floresta Amazônica é considerada por muitos cientistas como o pulmão da terra, porém, enfrenta diversos problemas como a devastação, extinção de espécies tanto da flora quanto da fauna dentre outras questões muito sérias. O mais interessante é pensar que grande parte dessa floresta ainda é desconhecida pelo homem. Para se ter uma ideia, a

Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas(0)

Um dos ciclos econômicos com mais relevância para a história do Brasil é o Ciclo da Borracha no Amazonas. Esse período está ligado à extração e exportação da borracha, e o grande centro desse ciclo foi a Amazônia que sofreu bastante com a extração intensa e desordenada. Mas, além do lado negativo para a natureza,

Crescimento Equilibrado e Inclusivo

Crescimento Equilibrado e Inclusivo(1)

É comum ouvir dizer que o Brasil está crescendo economicamente em ritmo acima do demonstrado pelas grandes potências que sofrem com a crise mundial. O país está entre as nações com maior diferença social, na qual os ricos aumentam o capital enquanto que os pobres sobrevivem com salário mínimo que aumenta junto com a inflação.

leia mais

1 comentário

#1Marcos Alberto17 de novembro de 2013, 22:52

É chato até de comentar, pois o próprio povo brasileiro é corrupto. Tudo que se quer se compra. Até a habilitação de motorista, analfabeto tira. O único jeito de arrancar todo o congresso é anulando o voto. Mais é muito difícil pois reclamaram tanto da copa do mundo no Brasil, porém os ingressos já foram todos vendidos, então anular é utopia. O Brasil existe muita gente conivente com a corrupção. Já começa pela própria família dos corruptos. A Rosane Collor usufruiu da corrupção depois que separou é que veio delatar o ex marido. A esposa do do Pita outra delatora que usufruía também. E as mulheres e filhos que gostam da vida de mordomia e fazem vista grossa para o marido corrupto, e ainda defendem o marido como a família do Genoino. O país está 20 anos a deriva. Eu não acredito em mais ninguém. Quando você acaba de ver na TV uma noticia de corrupção, logo em seguida sai outra. Igual da equipe do Guido Mantega. Se na casa os filhos são corruptos como vou confiar nos pais. Os órgãos públicos, policia, congresso, ONGs, tudo corrompido, até o STF metade é de partidos e metade é das leis. As leis severas os políticos não votam com medo de serem pegos. O básico de um governo o povo não tem? A roubalheira é de milhões e bilhões. Corrupto vai preso e não devolve o que roubou e não confiscam o que foi roubado. Quem reclamava da ditadura são os corruptos de hoje. Comentar por comentar e não ter solução é melhor não comentar. A única decisão particular eu já tomei. Meu voto é nulo. Os 31 partidos do Brasil nenhum deles me representam.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade