Jornalistas Mais Bem Pagos do Brasil

Os jornalistas são profissionais como qualquer um outro, explicando melhor, que optam por uma profissão sem desejar a fama ou ser uma celebridade. São profissionais e ponto e não pessoas do meio artístico. Porém, uma pequena parte, principalmente aqueles que se dedicam a televisão, acabam se tornando celebridades. O poder de entrar na casa dos brasileiros todos os dias, mesmo que involuntariamente, faz com que alguns jornalistas passem a ser observados tanto quanto as celebridades do mundo da música, do cinema, teatro e do do esporte, entre outros. E claro, visibilidade somado ao bom trabalho rende salários também de celebridades e não mais o contracheque mensal com o piso salarial da categoria.

Verdade seja dita, esses jornalistas são bem pagos, mas também têm uma grande carga de trabalho e uma responsabilidade muito grande porque são formadores de opiniões e o que eles dizem muitas vezes “é lei” para determinados grupos de pessoas. Sem falar, o risco que alguns profissionais correm trabalhando com matérias investigativas. Falando nisso, a categoria que trabalha com esse tipo de informação é aquela que ganha mais.

Os Maiores Salários Entre Os Jornalistas São Para Os Que Se Dedicam A Rubrica Policial

O caminho para a maior parte desses jornalista no Brasil acaba sendo quase sempre o mesmo, eles começam como repórter e ao longo do tempo, demonstrando habilidade e capacidade, passam a fazer matérias especiais. No caso, estamos falando particularmente daqueles que são os chamados jornalistas policiais ou investigativo ou de segurança pública, três nomes que designam o mesmo tipo de trabalho. Se trata de um tipo de reportagem minuciosa, que deve ser feita com um longo tempo, exige boa experiência do profissional, boas fontes e claro, investimento de quem encomenda a pauta. Esse tipo de jornalista é tão raro e tão essencial, que as emissoras de televisão disputam os profissionais que estão no mercado oferecendo altos salários. E é por isso, que os jornalistas mais bem pagos estão ou entre os âncoras de telejornais ou entre os jornalistas investigativos.

Marcelo-Rezende

Marcelo-Rezende

Podemos citar 3 nomes conhecidíssimos no Brasil de profissionais que são jornalistas investigativos e que também chegaram ao posto de âncora: Marcelo Rezende, Roberto Cabrini e José Luiz Datena.

Se por um lado esses jornalistas são os mais bem pagos da televisão brasileira atual, eles também representam um bom faturamento para os canais. Os programas cujo eles estão à frente somam números impressionantes de audiência. Porém, em alguns casos, para que essa estatística dê números ainda mais altos, se perde a qualidade para dar lugar ao sensacionalismo, que no final é o que a grande parte do público prefere assistir.

Imagem de Amostra do You Tube

Números do Jornalismo Investigativo e Dos Programas Sobre O Tema

Os números não metem sobre a preferência do telespectador pelos programas policiais e o sensacionalismo. Por exemplo, a Rede Record dá de espaço para o seu noticiário local bem 80% das reportagens que são sobre a segurança. Se acontece um fato mais forte, como a invasão das favelas no Rio de Janeiro, os casos de polícia ocupam 100% a edição do jornal naquele dia.

É claro que a escolha de dedicar uma inteira edição de jornal para falar da violência na cidade só mostra o quanto esse tipo de assunto faz com que os números do ibope cresçam.

Em uma entrevista recente, o jornalista Marcelo Rezende evitou falar de cifras, mas admitiu que o jornalista investigativo é mais valorizado que os demais, porém, fez questão de ressaltar que aparecer de entrar na casa das pessoas, não existe glamour. Segundo ele, pelo contrário é um trabalho que exige “correria e transpiração”.

Saiba Mais

Saiba Mais

Por outro lado, os diretos de jornalismo dos canais de televisão insistem em dizer que não existe essa diferença na folha de pagamento, que profissionais que trabalham com a editoria policial tem o mesmo salário. Porém, apesar de não admitirem que os jornalistas mais bem pagos do Brasil estão entre aqueles das páginas policiais, afirmam que eles têm grande importância. Segundo alguns diretores, a importância está no fato de que esse tipo de reportagem faz pressão sobre as autoridades para que busquem soluções para a população.

Outros diretores destacam a dificuldade que é fazer esse tipo de reportagem na televisão. Segundo eles, primeiro é necessário recursos altos e depois para fazer um trabalho como se deve, ouvindo as duas partes, neste caso, bandido e polícia, pode comprometer a integridade do profissional. Em uma cobertura ao vivo então, nem pensar em usar a regra básica do jornalismo e isso, segundo alguns diretores, compromete o trabalho final.

Imagem de Amostra do You Tube

Veja Quanto Custa Um Bom Jornalista Investigativo Para Uma Emissora de Televisão

Pode ser bem mais caro do que imaginamos levar matérias investigativas para a televisão. Além dos gastos altos com a produção desse tipo de reportagem é necessário somar os altos salários, que sim, são os jornalistas mais bem pagos do Brasil. O Marcelo Rezende, por exemplo, ganha mensalmente 200 mil reais, logo depois dele vem o jornalista Roberto Cabrini com um contracheque de 250 mil reais por mês e o maior salário é do âncora do Brasil Urgente, 500 mil reais mensais.

Junto a esses três nomes, podemos somar os âncoras dos telejornais da Rede Globo, que também ganham cifras bem diferentes daquelas dos repórteres que enfrentam as ruas todos os dias.

Apesar do grande sucesso dos programas e das reportagens policiais, algumas emissoras, como o SBT, por exemplo, estão diminuindo o espaço para elas, preferindo dar um enfoque mais nacional ao que vai ao ar. Eles estão tentando fazer coberturas de fatos mais importantes que tenham a ver com a vida do inteiro país.

O Verdadeiro Salário de Um Jornalista

Os salários dos repórteres investigativos podem até fazer com que uma pessoa “descubra” que é a profissão dos sonhos, mas muita atenção, eles fazem parte de uma minoria muito pequena. Em geral, os salários para os profissionais de jornalismo é baixo e varia muito de acordo com o tipo de veículo, se rádio, jornal, televisão ou web e também da importância da empresa. Um jornalista que trabalha no jornal da cidade não vai ganhar nem de longe o que ganha um repórter que trabalha na Rede Globo, por exemplo.

Outros Artigos

Corrupção do Brasil: Saiba Mais Detalhes

Corrupção do Brasil: Saiba Mais Detalhes(0)

A corrupção é bem mais nociva do que pode parecer. O dinheiro que é desviado dos cofres públicos deixa de atender as necessidades dos cidadãos, como o serviço de atendimento público hospitalar, habitação, segurança, educação, infraestrutura e muito mais. Obviamente a corrupção no Brasil em qualquer lugar do mundo é crime, no nosso país, prevista

Tipos de Vias de Trânsito: Características Gerais

Tipos de Vias de Trânsito: Características Gerais(0)

Vários tipos de vias fazem parte das ruas, estradas e rodovias brasileiras. As vias precisam se diferenciar por questões de segurança existente dentro do trânsito. Por exemplo, algumas vias possuem maior velocidade permitida do que em outras. Existem algumas utilizadas apenas para disponibilizar o acesso para zonas residenciais. Já em outras pode existir movimentação alta

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica(0)

A Floresta Amazônica é considerada por muitos cientistas como o pulmão da terra, porém, enfrenta diversos problemas como a devastação, extinção de espécies tanto da flora quanto da fauna dentre outras questões muito sérias. O mais interessante é pensar que grande parte dessa floresta ainda é desconhecida pelo homem. Para se ter uma ideia, a

Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas(0)

Um dos ciclos econômicos com mais relevância para a história do Brasil é o Ciclo da Borracha no Amazonas. Esse período está ligado à extração e exportação da borracha, e o grande centro desse ciclo foi a Amazônia que sofreu bastante com a extração intensa e desordenada. Mas, além do lado negativo para a natureza,

Crescimento Equilibrado e Inclusivo

Crescimento Equilibrado e Inclusivo(1)

É comum ouvir dizer que o Brasil está crescendo economicamente em ritmo acima do demonstrado pelas grandes potências que sofrem com a crise mundial. O país está entre as nações com maior diferença social, na qual os ricos aumentam o capital enquanto que os pobres sobrevivem com salário mínimo que aumenta junto com a inflação.

leia mais

1 comentário

#1Marcos Alberto17 de novembro de 2013, 22:52

É chato até de comentar, pois o próprio povo brasileiro é corrupto. Tudo que se quer se compra. Até a habilitação de motorista, analfabeto tira. O único jeito de arrancar todo o congresso é anulando o voto. Mais é muito difícil pois reclamaram tanto da copa do mundo no Brasil, porém os ingressos já foram todos vendidos, então anular é utopia. O Brasil existe muita gente conivente com a corrupção. Já começa pela própria família dos corruptos. A Rosane Collor usufruiu da corrupção depois que separou é que veio delatar o ex marido. A esposa do do Pita outra delatora que usufruía também. E as mulheres e filhos que gostam da vida de mordomia e fazem vista grossa para o marido corrupto, e ainda defendem o marido como a família do Genoino. O país está 20 anos a deriva. Eu não acredito em mais ninguém. Quando você acaba de ver na TV uma noticia de corrupção, logo em seguida sai outra. Igual da equipe do Guido Mantega. Se na casa os filhos são corruptos como vou confiar nos pais. Os órgãos públicos, policia, congresso, ONGs, tudo corrompido, até o STF metade é de partidos e metade é das leis. As leis severas os políticos não votam com medo de serem pegos. O básico de um governo o povo não tem? A roubalheira é de milhões e bilhões. Corrupto vai preso e não devolve o que roubou e não confiscam o que foi roubado. Quem reclamava da ditadura são os corruptos de hoje. Comentar por comentar e não ter solução é melhor não comentar. A única decisão particular eu já tomei. Meu voto é nulo. Os 31 partidos do Brasil nenhum deles me representam.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade