Como Pintar Paredes: Dicas Para Anotar

Se o orçamento está apertado, o melhor é partir para o “faça você mesmo”, e pintar as paredes da própria casa pode ser uma tarefa simples e fácil de fazer. Veja as dicas de profissionais para não só pintar as paredes, mas também, os tetos e aqueles ambientes apertados. Normalmente, o que faz com que o “pintor de primeira viagem” tenha mais dificuldades e perca mais tempo são: o teto ou com os detalhes, aqueles cantinhos que parecem impossíveis de serem alcançados.

Começamos Com A Parede: Como Pintá-

Veja as dicas para não errar na hora de pintar as paredes!

  • Quando começar a pintar uma parede vá até o fim, não pare para descansar, para evitar que as bordas úmidas fiquem perdidas.
  • Depois que terminar de pintar uma parede inteira, se afaste e veja se ficou alguma mancha ou alguma parte esquecida, caso tenha ficado, cubra imediatamente.
  • Quando for pintar a parede, pense antes se é melhor fazer o trabalho dividindo em seções de cima para baixo ou se você prefere fazer o trabalho começando de um lado e indo para o outro.
Paredes Coloridas

Paredes Coloridas

  • Se você optou por usar um cabo de extensão encaixado no rolo, a pintura ficará mais fácil se for do alto em direção ao baixo, fazendo um ziguezague pelo ambiente. Essa é uma maneira de evitar a troca constante do cabo do rolo. Se você optar ir do teto para o chão, não vai ter jeito, será necessário trocar a extensão longa pela curta ou usar o rolo sem nenhuma quando chegar na parte de baixo.
  • Lembre-se que é muito importante usar o material correto e ter a postura certa na hora de pintar para evitar o cansaço e a dor na coluna depois.
Imagem de Amostra do You Tube

Pintando Os Tetos dos Ambientes

Para fazer um bom trabalho de pintura em casa, faça-o completo, não dá para pintar as paredes e ignorar os tetos, mesmo sabendo que neste caso, exigirá um pouquinho mais de esforço. Veja como fazer!

  • Quando se passa a tinta com a ajuda de um rolo no teto é necessário deixar uma borda úmica para que não sejam criadas curvas e linhas.
  • Quando você escolhe uma tinta de secagem rápida também terá que ser rápido com a pintura. Se você pensa que será difícil trabalhar sem uma pausa, prefira uma tinta com secagema mais lenta.
  • Usar uma extensão grande é bem melhor e cansa menos do que optar por uma extensão pequena e ter que pintar com a ajuda de uma escada. Sem falar, que com a falta de experiência pode acabar causando um acidente doméstico. Procure um conjunto que seja possível parafusar o rolo no cabo da extensão.
  • No caso dos tetos não dá para fazer ziguezague, então, quando estiver pintado as partes sobre as portas e as janelas, faça o movimento na horizontal. E nas partes mais estreitas o rolo deve ter medida entre 17,5 e 22,5.
  • Algumas pessoas preferem os pincéis, mas na falta de experiência, eles acabam é criando “rastros” na pintura, o rolo dá um efeito muito melhor, uniforme.

A Limpeza Também Faz Parte da Boa Pintura: Veja Como Deixar Tudo Em Ordem

“Prevenir é melhor que remediar”, o ditado cabe bem no caso da pintura, é melhor evitar a sujeira do que ter que limpar tudo depois.Outra coisa importante, para manter o seu material em bom estado para uma segunda pintura é lavá-lo imediatamente depois de terminar o uso, removendo qualquer resíduo.

Veja As Dicas Para Evitar a Bagunça Na Hora de Pintar As Paredes!

  • Na hora que estiver pintando um ambiente não fique batendo o rolo na parede ou no teto, ele poderá ter resíduos de tinta e cada vez que acontecer o contato ele irá estragar o seu trabalho.
  • A velocidade com que você pinta não muda o fato de que o rolo espirre tinta durante os movimentos, então, prepare uma roupa que não tenha problema sujá-la e proteja os cabelos. Cubra o chão e todos os móveis que estarão no ambiente durante a pintura.
  • Não esqueça de proteger as janelas e os acabamentos das portas. Você pode usar fitas adesivas ou uma produto próprio para protegê-las.
Confira As Dicas

Confira As Dicas

  • Mesma com toda a precaução não tem como fugir de um respingo ou outro, por isso, deixe perto de você, enquanto trabalha, um balde com água e uma esponja, para retirar a sujeira imediatamente. Se a tinta for à base de solvente, será necessário ter um solvente por perto.
  • Se respingos caírem sobre os vidros é melhor que sejam removidos ainda quando não secaram, saem mais facilemnte com uma esponja úmida. Depois de seco, será necessário raspá-los.
  • As fitas adesivas usadas para proteger as janelas devem ser retiradas imediatamente depois que o trabalho terminou. É um modo de verificar se mesmo com a proteção passou alguma sujeira retirá-la enquanto está molhada.
Imagem de Amostra do You Tube

Limpeza dos Materiais de Pintura

Nunca se sabe quando será necessário pintar a casa mais uma vez, por isso, nada de desperdícios, limpe bem o seu material de pintura e ele estará pronto para uma segunda, terceira, quarta vez. Veja como!

  • Lembre-se que tudo é mais fácil de limpar logo depois da pintura, quando a tinta ainda está fresca, molhada. Pincéis, rolos, bandejas, tudo deve ser limpo logo depois de terminado o trabalho, não deixe a preguiça atrapalhar.
  • Se você quer um rolo para uma segunda vez, não escolha aquele mais barato, porque depois de usado será difícil recuperá-lo para um segundo uso. Consulte o vendedor sobre a qualidade e a possibilidade de usá-lo de novo.
  • Quando a pintura é feita com tinta látex é aconselhável esfregar os pincéis na borda da lata da tinta, isso já ajuda muito a diminuir a sujeira no objeto. Em seguida, passe em baixo de água morna abundante e use detergente para completar a limpeza. Uma escova para pincel pode ajudar retirar a sujeira mais resistente. Para secar, use papel toalha.
  • Retire a sujeira dos rolos em um recipiente de alumínio com solvente, faça quantas vezes forem necessárias até que toda a tinta saia. Depois com a ajuda de um papel toalha, retire o excesso do produto e lave com água morna e sabão. Tanto rolos como pincéis devem secar ao ar livre antes de serem guardados.
  • As bandejas também devem ser bem lavadas, em modo que não fique nenhum resíduo. E caso sobre tinta, limpe a borda da lata com papel toalha e feche bem, se for o caso, com a ajuda de um martelo. Os rolos podem ser colocados dentro de sacos plásticos que tenham furos ou embrulhados em um papel grosso.
  • Pingos de tinta que caíram sobre o plástico que foi usado para proteger móveis e pisos, se forem reutilizáveis, poderão ser limpos com água e sabão e enxugados com papel toalha.

Outros Artigos

Decoração de Casas (Halls de Entrada) – Atelier Augusta

Decoração de Casas (Halls de Entrada) – Atelier Augusta(0)

O hall de entrada de uma casa é um espaço muito importante, pois é a parte da casa que os seus convidados vão ver primeiro e também o ponto da casa em que você realmente dirá o que as pessoas devem esperar. Para quem está precisando de ideias para decorar o hall, esse vídeo é

Cortinas Blackout

Cortinas Blackout(0)

As cortinas blackout, são aquelas usadas para escurecer totalmente os ambientes, ou seja, uma cortina que ajuda a evitar a entrada da luz. Os modelos de cortinas blackout variam muito e você poderá ter desde os clássicos, até mesmo os mais modernos. Uma boa dica de decoração para a sua sala, e claro para o

O Que é Paisagismo?

O Que é Paisagismo?(1)

Muitos falam em paisagismo, mas, nem todo mundo sabe ao certo o que é. Bem para esclarecer paisagismo basicamente se trata de um processo realizado em três etapas. A primeira etapa diz respeito ao projeto, neste momento o paisagista irá conversar com o cliente e com o arquiteto e começará a definir onde ficarão elementos

leia mais

1 comentário

#1manuela cardoso14 de setembro de 2012, 16:39

Comprei tecido Blackout cor branco.Tem duas fases.Branco,e o outro lado um branco bocadinho escuro.Qual é o lado que se poem para o sol?A casa que me vendeu disse-me que é o lado branco para o sol.Tenho o cortinado assim e o calor entra.Pode responder a esta dúvida?Qual é o lado que se poem para fora”sol”?Obrigado.manuela

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade