Hemorragia Digestiva Baixa: Aspectos Gerais

Hemorragia gastrointestinal inferior (LGIB, em inglês) é definida como distal ao ligamento de Treitz. Pode variar em gravidade de trivial maciça, mas quando significativo, representa situação de vida grave e potencialmente ameaçadora. LGIB se equivale a aproximadamente 20% de todos os grandes sangramentos gastrointestinais. Conheça aspectos gerais sobre hemorragia digestiva baixa.

Dados Estatísticos: Hemorragia Digestiva Baixa

É predominantemente uma doença de idosos, com idade média entre 63 a 77 anos. Embora 80-90% dos casos vai parar de sangrar espontaneamente. A maioria dos pacientes tem uma doença autolimitada, a mortalidade relatada varia de 2-4%. Sangramento de divertículos do cólon e isquemia do cólon são conjuntos de causa comuns de LGIB aguda significativa em pacientes com mais de 65 anos, enquanto que os jovens possuem condições infecciosas ou inflamatórias como sintomas comuns.

Entenda Melhor

Entenda Melhor

Diverticulose: Hemorragia Digestiva Baixa

A prevalência de aumento da diverticulose acontece com a idade avançada, com predominância na sociedade ocidental, que possui cerca de dois terços de diverticulose por idade avançada segunda afirma a OMS. Vinte por cento dos pacientes com diverticulose vai apresentar com sangramento durante a vida, sendo que cinco por cento terá hemorragia grave. Embora a maioria dos divertículos esteja localizada no cólon sigmoide e descendente, o sangramento diverticular é distribuído equitativamente entre os lados direito e esquerdo do cólon.

Imagem de Amostra do You Tube

Fatos que Geram Hemorragia Digestiva Baixa

01 – Patogênese: A patogênese é sentida como lesão do ramo submucosa dos vasos retos. Observação médica recomendável após o primeiro episódio de hemorragia diverticular. Atenção, o Ministério da Saúde adverte: Tomar remédio sem medicação pode prejudicar o sintoma em níveis consideráveis.

Após um segundo episódio de hemorragia, o risco de incidências posteriores parece se aproximar de 50%. Os doentes devem ser aconselhados a evitar esteroides anti-inflamatórios, os quais foram demostrados por especialistas que aumenta o risco de hemorragia diverticular três vezes.

02 – Ectasias vasculares: Também conhecida como angiodisplasia, ectasia vascular pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, mas são mais comuns no ceco e cólon ascendente. As lesões podem ser múltiplas e são encontradas por acaso na colonoscopia em aproximadamente 2% de sangramento em pessoas com idade acima de 65 anos.

A aparência típica endoscópica é a de uma lesão, plana de cor vermelha, geralmente menor que um cm de diâmetro, com vasos sanguíneos extáticos que irradiam a partir de um navio de alimentação central. A elevada incidência de doença cardíaca associada tem sido observada em pacientes com ectasias vasculares. Apenas quinze por cento dos pacientes irá desenvolver hemorragia gastrointestinal.

03 – Colite isquêmica: Resultado de redução súbita e muitas vezes temporária no fluxo sanguíneo mesentérico, normalmente causado por oclusão. As regiões afetadas são habituais “divisores de águas” nas áreas do cólon.  Muitas vezes o evento de precipitação ou de lesão vascular não pode ser identificado. Clinicamente, os pacientes apresentam dor abdominal, geralmente acompanhada por diarreia sanguinolenta.

Outras Causas de Sangramento São Menos Comuns e Incluem:

01: Doença inflamatória intestinal;

02: Neoplasias;

03: Doença anorretal, colite infecciosa ou enterite!

04: Trauma e doenças hematológicas.

Imagem de Amostra do You Tube

Diagnósticos da Hemorragia Digestiva Baixa

Pacientes que apresentam LGIB possuem alterações hemodinâmicas. A ressuscitação adequada deve acompanhar a avaliação inicial. As noções básicas devem ser seguidas, incluindo a colocação de cateteres intravenosos e de reanimação com solução cristaloide. As estratégias de monitorização dependem do grau de morbidades e hemorragia digestiva baixa dos pacientes.

História completa da saúde da vida e exames físicos, dois aspectos importantes para fazer o diagnóstico com exatidão. Não se pode ignorar o fato de que As três principais ferramentas tradicionais de diagnóstico para a avaliação de LGIB são: cintilografia, angiografia mesentérica, e colonoscopia. Nos casos em que a fonte do sangramento não pode ser identificada com estas modalidades, cápsula endoscópica, enteroscopia no intestino delgado e varreduras helicoidais para estabelecer a etiologia da hemorragia.

A colonoscopia também simboliza ferramenta útil na avaliação e gestão de LGIB. As lavagens retais trazem vantagem de permitir diagnóstico imediato aos especialistas. Em pacientes com um sangramento do lado esquerdo, somente a parte direita pode ser visualizadas e, se o sangue não é visto do lado direito, isto é um forte indicador de que o lado esquerdo do intestino representa a fonte do sangramento.

No entanto, a colonoscopia imediata tem a desvantagem de sangue residual e fezes, tornando a visualização de anormalidades da mucosa difícil. Quando o local de sangramento é identificado, pode muitas vezes ser tratado. Sangramento diverticular é normalmente tratado com a coagulação, caso da ectasia vascular. Modalidades recentes de diagnósticos incluem a angiografia. Ressonância magnética têm sido estudada pelos especialistas. São promissoras, parecem fornecer boa sensibilidade e especificidade, visto que se pode adicionar informações anatômicas.

A maioria dos pacientes com LGIB possui cura espontaneamente, quase nunca necessitam de cirurgia. No entanto, cerca de vinte por cento dos pacientes nos Estados Unidos necessitam de intervenção cirúrgica. As indicações para cirurgia incluem hemorragia contínua / recorrente, instabilidade hemodinâmica em curso ou necessidade de transfusão.

Saiba Como Diagnosticar

Saiba Como Diagnosticar

Hemorragia Localizada ou Misteriosa

Todos os esforços devem ser feitos para localizar a fonte de hemorragia no pré-operatório. Se a estabilidade do paciente permite, testes de diagnóstico são realizados para identificar a fonte do sangramento. Quando o local de sangramento for localizado, ressecções segmentares são o tratamento de escolha. A decisão de se realizar uma anastomose depende da estabilidade do paciente e da sua morbidade.

Nos casos em que a hemorragia não tiver sido localizada, uma exploração completa pode identificar a fonte do sangramento. Na mesa de colonoscopia e enteroscopia ocasionalmente se pode identificar a fonte. Para facilitar isto, o paciente deve ser colocado na posição de litotomia. Se as técnicas de localização não forem bem sucedidas, o sangramento parece ser originário a partir do cólon. O tratamento de escolha é uma colectomia total abdominal.

Hemorragia em níveis sérios ocorre entre 0,3% e 6,1% dos pacientes norte-americanos. Estes casos são tratados com técnicas de endoscopia, incluindo: Terapia de injeção, eletrocoagulação, ligadura elástica e recorte endoscópica. Se esses métodos falham, embolização angiográfica e / ou cirurgia pode ser necessária.

Na opção cirúrgica, se a histologia do pólipo não estiver disponível e o estado do doente permitir, deve considerar-se a realização da ressecção oncológica do segmento envolvido do cólon. Se o pólipo é conhecido por ser benigna a sutura da base do pólipo pode ser suficiente.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade