História do Origami: Origem da Arte de Dobrar Papéis

Tudo começa com a descoberta do papel no ano de 105 A.C. O administrador do palácio do imperador chinês T’Sain Lun adotou uma nova técnica de escrita para substituir aquela que existia na época. Ele juntou e tentou misturar panos, redes de pesca e cascas de árvores. Porém, a técnica que ele descobriu foi mantida em segredo por muitos e muitos séculos. O novo tipo de fabricação de papel só tornou-se conhecido fora do império chinês no século VI, graças aos monges budistas. O segredo da China foi parar no Japão e depois também foi descoberto pelos árabes.

Origami

Origami

Foi então que no século XII, o processo de fabricação de papel descoberto pelos chineses chegou finalmente na Europa e passados mais dois séculos espalhou-se pelos reinos cristãos.

Os primeiros papéis feitos graças a nova técnica desenvolvida na China não eram exatamente iguais, em termos de qualidade, nos outros países. Normalmente, eles tinham uma consistência muito dura, o que não permitia que fossem dobrados. Na Europa, além de frágil os papéis eram grossos e era praticamente impossível fazer uma sequer dobra, só depois do século XIV é que a qualidade melhorou. Enquanto na China e no Japão eles eram de boa qualidade.

Quando Surgiu  A Palavra Origami

Para nós, com a nossa língua, a palavra origami é formada de 4 sílabas, porém, de acordo com a sua origem, japonesa, ela possui somente dois caracteres. Ori, que é o primeiro, significa dobrar e é derivado de uma figura de uma mão. Kami, significa papel e é derivado do desenho de uma seda. Além disso, Kami também significa Deus e espírito.

Para entender melhor o que significa origami, vamos dividir a história dessa técnica em 3 períodos:

1- (794 – 1185) Período Heian

Nesta época, a arte do origami era uma forma de diversão da classe alta, isto porque, essas pessoas eram as únicas que podiam gastar dinheiro comprando o papel, que era muito caro e considerado um artigo de luxo naquele momento da história.

Neste mesma época, alguns tipos de origami eram usados em cerimônias religiosas, como Shinto. Nos casamentos, o copo de saquê era feita com dobraduras usando a técnica, formando desenhos como borboletas que representavam o casal.

Imagem de Amostra do You Tube

2- (1338 – 1576) Período Muromachi

Nesse período o papel deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser mais acessível, porém, o Origami servia para “separar” as pessoas por classes sociais. Dependendo do tipo de adorno que uma pessoa usava, dava para identificar a que classe ela pertencia. O que ainda fazia da técnica um modo de separar as pessoas de acordo com a vida social delas.

3- (1603 – 1867) Período Tokugama

Foi só nesse período que o origami finalmente tornou-se popular, deixou de estar ligado às classes sociais. Foi nesta época também que foram publicados livros sobre o assunto, o primeiro deles foi “Sembazuru Oricata”, no ano de 1797.

Imagem de Amostra do You Tube

O Origami Pelo Mundo

Da China, Japão para o mundo, não demorou muito para que a técnica de origami passasse a ser praticada em outros países. Primeiro foram os muçulmanos que a levaram para Espanha, porém, eles não permitiam que fossem feitas figuras como faziam chineses e japoneses. Segundo eles, elas iam contra a religião, por isso o origami era apenas usado para estudos astronômicos e matemáticos.

O povo árabe procurava criar quadrados com o papel e usando o origami com o objetivo de “decorar” as paredes de Alhambra, porém, isso era feito graças ao conhecimento que eles tinham de trigonometria.

Mesmo com a saída dos árabes da Espanha, os espanhóis continuaram a usar a técnica e a chamavam de papiroflexia.

O Origami Moderno: Saiba Mais

O japonês Akira Yoshizawa é considerado o pai do origami moderno. Os símbolos que são criados até hoje são chamados de Yoshizawa.

Atualmente, o origami é praticado nas mais diversas formas pelo mundo. Além de ainda ser usado no estudo matemático, a técnica também é usada como um desafio para criar figuras mais complexas.

A História de Sadako e O Origami

Uma menina que viveu em Hiroshima também faz parte da história do Origami. Depois da destruição do lugar, em 1945, entre os sobreviventes tinha uma menina de nome Sadako Sassaki, que na época era uma criança de 2 anos que superou aquela terrível explosão e as doenças que surgiram em consequência dela.

Aos 12 anos, Sadako recebeu o diagnóstico de leucemia, uma consequência daquela explosão e foi internado. Nesta época, um amigo levou para ele papéis coloridos no hospital para que ele se distraísse durante o tempo que tinha que passar lá. O amigo fez um pássaro dizendo que se tratava de um animal sagrado e que tinha o poder de conceder desejos. Para isso, a pessoa deveria fazer a dobradura mil vezes e a cada uma delas fazer o mesmo pedido.

Origami

Origami

Daquele dia em diante, Sadako passou a fazer o que o amigo falou pedindo para ser curada, porém, a sua doença só piorava, foi então, que ela mudou o pedido, queria a paz mundial. Ela conseguiu dobrar 964 tsurus até o dia da sua morte, 25 de outubro de 1955.

Em sua homenagem, os amigos dobraram a quantidade que faltava para chegar a mil antes do dia do seu funeral. E mais, formaram um clube para juntar dinheiro e fazer um monumento em homenagem a Sadako, que foi inaugurado no dia 5 de maio de 1958.

A Arte de Dobrar Papéis e A Matemática

A arte de dobrar papéis pode ser muito mais do que um modo de lazer pode ajudar com a matemática.

Usando um papel, dobrando e desdobrando, é possível ver por causa dos vincos que são feitos com as dobras, várias dobras, como ângulos, linhas retas e outras figuras geométricas.

Uma boa maneira de envolver as crianças nesse trabalho e aprendizado é propondo as dobraduras em grupo, para que sejam debatidas ideais e conhecimentos.

O origami também pode ser um modo de diversão, de passar o tempo e soltar a criatividade, para alguns é até uma forma para relaxar, uma vez que exige paciência e concentração.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade