Origem dos Homens-Bomba

Os primeiros grandes terroristas suicidas, que costumavam explodir o próprio corpo surgiram historicamente datados entre os séculos 104 e 16, existem relatos de que eles tenham surgido antes porém nada disto foi documentado.

Nesta época os impérios da Turquia viviam um período de grande expansão. E as armas dos exércitos eram os guerreiros considerados suicidas conhecidos como bashi-bazouks, estes que iam de encontro contra os fortes ou mesmo linhas de batalhas dos inimigos sem medo algum.

Homem Bomba

Homem Bomba

O tempo passou e então surgiram os anarquistas da época da Rússia Czarista, os camicases japoneses que participaram da Segunda Guerra e ainda os guerrilheiros vietnamitas da época dos anos 50. É importante sempre deixar claro que a expressão utilizada de homem-bomba e a popularização deste tipo de prática são bastante recentes.

A Origem Vem do Oriente Médio

Nos últimos 30 anos, tudo levou a crer que os acontecimentos como as guerras que aconteciam entre o Irã e o Iraque, entre os anos de 1980 a até 1988 foram um grande marco para a história deste tipo de cultura de terroristas explosivos. Todos inspirados por ações que repercutiram dos xiitas iranianos, além de grupos radicais palestinos como por exemplo os Hamas, Jihad Islâmica e a Brigada dos Mártires de Al-Aqsa estes grupos que tornaram os homem bomba como a sua arma favorita de luta contra Israel. Atualmente os jovens são doutrinados em escolas consideradas muçulmanas ou também pesquisas recebendo uma premiação pelo seu ato de fé. De acordo com relatos de ex terroristas o ex ditador Saddam Hussein antes de ser morto pagava mais de 25 mil dólares para a família de um suicida. Como os países desta região costumam viver em extrema pobreza as famílias devido a sua grande fé aceitavam.

Esta é uma moda considerada um pouco macabra lançando tendências em países como o Sri Lanka e na Chechênia que já apareceram as primeiras mulheres bomba e na Palestina onde os terroristas não são mais mortos de fome sem perspectivas de vida, sabe-se inclusive que a maioria dos homens bomba da palestina vem de uma classe média e de boa educação de berço.

A Vinda dos Vestidos Para Matar

Fortemente carregado por explosivos de grande porte, os suicidas costumam utilizar disfarces até o momento de realizar o atentado, e quase nunca são interceptados utilizando a chamada Massinha Perigosa.

A massinha perigosa nada mais é do que um explosivo que é conhecido como o C-4 (ciclotrimetileno-trinitramina) este tipo de composto possui uma consistência muito semelhante a argila. Funciona da seguinte forma, depois que é acionado através de uma carga elétrica, o C-4 costuma explodir quase que instantaneamente, voando por um raio de centenas de metros. A grande ironia desta história é que os Estados Unidos são os grandes e principais fabricantes deste tipo de explosivo plástico.

A Destruição Em Massa

O sistema funciona junto de pregos, bolinhas de ferro e ainda uma série de pedaços de vidro, todos são embalados juntamente com uma massa explosiva. E quando esta bomba é acionada este material é arremessada com impulsos que muitas vezes supera por diversas vezes a velocidade do som, se alojando n corpo das vítimas e sempre acertando na altura dos olhos. A hemorragia causada por estilhaços geram mais mortes do que impacto propriamente dito das explosões.

Imagem de Amostra do You Tube

O Último Traje Vestido

Apesar de não se ter um padrão de roupas para vestir, os homens bomba no Oriente Médio costumam utilizar modelos de cinturão ou coletes com vários bolsos, onde são colocados pacotes que contam com nove quilos de explosivos conforme divulgados acima. Este tipo de traje é utilizado sob a roupa normal dos terroristas, e desta forma ficam disfarçados chegando aos alvos sem que seja identificada.

Nos atentados que foram realizados recentemente, os homens bomba que são de origem palestina utilizam os detonadores elétricos que são ligados a uma pilha. E quando os botões são acionados a pilha costuma emitir um leve impulso elétrico que ás vezes falha, e logo em seguida detona toda a carga do chamado C – 4.

Os homens bomba conseguem ferir mais pessoas em um raio pequeno que pode ser de até 200 metros da explosão. Sempre quando são realizadas as explosões os terroristas costumam escolher locais que estiverem cheios de gente como centros comerciais ou zonas centrais das cidades.

O Ponto de Vista dos Terroristas

As visões de política externa ocidental é a grande motivação para que aconteça o terrorismo diversos autores citam que os terroristas não se utilizam de ataques terroristas impulsionados por qualquer tipo de islamismo mas sim por ter um objetivo extremamente estratégico e muitas vezes políticos. Forçando assim com que as democracias modernas possam retirar as forças militares de território que os terroristas possam visualizar como suas pátrias. Alguns estudiosos também citam que a motivação dos ataques não é apenas uma lógica estratégica mas também uma espécie de interpretação do islã que possa fornecer alguns atos de uma lógica considerada moral, um exemplo disto é o Hizbollah ter começado com uma campanha em massa de diversos atentados suicidas depois de uma reforma bastante complexa dos conceitos de martírio que são estabelecidos na região.

Saiba Mais

Saiba Mais

Outro fator bastante citado é a ocupação israelense no Líbano que teria aumentado a temperatura para a interpretação do islã, apesar disto apenas a ocupação não seria algo suficiente para que gerasse a interpretação do islã, apesar disto apenas a ocupação não seria algo suficiente para gerar o terrorismo suicida. Com isto temos que a única forma de se colocar freios no terrorismo suicida é enfraquecer a lógica moral, auxiliando assim os muçulmanos para que possam ver a sua incompatibilidade junto de seus próprios valores.

Alguns acadêmicos costumam argumentar que estas formas de terrorismo deveriam ser analisadas como uma reação de estratégias aos poderes americanos, que os Estados Unidos seriam um império bem como provocaria estas resistências em forma de terrorismo. Alguns analistas dizem que os ataques terroristas relacionados com a Mão Negra, a Jovem Bósnia, e a NarodnayaVolya surgiram de grupos religiosos e de identidades nacionais. Já outros analistas citam que a intervenção dos Estados Unidos no Afeganistão teria levado as eleições livres nos países da região.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade