Pintura em Tecido: Crie e Customize

O artesanato é uma ótima fonte de renda extra, pois além de ser um trabalho gratificante para quem faz, ele também tem uma boa saída. Um dos tipos de artesanato mais fáceis de fazer e vender é aquele que utiliza a técnica de pintura em tecido. Se você deseja aplicar essa técnica para produzir peças personalizadas para a sua casa ou mesmo para vender, siga as nossas dicas.A técnica de pintar tecido não é muito complexa e pode representar também uma excelente forma de relaxar. Conheça o passo a passo e também os materiais que são necessários para começar a trabalhar com essa técnica.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Materiais

Quando decidimos começar uma técnica artesanal é interessante já contar com todo o material no começo da produção das peças. Familiarizar-se com os materiais necessários é um ponto bem importante na utilização da técnica. Veja na lista abaixo tudo o que você precisará.

Tintas para Tecido – Esse tipo de tinta pode ser encontrado tanto em lojas especializadas em artesanato como também em papelarias. A dica é comprar as cores na quantia que você acredita que irá usar. Existem potes grandes e potes menores, por isso compre potes grandes apenas das cores que mais usa. Para os detalhes, o potinho pequeno (e muito mais barato) é mais do que perfeito.

Papel Químico Preto – Também pode ser encontrado em papelarias e lojas de produtos artesanais.

Pincéis – É importante ter uma boa variedade de espessuras de pincéis, para garantir que os seus desenhos fiquem mais completos. A dica é ter pincéis de tamanho médio, pequeno e liner, pois assim você poderá pintar grandes áreas e também fazer os detalhes.

Moldes – Os moldes dos desenhos que deseja pintar no tecido são muito importantes. Você pode tanto fazer um desenho numa folha sulfite e depois transferir para o tecido com uma técnica de repasse, como comprar moldes de acrílico para contornar com o auxílio de lápis no pano.

Tecido – O tecido para pintar pode tanto ser de linho como de algodão, e isso abre um grande leque de possibilidades para você.

Base de Madeira – Ter uma base de madeira para envolver o tecido que será pintado e assim ter a sua disposição a superfície a ser pintada, é uma forma de tornar o trabalho mais simples, rápido e limpo.

Como Fazer a Pintura em Tecido

Depois de reunir todo o material necessário para começar a produção das suas peças, chega a hora de finalmente colocar os pincéis para trabalhar.

1º Passo

No começo é recomendável que você escolha peças menores para começar a pintar. Os panos de prato brancos são uma excelente opção. As peças feitas de “sacarias” são perfeitas. No caso de não encontrar, opte por um tecido de puro algodão ou linho.

Pano de Prato

Pano de Prato

2º Passo

Enquanto você ainda não tem experiência com a pintura em tecidos, é interessante escolher desenhos mais simples para começar. Dê preferência para desenhos que sejam feitos de riscos simples. Quanto menos detalhes melhor, então evite personagens com olhos pequeninos e outros detalhezinhos.

Nesse ponto, você pode utilizar os moldes, pode pegar desenhos lineares na internet imprimir e copiá-los para o tecido, ou ainda utilizar os moldes de acrílico de figuras. Comece com formas mais simples, como corações e frutas.

3º Passo

Uma forma de fazer o repasse do desenho também é através do papel químico preto. Se você não encontrar o papel específico para tecido, pode optar por utilizar o carbono das impressoras de formulários contínuos. Se não desejar utilizar esse material, você pode seguir as dicas do 2º Passo.

Papel Quimici Preto

Papel Quimici Preto

4º Passo

Escolha as cores de tinta que irá utilizar para pintar o seu desenho. Para não ter que parar a pintura no meio, é interessante já deixar tudo bem separado e preparado para usar. Aproveite as tampinhas das embalagens das tintas para fazer de godê para as suas cores.

Se você desejar também pode fazer um godê com uma forminha de gelo transparente, podendo inclusive usar alguns espaços para fazer mistura de cores.

5º Passo

Fixe o tecido sobre a madeira. É importante que você deixe apenas a parte que deverá ser pintada sobre a estrutura. Deixe o tecido bem liso e estendido, pois assim você poderá pintar com mais facilidade. A fixação pode ser feita com tachinhas ou mesmo com fita crepe.

6º Passo

Tenha a sua disposição dois copos de água limpa para poder lavar os pincéis enquanto pinta. Tenha as cores escolhidas também já separadas. Uma dica legal é ter papel toalha ou mesmo um paninho próximo para enxugar os pincéis, para não misturar água a sua tinta de tecido e assim fazer com que ela fique com consistência.

Imagem de Amostra do You Tube

7º Passo

Comece a pintura pelos objetos que estão ao fundo da imagem, ou seja, tudo o que está atrás deve ser pintado primeiro. Algumas dicas são bem interessantes para esse momento de aplicar a tinta. Para começar, é importante não encher o pincel de tinta para que a pintura não fique com aspecto grosseiro.

Além disso, quanto mais tinta no pincel, mais difícil será de secar. Não deixe os seus pincéis mergulhados na água para não deixá-los muito molhados.

8º Passo

Depois de pintar o desenho todo, será necessário fazer o contorno das imagens. Você pode tanto utilizar um pincel fino para fazer esse contorno quanto usar uma caneta de tecido. No caso de escolher uma caneta de tecido, é interessante procurar por marcas como a Acrilex ou Acrilpen. Com a experiência você perceberá se para você é melhor usar pincel ou caneta.

10º Passo

Espere a sua pintura secar e enquanto isso vá arrumando a bagunça que o seu trabalho gerou. A dica é sempre limpar muito bem os seus pincéis, pois se ficar apenas um pequeno rastro de tinta neles, com o tempo as cerdas endurecem e acabam perdendo a utilidade.

Você também não pode deixar os seus pincéis molhados, pois isso também estraga a funcionalidade dele. Quem deseja ter boas ideias para pintura em tecido vai encontrar em bancas de jornal e revista muitas publicações voltadas para esse segmento artesanal. Leia e veja coisas diferentes para criar o seu estilo de trabalho.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade