O Que é Fotorrealismo?

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao movimento chamado minimalismo. E falando o que originou o fotorrealismo, ele trouxe um outro estilo, o hiper-realismo, que segue uma linha mais detalhista.

Tudo começou nos anos de 1950 quando os críticos de arte que falavam da estética modernista tinham desconsiderado o movimento chamado de realismo na pintura. Na verdade, o estilo foi chamado por eles de anacronismo. Essa crítica tinha a ver com o fato da fotografia começar a “substituir” a pintura e tornou-se preferia. Foi nesse momento que surgiram os artistas do movimento do fotorrealismo.

O fotorrealismo tem como base a fotografia para fazer a pintura e considerada parte da arte moderna teve uma excelente aceitação pelo público e por uma parte dos críticos. Porém, as polêmicas não faltaram. Aqueles que eram contra o movimento diziam que a reprodução promovida pelo fotorrealismo “era uma anulação da personalidade do artista” e que esse se tornava limitado no sentido de criar. Além disso, o fotorrealismo não considerava toda a história da pintura.

Do Surgimento da Fotografia ao Fotorrealismo

Quando a fotografia surgiu no século XIX, não demorou muito para que ela passasse a fazer parte do trabalho de muitos artistas. Tais, que estavam até esse momento ligados à pintura de retratar o mais fiel a figura das pessoas, dos objetos e dos cenários. Podemos destacar alguns nomes da pintura dessa época, no surgimento da fotografia: Frederic Edwin Church, Eugène Delacroix e Albert Bierstadt. No Brasil, os dois grandes nomes foram: Victor Meirelles e Pedro Américo. Apesar de já fazer esse uso, muitos desses artistas diziam que não era verdade, porque não queriam ser considerados copiadores.

Quando surgiu o fotorrealismo tinha um pouco do movimento realista da pintura, porém, que praticava a nova arte queria distância desse rótulo. Os artistas queriam que o fotorrealismo fosse visto como uma coisa completamente nova e distinta do realismo. Porém, a escola sofreu a influência da arte pop e fez questão de se colocar contra o expressionismo abstrato e também contra o minimalismo.

Porém, arte pop e fotorrealismo não eram a “favor” da fotografia. O fato de poder reproduzir uma imagem de forma massiva não os agradava nem um pouco. Segundo esses artistas, a fotografia banalizava a arte. Os seguidores da arte pop eram mais críticos ainda contra a mídia comercial dessas fotos, enquanto os que seguiam a escola do fotorrealismo queriam exaltar a ligação da nova escola, com a fidelidade a realidade. Segundo eles, essa arte direcionava as pessoas a imagem real.

Outra distinção que os seguidores do fotorrealismo fizeram questão de ressaltar é que eles não faziam o mesmo usado na técnica trompe l’oeil (fazer com que um objeto pareça real dentro de uma pintura). Isso porque a nova escola queria que o público tivesse consciência que estava de frente para uma pintura.

Como Surgiu o Termo Fotorrealismo Para Essa Escola

Quem deu esse nome para a nova escola de pintura foi Louis K Meisel no ano de 1969 e já em 1970, a nomenclatura estampou um catálogo produzido pelo Museu Whiteney com o título “Cinco Realistas”, era o nome da exposição.

Passaram-se dois anos e a pedido de Stuart M Speiser foi feita uma caracterização da escola, dando origem a exposição “Fotorrealismo 1973 – A Coleção Stuart M. Speiser”. Nela, 5 pontos fundamentais foram observados, são:

  • Para se fazer fotorrealismo é necessário pegar as informações com a câmera fotográfica e as fotos coletadas por ela.
  • A informação é transferida para tela com recursos semi mecânicos e mecânicos.
  • Quem pratica esse tipo de pintura deve conseguir fazer com que o quadro pareça uma foto.
  • Para ser considerado um fotorrealista tem que ter 5 anos de trabalho usando a técnica como período mínimo.
  • Só existe fotorrealismo se existir uma foto.
  • O cenário deve ser congelado pela fotografia e depois reproduzido na tela.
  • Para transportar da foto para tela se usa a técnica tradicional da pintura, o quadriculado ou também pode ser feita com a ajuda de projeção.
  • O resultado da pintura é sempre muito parecido com a foto original, mas sempre muito maior.

Nome de alguns fundadores da escola de fotorrealismo: Ralph Goings, Richard Estes, Tom Blackwell, Don Eddy, Charles Bell, Audrey Flack. Nem todos eles seguiram exatamente a mesma linha, foram apresentando alguns trabalhos diferenciados, mas a técnica usada sempre foi a mesma. O que normalmente diferenciava um do outro era o cenário escolhido para ser fotografado e reproduzido.

Um Pouco Mais Sobre o Fotorrealismo

O fotorrealismo ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar não está somente associado a pintura, ele também teve artistas ligados à escultura, os nomes de destaque são: John De Andrea e Duane Hanson.

Falando do auge do movimento, o do fotorrealismo foi na década de 1970 e teve os Estados Unidos como principal lugar. Desse país é que o estilo ficou conhecido internacionalmente. Depois surgiu uma nova escola que foi chamada de hiper-realismo. Nessa segunda escola, a fidelidade da pintura para a foto era extremamente fiel e quase impossível de afirmar que se tratava de uma pintura. Essa fidelidade foi possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias para fotografia. Quanto mais essa se aprimorava, melhor o fotorrealismo retratava as imagens.

Além disso, o fotorrealismo teve um grande valor para estética do cinema sempre nos anos de 1970, que levaram para as telas cenários mais reais.

Podemos dizer que nos dias de hoje a escola do fotorrealismo ainda causa um polêmicas e discussões. Segundo os seguidores dessa arte, é muito mais complexo do que fazer uma imitação da realidade porque a pintura é feita com riqueza, sutileza e complexidade. Sem falar, que para eles é sempre um modo impessoal da realidade.

O fotorrealismo ainda nos dias de hoje é muito difundido mundialmente falando, assim como é uma arte muito popular com um grande público que a aprecia. É uma escola que ainda encontra mercado.

 

Outros Artigos

Pintura de Carro de Polícia

Pintura de Carro de Polícia(0)

O tuning, ao que parece, não é apenas uma mania temporária que logo vai embora, pois é possível encontrar carros modificados em cada canto que olhamos. E agora o tuning virou caso de polícia, mas no bom sentido. A pintura dos carros de polícia também tem se tornado um tipo de tuning.O que acontece é

Pintura em Tela

Pintura em Tela(0)

Em algum momento da vida todo mundo já pensou em pintar um quadro, mas parece algo muito complicado e que exige um talento nato. Nesse vídeo podemos ver como usar uma técnica bastante simples de pintura em tela para criar lindos trabalhos para a sua casa. A técnica ensinada pelo artesão é tão simples que

Artesanato de Natal em Vidro

Artesanato de Natal em Vidro(0)

O vidro é um dos materiais mais bonitos para fazer artesanato e por isso mesmo para a época do ano do natal se mostra uma das matérias primas mais usadas. Vamos te dar algumas dicas de como fazer artesanato de natal em vidro. A primeira coisa é usar tinta especial para vidro, pois, as outras

Artesanato Falso Jateado

Artesanato Falso Jateado(0)

Fazer artesanato é bem divertido e além de ajudar a relaxar e a esquecer os problemas diários também pode se tornar uma renda a mais para a sua vida financeira. Nesse vídeo super explicativo encontraremos a técnica do falso jateado, você vai gostar muito desse efeito em seus vidros e artigos da casa. Para fazer

Pintura em Madeira

Pintura em Madeira(0)

A pintura em madeira está sendo muito valorizada atualmente e produz lindos resultados em peças que encantam e fascinam. Você também pode fazer essa técnica incrível aí na sua casa. Para começar assista a esse vídeo que apresenta a técnica em detalhes. Você poderá fazer lindas peças como, por exemplo, mini gaveteiros e caixas decoradas.

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade