Taxas para Mutuários: Cuidado com o SATI

No sentido de conquistar crédito de maneira rápida podem acontecer problemas aos clientes. Bancos não deixam os solicitantes de empréstimo escolher com qual segurador deseja trabalhar. Compradores ficam sem poder de consumo ao aceitar as normas bancárias e ficarem a mercê de cobranças adicionais por parte das instituições bancárias. Os direitos dos consumidores em escolher previstos por lei são desrespeitados com a prática ilegal e corrente no mercado brasileiro.

Conheça Mais

Conheça Mais

Necessidade de Transparência

Em termos gerais os bancos não deveriam possui poder para força mutuários no sentido de utilizar determinadas seguradoras pelo simples fato de estar concedendo a quantia financeira em contrato assinado com parceria. Os bancos não facilitam ou ajudam os clientes em escolher os serviços baratos e as taxas das seguradoras.

O melhor procedimento está em informar aos solicitantes com antecedência e detalhes os valores cobrados até a amortização. Com as informações em mente os compradores podem escolher melhor qual serviço de empréstimo ficam mais em conta de acordo com as próprias condições econômicas.

A questão do problema não está na busca do melhor preço, mas da pouca transparência que existem nos serviços dos bancos que podem prejudicar o plano traçado pelo mutuário ao assinar o contrato sem estar ciente sobre os valores cobrados pelas taxas de juros, atraso de pagamento das parcelas e taxas adicionais das seguradoras para mutuários.

Tenha em mente que não se faze necessário ser gênio em matemática para saber se informar de maneira correta e pessoal no sentido de tronar todos os pontos claros e não receber sustos com as taxas adicionais não esperadas por mutuários. De maneira geral existem três fatores determinantes no momento de fazer cálculos no sentido de conquistar os valores das apólices de seguro e valores sanados até o final da amortização das dividas.

Imagem de Amostra do You Tube

Idade do Segurado: Taxas para Mutuários

Estatísticas apontam que a idade dos segurados representa o ponto de relevância na consideração das taxas para mutuários com relação à aquisição da casa própria. Quanto maior os anos de vida do solicitante, mais valores devem ser cobrados por grande parte dos bancos e seguradoras. Neste sentido os mutuários com setenta anos pode pagar conjunto de taxas vinte vezes superiores do que os cobrados às pessoas com trinta anos.

O fato representa ponto embaraçoso. Solicitantes dos empréstimos observam o custo benefícios e os riscos do não acontecerem quitações das dívidas. Tempo de duração para quitar a dívida e valores do financiamento são outros aspectos que interferem no excesso de taxas para mutuários. Em casos de dúvidas se faz necessário procurar o PROCON – serviço público de caráter gratuito que dispõe assistência para qualquer cidadão que esteja situado no território nacional, independente da nacionalidade.

Aumento de Ações na Justiça por Taxas de Mutuários em Campinas

De acordo com a RMC (Região Metropolitana de Campinas) as ações por cobranças de taxas para mutuários aumentam em dezesseis por cento nos dez primeiros meses de 2012 se comparado com mesmo período do ano anterior, conforme afirma dados da AMSPA (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências). Principais queixas são referentes ao serviço de corretagem e assessoria. Mutuários ganham direito de ressarcimentos!

Conforme informa a AMSPA estão acontecendo irregularidades relacionadas com as cobranças de corretagem e com o SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária). Empresas que prestam assessoria aos reclamantes afirmam que mutuários estão pagando contas que por Lei deveriam ser sanadas pelas construtoras.

O SATI representa 0,88% da quantia total do valor do imóvel. As imobiliárias repassam o valor aos proprietários alegando que existiram custos referentes à assistência jurídica e esclarecimentos referentes às análises econômicas e assinatura do documento de contrato. Especialistas apontam que as cobranças ferem de maneira direta o Art. 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) por impor custo adicional ao profissional contratado pelas corretoras.

Fique Esperto!

Fique Esperto!

Interessante notar que a comissão aos corretores que intermediam a compra está em torno de seis a oito por cento da quantia que vale o imóvel conforme afirma o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O empresário Wagner Ricardo Lodi Júnior conquistou ressarcimento de quase doze mil reais sobre taxas, na cidade de Campinas, que foram pago em negociação feita com a Construtora MRV. Disse que chegou a ser informado de quê não receberia as chaves do apartamento nos casos de ações judiciais, sendo que deveria realizar depósito à vista. Desde agosto desembolsa três mil reais mensais em consequência do aluguel da casa na qual está morando e do condomínio da nova residência em seu nome.

Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA, afirma que no desejo de conquistar a casa própria de maneira rápida às pessoas assinam o documento sem levar em consideração as taxas que por vezes são irregulares. Taxas que não estão discriminadas nos contratos assinados por ambas as partes são consideradas ilegais. Aurélio Luz esclarece que compradores de imóveis na planta devem guardar todos os recibos e documentos que possuem relação direta e indireta com a compra do imóvel, inclusive folhetos de propagandas. Consumidores que estão passando por problemas nas cobranças do SATI podem solicitar o atendimento da AMSPA, afirma a presidência.

Cuidado! Taxa da Obra

No sentido de conquistar a compra rápida da casa própria os consumidores arcam com preços que deveriam ser pagos por vendedores ou construtoras. Os repasses acontecem em níveis vertiginosos, com a citação de diversas siglas que custam certas porcentagens dos valores do imóvel.

Especialistas apontam que quando não estão previstas nos contratos as taxas das obras representam repasses dos juros feitos por empréstimos que construtoras tomam para terminar a construção. Por exemplo, aos imóveis que custam cem mil reais nos quais mutuários pagam trinta mil reais de entrada e o restante quando estiver com as chaves às construtoras fazem o financiamento com o banco e repassa valores de juros adicionais para os compradores.

Os mutuários devem ficar atentos aos pagamentos das taxas de corretagem e do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), pago à prefeitura nos momentos em que o Habita-se está pronto. Porém, existem empresas que cobram antes da entrega, fato considerado ilegal frente à Lei.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade