Tratamento e Prevenção das Sardas

Existem diversas pessoas que acham as sardas espalhadas pelo corpo um verdadeiro charme. Já por outro lado, existem várias pessoas que não gostam e ficam preocupadas com as famosas pintinhas, sejam elas brancas ou mesmo mais escuras. De acordo com dermatologistas respeitáveis no ramo, as sardas não são malignas, porém servem de alerta para triplicar todo o cuidado que você deve ter com a exposição solar.

De acordo com os especialistas a sarda branca, ou também a chamada leucodermiagutata, acontece devido a grande exposição ao sol por muitos anos. Os melanócitos da pele que nada mais são do que as células que produzem a melanina, morrem e aquele local fica branco, causando assim a sarda. As sardas ou mesmo efélides, são manchas menores de 5mm de diâmetro, causadas pelo aumento da melanina em pigmentos que dão cor á pele, que poderão aparecer em áreas expostas ao sol e em pessoas que contam com pele muito clara e nos ruivos.

Sardas

Sardas

É bem importante e interessante se saber que as sardas deverão apenas aparecer em pacientes que contam com uma pré disposição, que se expõem ao sol. Ainda de acordo com os especialistas, elas deverão costumar dar o ar de sua graça principalmente em áreas que ficam expostas aos raios solares, onde geralmente acontecem na face e no tronco.

Para que se possa evitar o surgimento das sardas, é interessante ter alguns cuidados, sejam elas claras ou escuras, é necessário que se abuse de proteção solar, chapéu e ainda guarda sol, evitando o sol entre os horários dás 10h e 16h e também os filtros solares. Este últimos deverão ser reaplicados de duas em duas horas, sempre que se estiver diretamente expostos ao sol.

Imagem de Amostra do You Tube

Tratamentos Mais Recomendados

Os dermatologistas recomendam que no caso das efélides, é possível se utilizar clareadores ou a utilização da luz intensa pulsada LIP, um tipo de laser. Para o caso de sardas brancas não existe muito o que fazer, mas se pode tentar a repigmentação estimulando a pele com aplicações de crioterapia, os resultados não são muito positivos apesar disto. Os melhores tratamentos a serem utilizados é a prevenção na maioria dos casos.

Imagem de Amostra do You Tube

Do Que São Causadas As Sardas

As sardas nada mais são do que pequenas máculas pigmentadas na pele que aparecem principalmente nas pessoas que tem pele clara, de cabelos vermelhos ou também loiros. Surgem na face principalmente porém podem em outros casos aparecerem em braços. Elas normalmente acontecem na infância por volta dos 5 anos de idade, como manchas mais acastanhadas da pele que foi exposta á luz solar. As sardas mais comuns em sua coloração contam com tons de cor castanho-amarelada ou castanha.

As sardas são consideradas manchas causadas pelo aumento de melanina na pele. E existe com isto uma tendência familiar a acontecerem surgindo principalmente em pessoas que contam com uma pele mais clara.

Peles Claras

Com a ação do tempo elas aumentam em número, tamanho e também profundidade de pigmentação nos meses principalmente de verão, tendem a diminuir e ficar mais claras nos meses de inverno. Nas sardas não existe o aumento de número de melanócitos. Apesar disto existe um aumento bastante considerável na produção das melaninas pelos melanócitos já existentes. Normalmewnte elas poderão surgir antes da adolescência e acompanham pela vida inteira, podem surgir também de forma repentina nos adultos.

Pessoas que tem sardas, contam com uma tendência maior de desenvolver câncer de pele por este motivo é muito interessante que aconteça um acompanhamento de dermatologistas. Sendo assim ela poderá existir de forma isolada ou ainda estar associada a diversas síndromes.

As sardas ficam localizadas principalmente em locais mais atingidos por queimaduras solares, como o rosto, os ombros e no caso das mulheres o colo. São manchas que possuem um formato arredondado ou mesmo geométrico de cor castanho ou também marrom.

Tratamentos Mais Aplicados Para Esta Finalidade

Para a prevenção do tamanho das sardas, é fundamental evitar a exposição solar, pois com o passar do tempo, gradualmente elas tendem a clarear. Este tratamento acelera o seu clareamento. Os tratamentos deverão incluir a utilização de protetores solares sempre que houverem exposições da pele ao sol ou também ao mormaço e na utilização de substâncias que sejam despigmentantes associadas com alguns ácidos. Apesar de nestes tipos de tratamento não existir um risco de as sardas evoluírem para um câncer de pele, é bastante importante que se lembre que as pessoas que contam com este tipo de problema justamente são as mais sensíveis ao sol. Por este motivo deverão ser redobrados os cuidados e ficar atentos ao surgimento de qualquer tipo de mancha suspeita. Os clareamentos das sardas devem acontecer de forma natural quando se evita a exposição solar. E neste sentido vale muito lembrar que a utilização do bloqueador solar com fator de proteção pelo menos 30 é fundamental para que aconteça um bom cuidado com a pele e também na prevenção das sardas, ele deverá ser utilizado diariamente mesmo quando estivermos longe da praia.

Livre - Se Delas

Livre – Se Delas

Algumas soluções naturais também poderão ser utilizadas para acabar com as sardas apesar de demorarem um pouco mais de tempo para apresentar um efeito que seja satisfatório, mas elas funcionam sim. A manteiga é uma das formas caseiras que podem ser utilizadas para amenizar e minimizar as sardas do rosto, ajudando assim a esfoliar a pele, fazendo com que ela fique mais clara. Uma boa dica é aplicar a manteiga na pele deixando atuar por 15 minutos. O suco de limão poderá ser utilizado devido a presença de vitamina C. Isto deverá ajudar a eliminar as sardas e manchas, pelo menos deixando elas mais claras. Procure misturar uma colher de chá de suco de limão com uma colher de chá de água, dilua o mesmo e aplique apenas nas sardas. É interessante se utilizar este tratamento todos os dias, porém recomenda-se a utilização antes de dormir, já que a pele não deverá ser exposta ao sol pois poderá ficar marcada. Os tratamentos a laser poderão também ser utilizados nas sardas, porém devem ser recomendados por um profissional do ramo.

Outros Artigos

O Que é Fotorrealismo?

O Que é Fotorrealismo?(0)

Quando falamos em fotorrealismo estamos falando de uma escola de pintura, que tem como estilo  levar para as telas as imagens tiradas com uma câmera fotográfica.  Essa escola nasceu bem no fim dos anos de 1960 nos Estados Unidos. O fotorrealismo tem “raízes” na arte pop e características semelhantes ao expressionismo abstrato e também ao

Frases Sobre Força

Frases Sobre Força(0)

Num mundo cheio de violência e atrocidades, o que mais devemos ter em nosso coração é força e fé. Talvez mais fé, pois se tivermos força em demasia seremos capazes de ir além do podemos imaginar, especialmente quando tudo nos faz esmorecer. Ter força na vida ou de vida, não significa ser um indivíduo musculoso

Bolos Decorados Com Corações

Bolos Decorados Com Corações(0)

Um bolo além de saber deve ter uma aparência gostosa, pois enfim não comemos um doce somente com a boca, mas também com os olhos. Se você adora um belo doce e deseja arrasar no próximo bolo que fizer a dica é conferir as nossas dicas de como fazer bolos decorados com corações. A decoração

Armas de Destruição em Massa

Armas de Destruição em Massa(0)

A definição correta para armas de destruição em massa é que se trata de um tipo de arma que pode fazer um grande número de vítimas fatais. Também chamada de arma de destruição maciça, cujo a sigla usada é a abreviação ADM, com o seu uso pode matar uma grande quantidade de pessoas de uma

Desastre de Hillsborough

Desastre de Hillsborough(0)

Conhecida como Trágedia de Hillsborough, estamos falando de um desastre que aconteceu no Estádio de Hillsborough, na cidade de Sheffield na Inglaterra no dia 15 de abril de 1989. A confusão aconteceu durante a partida entre os times ingleses de Nottihgham Forest e Liverpool FC, em ocasião da semifinal da Taça da Inglaterra. A tragédia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade