Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação com aquelas que nunca tiveram as enxaquecas.

Enxaqueca

Enxaqueca

Mulheres que sofrem de enxaqueca têm risco maior de problemas com substâncias brancas profundas na região cerebral (lesões cerebrais) ao comparar àquelas que nunca demonstraram ter a doença, conforme aponta os pesquisadores da Universidade de Leiden Medical Center, na Holanda. Especialistas acrescentaram que a gravidade da enxaqueca, frequência e por quanto tempo se arrasta são pontos que não foram associados com a progressão das lesões.

O Que Causa A Enxaqueca?

Algumas pessoas que sofrem de enxaquecas identificam de modo claro os principais gatilhos, fatores ou causas, mas muitas não podem fazer a identificação. Principais problemas: Alergias e reações alérgicas; Luzes brilhantes, Ruídos altos e certos odores ou perfumes; Estresse físico ou emocional; Mudanças nos padrões de sono, como o descanso irregular, por exemplo; Tabagismo ou exposição ao fumo; Saltar as refeições ou jejuar; Álcool; Flutuações do ciclo menstrual, pílulas de controle de natalidade, flutuações hormonais durante o início da menopausa e dores de cabeça tensionais.

Imagem de Amostra do You Tube

Cientistas Descobrem Mutação Genética da Enxaqueca

Uma equipe de cientistas, incluindo Emily A. Bates, PhD, da Universidade da Califórnia, que sofre de enxaqueca desde a adolescência identificou mutação genética que aumenta a suscetibilidade das pessoas às dores. Dr. Bates explicou que seus anos de adolescência foram de atleta interessado e se lembra de perguntar quando o próximo ataque de enxaqueca chegaria para prejudicar a vida nos esportes e estudos. As capacidades de praticar, competir como atleta e estudar eram pontos interrompidos por causa da condição.

Ele decidiu tornar-se um cientista a tentar descobrir mais sobre enxaquecas, suas causas e pesquisas sobre possíveis tratamentos e medidas de prevenção. Hoje Bates é um professor de química na Universidade Brigham. Enxaquecas não acabaram, assim como a sua dedicação para completar a missão.

De acordo com especialistas a mutação estava presente entre a maioria dos sofredores de enxaqueca nas duas famílias. Os ratinhos de laboratório tinham mutação inserida para determinar e desenvolver enxaquecas. Nitroglicerina foi administrada aos ratos para diminuir o limiar de dor. Os cientistas queriam medir a sensibilidade aos estímulos. Foram comparados ao grupo com a mutação genética contra o outro grupo de ratinhos “normais”. Eles encontraram mutação genética com níveis baixos do limiar de sensibilidade na nitroglicerina induzida em comparação aos controles.

Aumento da Sensibilidade à Luz e Som: Enxaqueca

Muitas pessoas sofrem de enxaquecas um pouco antes ou durante a dor de cabeça. Auras são perturbações perceptivas como pensamentos confusos ou experiências à percepção de luzes estranhas, espumante ou piscando às linhas do campo visual, pontos cegos, alfinetes e agulhas em um braço ou uma perna, ou nos odores desagradáveis. Pesquisadores do INSERM, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, descobriram que as mulheres que têm enxaqueca com aura têm um maior risco de ataque cardíaco, enquanto que aquelas que tomam contraceptivos recentes podem ter risco maior de coágulos sanguíneos.

Pacientes também podem ter premonições chamadas de pródromos que ocorrem várias horas ou em um dia ou mais, antes da dor de cabeça. Essas premonições representam sentimentos de euforia e energia intensa, vontade de comer doces, sede, sonolência, irritabilidade ou depressão, conforme aponta grande parte dos especialistas.

Como a Enxaqueca É Tratada e Prevenida?

Algumas alterações de estilo de vida podem ajudar a reduzir a frequência de enxaqueca. Estas incluem dormir o suficiente, reduzir o estresse, beber água, evitar certos alimentos e exercício físico regular. Tratamento de enxaqueca (terapias abortivas) e prevenção (terapias preventivas) traz foco em evitar os gatilhos ao controlar os sintomas ao tomar medicamentos. Em termos práticos os analgésicos são primeiras terapias abortivas para eliminar a dor de cabeça ou reduzir a dor. Antieméticos também podem ser empregados para controlar os sintomas, como náuseas e vômitos. Agonistas da serotonina também podem ser prescritos caso o uso dos remédios iniciais não resulte em êxito em eliminar os sintomas.

Dores de Cabeça

Dores de Cabeça

Se o vômito torna difícil ingerir drogas, os antieméticos são prescritos. Prevenção da enxaqueca começa evitando coisas que provocam a doença. Os principais objetivos de terapias profiláticas são: Reduzir a frequência aumenta a eficácia das terapias abortivas. Existem várias categorias de medicina preventiva, desde mudanças de dieta e exercício aos medicamentos prescritos. Parte delas incluem:

(1) Ervas e vitaminas, como carrapicho, cannabis, coenzima Q10, citrato de magnésio, riboflavina, B12 e a melatonina. (2) Cirurgia que corta o supercílio muscular e nervo zigomático no cérebro. (3) Implantar estímulo na medula espinhal. (4) Correção da visão. (5) Exercício, sono e atividade sexual. (6) Quiropraxia ou acupuntura. (7) Dietas especiais sem glúten.

Imagem de Amostra do You Tube

Quais Os Principais Segredos da Enxaqueca? 

Especialistas acreditam que seja causada por alterações nas químicas do cérebro. Em particular, os níveis de um tipo de química chamada redução da serotonina acontece durante o processo das dores. Baixos níveis de serotonina afetam os vasos sanguíneos e em parte causam espasmo cerebral, o que os torna estreitos. Isso pode causar os sintomas da aura. Pouco tempo depois, os vasos sanguíneos se dilatam (amplia) e causam dor de cabeça. A razão para diminuir a serotonina não está compreendida por grande parte dos especialistas até os dias de hoje.

Cientistas acreditam que a flutuação dos níveis de hormônios está ligada à causa da enxaqueca. Mulheres que sofrem da doença dizem que são mais propensas a ter um ataque por volta da época de período. Isso é conhecido como enxaqueca menstrual. Pouco antes das mulheres terem o período, os níveis do hormônio estrogênio entram em queda. Elas podem ter no ciclo menstrual, a partir de dois dias antes e três dias após o primeiro dia do período. Cerca de um em cada sete fêmeas têm ataques na época do período. Isso é conhecido como o estado puro da doença! Cerca de seis em cada dez mulheres têm ataques também em outros momentos.

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Diferença Entre Castelhano e Espanhol(0)

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos! Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Seleção Espanhola: Qual A História?

Seleção Espanhola: Qual A História?(0)

A Seleção Nacional de Futebol Espanha é controlada pela Real Federação Espanhola de Futebol, o órgão que administra o esporte no território espanhol. Virou membro da FIFA em 1904, embora a Federação se fundisse apenas em 1909. Estreou no campo em 1920. Campeã mundial da Copa do Mundo de 2010 e Euro 2012, entre outros

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade