Cuidados Com os Dentes em Gengivas dos Cães e Gatos

Por Que os Dentes e Gengivas dos Animais Precisam de Cuidados?

Os veterinários dizem que cerca de dois terços dos donos de animais não cumprem o tratamento dental recomendado para seus cães e gatos, os dois animais de estimação mais populares de se ter em casa. Se as pessoas soubessem as implicações que os problemas nos dentes e gengiva trazem, elas levariam mais a sério os cuidado orais dos seus bichinhos de estimação.

Saiba Mais

Saiba Mais

Problemas nos dentes e na gengiva dos animais de estimação podem levar a doenças graves em outros órgãos do corpo, que pode ser fatais se não forem cuidadas. Infecções crônicas bucais afetam a saúde e podem causar problemas no fígado, coração, pulmões e rins. Mas as ações de prevenção e de cuidados regulares podem protegê-los de ter esses problemas e ajudá-los a desfrutar de vidas mais longas e saudáveis.

Os Problemas Dentários Mais Comuns Entre Cães e Gatos

Problemas nos dentes e gengivas dos animais geralmente ocorrem entre as idades de 2 a 3 anos. A seguir estão alguns dos problemas mais comuns que afligem os nossos amigos peludos e os sinais que ajudam a detectá-los.

1. Gengivite

Quando você notar uma ligeira vermelhidão nas gengivas do seu animal de estimação, não ignore. Este é um sinal de gengivite ou inflamação da gengiva. A inflamação da gengiva em sua fase inicial é facilmente reversível quando se toma medidas imediatas. Além da vermelhidão, há também um tipo de placa, que é a principal causa da gengivite. Ela ocorre quando restos de comida ficam na boca e se misturam com a saliva, células mortas e muco, transformando a área em um terreno fértil rico para as bactérias. Mau hálito e um ligeiro inchaço das gengivas são outros sinais de gengivite.

2. Doença Periodontal

Quando há um agravamento da gengivite, ela se transforma na doença periodontal. A placa endurece, forma o tártaro e cria bolsas gengivais (espaços estreitos entre a gengiva e os dentes). Essas bolsas permitem que as bactérias penetrem mais profundamente nas gengivas, agravando assim a vermelhidão, o inchaço e o sangramento. Eventualmente, as gengivas se retraem, os tecidos são destruídos e dentes se soltam, colocando-os em risco de cair.

Com a doença periodontal, seu animal de estimação sente muita dor e tem dificuldade para comer e mastigar. O hálito fica ruim, as gengivas começam a sangrar e os dentes podem chegar a cair. O pior acontece quando a infecção bacteriana das membranas penetra, vai para a corrente sanguínea e chega em outras partes do corpo, causando doenças sistêmicas dos órgãos vitais.

3. Estomatite

Estomatite Periodontal Ulcerativa Crónica, ou simplesmente estomatite, é uma condição que ocorre quando o seu gato ou cão desenvolve uma reação grave à placa nas superfícies dos dentes. Aparecem as lesões ulcerativas, que se formam sobre os tecidos ao redor dos dentes. Ela pode causar inflamação da garganta e do palato e há perda de de apetite, grande quantidade de saliva, sangramento, sensibilidade da boca, a halitose ou mau hálito grave e perda de peso.

Na maioria das vezes, a estomatite é um resultado da doença periodontal ou gengivite não tratada.

4. Os Dentes de Leite

Cães e gatos têm dentes de leite também, assim como os humanos. Eles caem e são substituídos por dentes permanentes adultos. Em cães, os dentes costumam crescer permanentemente entre 7 e 8 meses de idade e em gatos, os dentes do bebê geralmente são completamente substituídos aos 4 meses de idade. Os dentes de leite que não caem podem causar um problema quando os dentes adulto nascerem. Eles podem causar uma superlotação, o dente adulto pode sair torto, atrapalhando a mordida e possibilitando o surgimento de placas.

Imagem de Amostra do You Tube

5. Abscesso na Raiz do Dente

Um abscesso é uma infecção que ocorre na raiz do dente do seu animal. É caracterizada por dor e pela presença de pus, mas a maioria dos donos de animais não será capaz de perceber o pus. Os sintomas externos incluem a perda de apetite, dificuldade em comer e inchaço facial, como o desenvolvimento do abscesso. É comum que o animal passe a pata no local ou esfregue seu rosto no chão, levando o dono a pensar que se trata de uma coceira.

Um abscesso geralmente é causado por duas condições: presença de doença periodontal e lesão dentária traumática. Na doença periodontal, as bolsas alargadas permitem que os restos de alimentos e bactérias se acumulem dentro e formem um abcesso, enquanto que um dente quebrado ou rachado expõe os tecidos sob o esmalte, dando entrada para as bactérias que causam o abscesso.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Como Prevenir Doenças Bucais em Animais de Estimação

Como diz o ditado, a prevenção é sempre melhor que a cura. Você pode ajudar a evitar estas condições dentárias comuns em seus animais e mantê-los saudáveis e confortáveis. Em casa, você pode escovar os dentes uma vez por dia ou até mesmo apenas três vezes por semana. Para complementar, leve-os a um veterinário para que ele possa fazer uma limpeza profissional anualmente.

A escovação pode ser feita usando uma escova ou o dedo envolvido em uma gaze. Incline o animalzinho em um ângulo de 45 graus, mova o dedo em um movimento circular e alcance todas as áreas, se possível. Há no mercado, cremes dentais veterinários, enxaguantes bucais antibacterianos e tiras de couro para mastigar que você pode comprar em pet shops. Estes produtos diminuem o acúmulo de placa bacteriana e podem ajudar, e muito, a proteger os dentes e gengivas do seu melhor amigo.

Imagem de Amostra do You Tube

Dê para o seu animal de estimação brinquedos não-tóxicos que ele possa mastigar para massagear as gengivas e servir como uma válvula de escape para o estresse e o tédio. Mais uma vez, o seu veterinário é seu melhor conselheiro para esses brinquedos.

O atendimento domiciliar para a saúde dental do animal é sempre útil. Muitas vezes, um profissional de limpeza e escovação animal é necessário quando você não consegue realizar o procedimento sozinho. Se possível, leve seu animal para fazer um exame abrangente, que envolve raios-x para diagnósticos e anestesia para a limpeza total. Cuide de seus animais de estimação. Eles certamente pagarão com alegria todo o seu carinho e cuidado.

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Diferença Entre Castelhano e Espanhol(0)

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos! Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas(0)

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade