Dicas Sobre Queimadura de Pele

Existem três classificações de queimaduras na pele.  Antes de tratar a sua é preciso identificar o tipo. Os níveis diferentes determinam não apenas o grau como também a extensão da lesão.

Queimaduras de Primeiro Grau

Queimaduras de primeiro grau são as menos graves já que apenas a camada externa da pele é queimada. A região afetada fica vermelha e pode demostrar um pouco de inchaço ou sensação dolorosa. Deve ser tratada como se segue:

01-Esfrie a pele com água corrente fria sobre a queimadura até que a dor desapareça. Na falta de torneira use bolsa de gelo, legumes congelados, ou mesmo refrigerante para esfriar a área afetada.

02-Ao arrefecer a queimadura e reduzir o inchaço atraia o calor para longe da pele. Não use gelo de modo direto sobre a queimadura de primeiro grau.

Como Tratar Queimaduras

Como Tratar Queimaduras

03-Bandagem é importante para tratar a queimadura, pois mantém o ar fora da região, que pode causar dor. Também protege da infecção e irritação. Cubra com uma gaze esterilizada. O algodão fofo deve ser evitado porque pode irritar a pele queimada. Não coloque pressão na região.

Se você estiver com dor, tome um analgésico, como o ibuprofeno, paracetamol, naproxeno ou aspirina (menos às crianças).

Não aplique manteiga ou pomadas para a queimadura.

Não exploda as bolhas que foram formadas por causa da queimadura.

Normalmente a cura chega entre três a seis dias sem tratamento adicional.  Preste atenção aos sinais de infecção, tais como aumento da dor, vermelhidão, febre, inchaço ou erupção cutânea. Necessário consultar o médico se sentir os sintomas depois de ter tratado a pele.

Queimaduras de Segundo Grau

Queimaduras de segundo grau ocorrem quando a camada exterior da pele foi queimada. Bolhas de queimaduras, vermelhidão e manchas são típicas incidências que surgem com o problema. Também causa dor e inchaço. Se o dano for menor do que três centímetros e parece ser uma queimadura de segundo grau, siga os mesmos passos do primeiro grau.

Porém, esteja com a atenção acesa para prevenir a infecção com a trocar do curativo todos os dias. O dano deve ser curado entre duas a três semanas (queimaduras tendem a coçar, mas evite para não piorar o quadro clínico).

Imagem de Amostra do You Tube

Queimaduras de Terceiro Grau

Grave, embora por vezes não dolorosa (a área pode ser paralisada porque as terminações nervosas morrerem). Envolve todas as camadas da pele e pode conduzir a danos permanentes.

A queimadura afeta músculos e ossos e a pele fica com tom branco ou preto carbonizado. Necessário discar 911 para todas as grandes queimaduras. Enquanto espera a ajuda chegar, siga os passos:

01-Não remover a roupa queimada!

02-Não mergulhe queimaduras graves em água fria – isso pode causar choque!

03-Eleve a parte do corpo queimado acima da altura do coração, se possível.

04-Cubra a área queimada com um curativo estéril úmido, pano ou toalha.

05-Embora a maioria das queimaduras comuns sejam menores e tratáveis em casa, na queimada grave o corpo está inseguro. Procure ajuda médica com urgência!

Como Tratar Queimadura de Sol no Rosto?

Esteticistas podem convencer a branquear a pele do rosto para se livrar dos danos. O creme branqueador quando aplicado queima e traz coceiras. Ao voltar para a casa existe a possibilidade de olhar ao espelho e encontrar manchas queimadas ou erupções.

Certos produtos químicos podem queimar a pele e causar irritação. Por isso é melhor obter o tratamento de maneira urgente. Ingredientes naturais, como água sanitária açafrão, iogurte e limão são usados em termos populares.

Porém, antes de aplicar qualquer produto na pele é necessário consultar a opinião de especialistas para não correr o risco de piorar o quadro clínico. Caso fique queimado em excesso por causa do excesso de sol siga as seguintes indicações:

1-Lave o rosto com água corrente fria. Evite usar sabão ou qualquer loção pós-lavagem.

Queimaduras de Pele

Queimaduras de Pele

2-Massageie a área queimada com um cubo de gelo para aliviar as queimaduras e diminua as chances de dor. Mesmo o gel de tratamento pode ser refrigerado nas bandejas do congelador.

3-Não exponha o rosto ao sol. A pele branqueada pode ter coceira em reação à radiação. Limpe o rosto com algodão embebido no leite frio.

4-Lave o rosto regularmente com água de coco, ela pode evitar cicatrizes;

5-Beba suco de abóbora ou pepino para que o corpo fique hidratado e limpo por inteiro. Se as erupções são graves, procure a ajuda de dermatologistas. Alguns cremes e pomadas podem curar ou secar a pele.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Tratar Queimadura Química?

As queimaduras químicas são causadas por qualquer reação adversa na pele. Acontece tanto de maneira grave como ligeira. Diferentes tipos são tratados de forma distinta. Não se pode ignorar o fato de que é necessário manter a calma em todos os momentos. A vítima precisa ficar em posição estável. Se necessário solicite ajuda de emergência!

1-Certifique-se do número correto de queimaduras. Caso esteja em local perigoso não se esqueça de sair de maneira imediata.

2-Não deixe ninguém entrar no local. Não é seguro!  Se há alguma substância química deixada na pele é necessário eliminá-la. Faça isso usando luvas de proteção compostas por plásticos ou qualquer outro material resistente. Use movimentos suaves e mova em única direção para não espalhar a química em outras partes da pele.

3-Lave a pele, tão rapidamente quanto possível, com água corrente fria. Você pode usar a pia! Se estiver do lado de fora use a mangueira de jardim. Não lave as vítimas de queimaduras com água suja, pois pode causar infecções. Mantenha a lavagem com grande fluxo até ter a sensação de que queimação está desaparecendo, o que pode levar entre 15 e 45 minutos.

4-Remova quaisquer joias ou roupas que tiveram contato com o produto químico.

5-Enrole gaze esterilizada em torno da queimadura para prevenir infecções.

6-Avalie se é necessário procurar atendimento de urgência. Possível compreender o quadro ao olhar na pele que pode criar bolhas ou soltar.

Atenção! Se a queimadura foi causada por ácido carbólico ou fenol não se deve lavar em imediato com água. Lave com álcool isopropílico em primeiro lugar. Então, quando toda a substância tiver sido removida, proceda com a lavagem com H2O.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

As queimaduras de pele podem acontecer quando se menos espera, e sempre é um acidente, por isso é importante na hora que elas acontecerem saber o que fazer e também aprender a tratar e curar este tipo de problema que pode acontecer com qualquer pessoa.

Você Se Queimou O Que Fazer?

O primeiro passo que deve ser tomado antes de mais nada é consultar um médico, e procurar identificar se se trata de um ponto considerado a ou b. O que isto significa.

Graus de Queimadura

Se a sua queimadura for de primeiro ou segundo grau, se esta queimadura estiver localizada em uma determinada superfície de pele, com um tamanho superior ao tamanho de uma mão, ou ainda se ela estiver localizada nas regiões das articulações ou também se aconteceram em crianças recém nascidas e pequenas, até mesmo se os olhos ou a boca são afetados. Se ela for de terceiro grau todas estas situações deverão acontecer ao mesmo tempo, por isso é importante consultar um médico, este que irá explicar todos os procedimentos que deverão ser seguidos.

Sem As Situações Listadas Acima, Se A Queimadura For de Primeiro e Segundo Grau é Possível Se Tratar Sozinho, Veja Como A Seguir:

Primeiramente é importante resfriar a queimadura o mais rápido que se puder, com água fria em uma temperatura que deverá ser equivalente a 15 Graus, por um período de pelo menos 20 minutos. É importante resfriar a região por bastante tempo já que a água irá resfriar também os tecidos internos, já que é bastante comum as queimaduras no interior continuem queimando e por isso é importante se aplicar água fria e também morna.

Imagem de Amostra do You Tube

Em Seguida Você Poderá Aplicar Medicamentos, Saiba Como Os Aplicar Corretamente A Seguir:

Primeiramente procure limpar bem a queimadura com soro fisiológico ou ainda sabonete antisséptico, e desinfete o local, um produto interessante de se utilizar é o hipoclorito de sódio ou ainda a clorexidina em forma diluída, e em seguida procurar secar a queimadura tampando muito bem o seu ferimento.

Saiba Mais

Para finalizar procure aplicar sobre a queimadura um produto tópico de proteção e cicatrizante, como por exemplo cremes que sejam a base de sulfadiazina de prata ou ainda o chamado clorocresol e procure cobrir com um curativo estéril, uma gase, que poderá não aderir ao ferimento. É importante em cada dois dias procurar mudar o curativo.

Se tiver dor com relação a sua queimadura é possível se tomar um analgésico para minimizar o problema junto de um medicamento antialérgico ou ibuprofeno.

Queimaduras Solares Como Tratar

Uma exposição solar prolongada deverá provocar problemas sérios de pele com um tempo, inclusive de diversos graus causando um grande incômodo e ainda muito vermelhidão. Veja a seguir como tradar de forma natural as queimaduras solares.

Utilize Sempre Compressas de Camomila

Procure fazer um chá de camomila bastante concentrado e deixe na geladeira até que gele. Procure depois disto molhar uma gaze com um pedaço de algodão ou ainda um pano limpo no chá e aplique em sua pele queimada pelo sol, procurando deixar atuar por um período de mais ou menos 10 minutos. A camomila oferece propriedades calmantes e também cicatrizantes ajudando a diminuir consideravelmente o desconforto que é causado pelas queimaduras. Procure utilizar este tipo de compressa várias vezes ao dia, e também em todas as áreas que foram afetadas pelo sol.

Tome Banho Somente Com Água

Utilizar sabão e sabonete pode agredir muito a sua pele, e por isso favorece o ressecamento, que é causado pela queimadura solar, é indicado tomar banho apenas com água, sem esfregar a sua pele. Se ela estiver muito quente, procure não tomar banho com água fria. E na hora de secar, procure não esfregar a toalha no seu corpo, deixando secar a sua pele ao ar livre ou ainda procurar aplicar com cuidado uma toalha felpuda sob a pele devagar.

Procure Sempre Hidratar A Pele

Em seguida depois de tomar banho e durante várias vezes por dia, é interessante aplicar cremes hidratant4es gelados, ou a base de plantas medicinais como por exemplo o aloe vera, em todas as regiões que forem queimadas pelo sol. Desta forma o risco de sua pele descamar será muito menor e a dor também. É importante procurar hidratar a sua pele de dentro para fora, por isso procure beber muita água e sucos de frutas feitos na hora. Suco de melancia, abacaxi e cenoura com laranja é uma excelente alternativa pois são repletos de antioxidantes.

Alguns Alimentos Poderão Ajudar Neste Tipo de Manutenção

A ingestão de alimentos que possuam ácidos lipóicos normalmente procuram amenizar a vermelhidão e ainda deverão fazer parte de um cardápio de quem tiver queimaduras do sol. Como exemplos deste tipo de alimentos temos o arroz integral, a aveia, a quinoa e o amaranto. Outros óleos vegetais são uma boa alternativa e poderão ser muito utilizados para cozinhar alimentos e temperar as suas saladas.

Estes foram alguns dos tratamentos naturais indicados para queimaduras de pele do sol, onde a pele fica avermelhada, inchada e também dolorida, caso o indivíduo apresentar uma intensa vermelhidão por todo o seu corpo, além de febre e bolhas, é recomendada uma consulta médica pois poderá ser o retorno de um problema mais grave e será inclusive preciso tomar algum tipo de anti inflamatório.

Dicas Rápidas Para Evitar Queimaduras Solares

Antes de mais nada a proteção é fundamental, por isso utilizar chapéus, e ainda roupas que tenham tecidos escuros e trançados normalmente absorvem as luzes ultravioleta do que tecidos de algodão que sejam mais claros. Além disso tecidos secos poderão oferecer uma maior proteção do que os tecidos que são molhados.

Imagem de Amostra do You Tube

A utilização de protetor solar de fator 30 é algo obrigatório. E por isso procure se certificar de o aplicar em abundância, aplicando apenas uma camada fina de protetor o que irá reduzir a capacidade de queimaduras solares em mais de 50%.

É interessante também aplicar o protetor em torno de 30 minutos antes de ir para o sol, já que a sua pele irá o absorver. De duas em duas horas aplique novamente.

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Diferença Entre Castelhano e Espanhol(0)

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos! Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas(0)

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade