Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos!

Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa resposta podemos deduzir que não existe na prática e de jeito nenhum diferenças, mas não é bem assim. A verdadeira diferença é que esses termos nasceram em momentos diferentes. O que significa que primeiro surgiu o termo castelhano, o mais antigo, que tem como época a Idade Média, no Reino de Castela e nessa época o país Espanha não existia. Quando esse reino foi crescendo e se impondo como país, estamos falando do século XIII, ele foi se impondo aos territórios que conhecemos atualmente como Espanha.

Diferença Espanhol-e-Castelhano

Diferença Espanhol-e-Castelhano

Sendo assim, por questões de domínio territorial, o castelhano, que na verdade era um dialeto com influência do latim, tornou-se a língua daquele país no ano de 1942. O que acontece é que esse território que teve essa nova língua imposta é o que hoje é a Espanha. Resumindo, o castelhano passou a ser chamado de espanhol, uma vez que toda aquele território ganhou o nome de Espanha. Na prática é uma questão de política. Fica difícil não estranhar uma pessoa na Argentina dizendo que fala espanhol. Assim sendo, os países onde as pessoas falam o espanhol na América do Sul dizem que falam o castelhano e na Espanha, os espanhóis dizem que falam o espanhol. Assim como no México e no Caribe. Porém, existe uma diferença forte na pronúncia e algumas palavras diferentes também, nada que não permita que um argentino entenda um espanhol e vice-versa. É a mesma coisa com o português falado no Brasil e em Portugal. Algumas palavras são diferentes e a pronúncia mais ainda.

Porém, apesar de falarmos que na Espanha se fala o espanhol é possível encontrar uma diferença em algumas regiões. No norte, ainda se faz referência a língua omo castelhano e nas Ilhas Canárias e Andaluzia, espanhol. Sem falar que na Espanha se fala também dialetos, como por exemplo, o catalano falado em Barcelona e mais, em uma região espanhola se fala o galego, que é uma língua muita parecida com o português.

Um Pouco da História da Língua Espanhola ou Castelhano

O espanhol ou castelhano foi evoluindo com base em um número variado de dialetos oriundos do latim. Se trata de uma língua românica e faz parte do grupo ibero-românico. Os dialetos que influenciaram na criação dessa língua são aqueles que eram falados no centro-norte da Península Ibérica há muitos anos atrás. Dessa parte se espalhou e chegou no Reino de Castela, que ficava bem no norte do que hoje é a Espanha.

No início o espanhol era medieval e foi com uma passagem que ele passou a ser moderno e a principal característica dessa passagem é o “ensurdecimento” das consoantes que eram usadas na língua antiga. Essa mudança teve início no século XV.

A língua espanhola também ganhou para o seu vocabulário influência do árabe e do basco e de outras línguas. Com o passar do tempo também foram sendo desenvolvidas novas palavras para o vocabulário.

Hablas Espanhol

Hablas Espanhol

Foi então que a língua começou a se espalhar influenciando muito países na América, mas também chegou a Ásia e a África, isso enquanto o Império Espanhol ia crescendo nos séculos XV e XIX.

Segundo dados de pesquisas sobre as línguas existentes no mundo, no ano de 1999, 358 milhões de nativos falavam espanhol e que falam o idioma no mundo, subia para 417 milhões. Com o passar dos anos esse número teria chegado a mais de 500 milhões. Aliás, a língua espanhola é a segunda mais falada no mundo, em primeiro está o mandarim. O maior número de pessoas que falam o idioma está concentrado no México.

Além disso, o espanhol é uma das línguas oficiais da ONU, Organização das Nações Unidas, no total são 6 que fazem parte. A sua importância vai mais além é usada como idioma oficial no Mercosul, na União Europeia e na União de Nações Sul-Americanas.

Imagem de Amostra do You Tube

A Língua Espanhola Nos Estados Unidos

Com o grande crescimento da população que fala língua espanhola em território americano e o aumento do chamado Cinturão do Sol, o espanhol acabou tornando-se a segunda língua mais estudada pelos nativos daquele país. Outro fator que contribui para o aumento do número de pessoas que falam o idioma é a economia e claro, a grande extensão geográfica do território da América Latina. Além disso, o turismo na Europa também fez com que o número de pessoas com interesse pela língua aumentasse.

Outro fator de relevância e que demonstra o interesse pela língua espanhola é que na internet ela está em terceiro lugar, como uma das mais usadas, perdendo somente para o mandarim e para o inglês. Quando assunto é língua estrangeira mais estuda, ela entra como segunda e também para comunicação internacional, ocupa a segunda colocação, só ficando atrás do inglês.

No Brasil, é muito comum que para determinados colocações de trabalho seja exigido o conhecimento do espanhol, como língua tão importante quanto o inglês.

Veja agora a lista de países onde o castelhano ou espanhol são línguas oficiais:

Imagem de Amostra do You Tube

Bolívia, Chile, Argentina, Costa Rica, Cuba, Colômbia, Guatemala, El Salvador, México, Panamá, Equador, Nicarágua, Peru, Espanha, Uruguai, Guatemala, Venezuela, Guiné Equatorial, Porto Rico, Honduras, República Dominicana e Paraguai.

Como não língua oficial é muito importante nos Estados Unidos e em Belize, assim como na África, na Saara Ocidental, em Ceuta, nas Canárias, na Guiné Equatorial e na Melila.

O espanhol ou castelhano foi declarado como uma das línguas oficiais da Organização da Unidade Africana em 11 de julho de 2001. A língua entrou ao lado das seguinte outras, que já faziam parte: inglês, francês, árabe, português e kiswahili.

Na Europa, além de ser falado na Espanha, o espanhol é a língua oficial de Gibraltar e Andorra e também é possível encontrar núcleos de imigrantes que levaram o idioma para outros países como Suíça, Itália, França, Alemanha e República Checa. Sendo uma das línguas oficiais da União Europeia.

Na Oceania é falada em núcleos de imigração nas Filipinas e na Austrália e também é falada no Ilha da Páscoa no Chile.

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas(0)

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação

Seleção Espanhola: Qual A História?

Seleção Espanhola: Qual A História?(0)

A Seleção Nacional de Futebol Espanha é controlada pela Real Federação Espanhola de Futebol, o órgão que administra o esporte no território espanhol. Virou membro da FIFA em 1904, embora a Federação se fundisse apenas em 1909. Estreou no campo em 1920. Campeã mundial da Copa do Mundo de 2010 e Euro 2012, entre outros

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade