O Que Fazer Com os Dentes Sensíveis?

Dentes sensíveis não são apenas dolorosos, mas também podem começar a interferir com a vida diária. A sensibilidade dentária pode ser dor na boca. Alimentos frios ou quentes, bebidas, doces açucarados e até mesmo vento frio contra os dentes podem trazer dores latejantes ou picadas.

Sorriso

Sorriso

Na maioria dos casos, os dentes são sensíveis por causa do exterior das camadas-esmaltes sobre a coroa, que expõe a dentina do dente, cheios de minúsculos tubos de terminações nervosas sensíveis.

1. Creme Dental Para Dentes Sensíveis

Várias marcas de pasta de dentes no mercado são projetadas para ajudar as pessoas com dentes sensíveis. Algumas pastas contêm ingrediente ativo chamado nitrato de potássio, o que ajuda a bloquear os túbulos da dentina. Eles não funcionam para todos, mas os especialistas concordam que é geralmente a melhor maneira de defesa. Muitas vezes as pessoas usam apenas algumas vezes e depois param com o fim das dores, algo contraindicado. O uso deve ser feito de maneira constante.

2. Mude a Maneira de Escovação

Se você não está usando uma escova macia, esfregando os dentes com vigor ou demorando menos de dois minutos na escovação, então não está fazendo nenhum favor aos dentes sensíveis. Difícil escovação pode realmente desgastar o esmalte, aumentando a sensibilidade nos dentes. Quem tem qualquer recessão da gengiva ou perda óssea traz raiz do dente é exposta como um resultado.

3. Evite Alimentos e Bebidas Ácidas

A exposição ao vinho tinto, pop, sucos de frutas ácidas e alimentos, tais como laranjas, colocam o esmalte sobre ataque constante. Limite estes alimentos e bebidas. Tente escovar os dentes em cerca de 20 minutos depois de se alimentar. (não mais cedo, ou a escovação pode prejudicar o esmalte). Mesmo que seus dentes ainda não estejam se sentindo sensíveis, representa boa ideia a cautela sobre o consumo de certos alimentos e bebidas que trazem perda do esmalte, efeito considerado irreversível.

Cuidado Com Os Alimentos

Cuidado Com Os Alimentos

4. Pergunte ao Dentista sobre Trabalho de Pintura

Se não está tendo muita sorte com um creme dental dessensibilizante, fale com seu dentista sobre pintada das barreiras. Agentes dessensibilizantes, como verniz de flúor ou resinas plásticas, podem ser aplicados para as áreas sensíveis dos dentes. Eles se desgastam com o tempo, dependendo do tipo de material é usado, de modo que precisa ser reaplicado para o efeito ficar constante.

5. Acabar com Ranger de Dentes

Se estiver com ranger dos dentes quando está tenso, então o esmalte pode trazer problema de sensibilidade. Você pode até não perceber ao fazer a moagem. Muitas vezes as pessoas só fazem isso enquanto eles estão dormindo, mas a dor inexplicável mandíbula ou dor de cabeça pode ser um indício. Quem range os dentes pode usar protetor de boca da noite, ou mudar sua posição para dormir.

Imagem de Amostra do You Tube

6. Cuidado com o Bruxismo

O bruxismo caracteriza-se pelo ranger dos dentes e inclui, tipicamente, o aperto da mandíbula. Atividade para-funcional que ocorre na maioria dos seres humanos em algum momento de suas vidas. Ações que acontecem tanto de dia como de noite, embora seja durante o sono que aconteça a grande parte dos problemas de saúde, até mesmo nos cochilos. O bruxismo é um comum distúrbio do sono.

O bruxismo está relacionado com hábito e não com os reflexos de atividade de mastigação Atividades reflexas acontecem de forma confiável em resposta aos estímulos, sem o envolvimento de atividade cerebral subconsciente. Mastigações são atividades complexas neuromusculares que podem ser controladas ou por processos subconscientes e conscientes dentro do cérebro. Durante o sono, (e para alguns, durante as horas de vigília, enquanto a atenção consciente se distrai) os processos subconscientes podem ocorrer sem controle, permitindo assim a incidência do bruxismo.

A etiologia do bruxismo problemático pode ser bastante variada de reações alérgicas ou indisposições médicas, como os traumas (acidente de carro). Também acontecem nos períodos de alta tensão. Certas condições médicas podem desencadear o bruxismo, incluindo digestivos e doenças de ansiedade.

Imagem de Amostra do You Tube

A maioria das pessoas não está ciente do próprio bruxismo. Apenas cerca de 5% passam a desenvolver sintomas como dor na mandíbula e dores de cabeça, que requerem tratamento imediato.  Um parceiro dormindo pode observar o comportamento. É certo que os sofredores podem notar sintomas de dor, sem entender a causa.

Ao longo do tempo podem acontecer danos dentários. O bruxismo é a principal causa de trauma oclusal. Provoca perda dentária e retração gengival. Os sintomas podem ser altos o suficiente para acordar um parceiro dormindo. Algumas pessoas apertam os dentes sem grandes movimentos laterais.

Nos casos típicos que envolvem o movimento lateral, caninos e incisivos são movidos contra si, lateralmente, ou seja, com ação de lado-a-lado, pelos músculos que se encontram nas articulações. Este movimento desgasta a estrutura do dente e pode levar ao desgaste das bordas dos dentes. Pessoas com bruxismo também podem moer seus posteriores dentes, o que irá vestir as cúspides da superfície oclusal.

O bruxismo encurta os movimentos laterais e embota os dentes. Possibilidade total decadência dentária e fratura do dente. Intervenção precoce por um dentista é aconselhável. Em casos crônicos e graves, o bruxismo pode levar a artrite das articulações temporomandibulares.

7. Outras Causas e Visita ao Dentista

O bruxismo não é a única causa de desgaste do dente, tornando difícil de diagnosticar por evidência visual. Dentes abrasivos são normalmente levados para a atenção do paciente durante um exame odontológico de rotina. A técnica de diagnóstico mais confiável é medir a eletromiografia – Medidas para captar sinais elétricos dos músculos da mastigação (masseter e temporal), método usado em laboratórios de sono de maneira usual.

Em termos gerais, as unidades de cabeceira EMG são semelhantes das utilizadas por laboratórios do sono. Estas unidades captam os sinais de músculos faciais através de fios de ligação da unidade de cabeceira para eletrodos colados ao rosto do paciente.

Podem ser feitos no modo silencioso para registrar o número total de incidentes e o tempo total de incidência para cada noite. Estes números permitem aos dentistas quantificar os níveis de gravidade do bruxismo. Eletrodos adesivos ou fios ligados à face registram a hora exata e a duração da intensidade de cada incidência como monitores.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Diferença Entre Castelhano e Espanhol(0)

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos! Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas(0)

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade