Os Perigos dos Gases de Escape do Automóvel

Os gases de escape do motor de um automóvel contêm grande número de produtos químicos. Uma vez liberado para o ar, emissões de escape são inaladas e transportadas na corrente sanguínea a todos os órgãos importantes do corpo. Diesel parece ter o mesmo potencial de problema oferecido por sistemas à base de gasolina. Os principais perigos incluem:

Poluição e Saúde

Poluição e Saúde

Monóxido de carbono

Monóxido de carbono

Dióxido de nitrogênio

Dióxido de enxofre

Benzeno

Formaldeído

Hidrocarbonetos policíclicos

Quais Principais Riscos dos Gases de Escape do Carro?

Embora existam milhares de pesquisas que apontam para séries de problemas de saúde na população, o risco exato de qualquer indivíduo representa ponto difícil de ser definido. No entanto, não há dúvida de que quanto mais exposição maior o risco. Pessoas com doenças respiratórias como asma ou bronquite são vulneráveis de forma especial.

O impacto na saúde que gera grande impacto acontece no sistema respiratório. Cientistas estimam que a poluição do ar, cujas emissões dos veículos são principais contribuintes, é responsável por 24 mil mortes prematuras no Reino Unido a cada ano. Muitas dos óbitos acontecem em consequência da asma, bronquite e outras doenças respiratórias conhecidas por serem agravadas por exposição aos fumos do escape de automóveis.

Um estudo holandês com 632 crianças de sete a onze anos descobriu que distúrbios respiratórios pioraram conforme a poluição do ar aumentou e gerou distúrbios pulmonares que aumentaram em áreas de dióxido de azoto e partículas associadas às emissões de escape.

Imagem de Amostra do You Tube

Quais Impactos no Sangue?

Poluentes produzem efeitos nocivos sobre sangue e sistema coronário. Os pesquisadores estimam que um em cada cinquenta ataques cardíacos em Londres é desencadeado por poluição do ar. A sujeira atmosférica interfere na formação normal de células vermelhas do sangue através da inibição de enzimas importantes.

Também danificam membranas dos glóbulos vermelhos e interferem no metabolismo celular de modo que reduz o tempo de sobrevivência de cada célula individual. Isto pode levar a anemia – falta de células do sangue – que pode reduzir a capacidade do corpo para fazer circular o oxigénio e os nutrientes essenciais.

Benzeno tem efeito supressor sobre a medula óssea e prejudica o desenvolvimento de células vermelhas do sangue. Exposição ao produto pode resultar em diminuição do número celular ou perda total da medula óssea.

Envenenamento por monóxido de carbono (CO) é semelhante à asfixia. CO se liga à hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos do sangue com 200 vezes a mais de eficácia do que o oxigénio e assim pode reduzir de maneira drástica a capacidade das células em transportar e libertar oxigénio aos tecidos do corpo.

Produtos químicos tóxicos podem estimular o sistema imunológico para atacar os próprios tecidos do corpo, de maneira central nas células que revestem os vasos sanguíneos humanos. O dano inicial é pequeno, mas pode se acumular com a exposição repetitiva às substâncias tóxicas e, eventualmente, levar ao entupimento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de pressão alta e doenças do coração.

Quais Impactos no Sistema Nervoso Central?

Investigações científicas demonstram que a exposição ao chumbo pode levar a alterações de comportamento. Ela também prejudica a função mental, causando problemas com aprendizagem e memória. Pesquisa alemã sugere que o impacto do chumbo sobre o sistema nervoso central pode crescer mais com o avanço da idade.

O sistema imunológico parece ser ficar vulneráveis aos efeitos da poluição. Substâncias como benzeno, dióxido de azoto e partículas pequenas interagem com o sistema imunitário e podem provocar alterações, de respostas imunitárias para a imunossupressão.

Quais Impactos Cancerígenos?   

A exposição prolongada ao benzeno pode causar leucemia. Por afetar o sistema imunológico pode diminuir a defesa do organismo contra tumores. Hidrocarbonetos policíclicos são considerados cancerígeno.

Vários dos compostos provocam tumores em animais de laboratório. Estudos demostraram também que os hidrocarbonetos policíclicos podem causar efeitos nocivos sobre a pele e em fluidos corporais. Policíclicos são responsáveis pela maior incidência de câncer de pulmão por gás inalador pelos trabalhadores e operários de fundição.

Emissão de Gases

Emissão de Gases

Governo e Trabalhadores

Governo e variedade de organizações ambientais trabalham de maneira rotineira para reduzir o impacto da poluição de escape. Por causa das legislações que defendem os trabalhadores, empregadores tomam medidas para prevenir ou controlar a exposição no local de trabalho e ficarem longe de penalidades aplicadas pela justiça que pode ser desde multas altas até o cancelamento do alvará de funcionamento.

Empregadores precisam realizar avaliação adequada o suficiente dos riscos para a saúde e exposição da fumaça de óleo diesel ou gasolina. Em seguida, devem ser tomadas medidas necessárias para prevenir ou controlar a exposição no local de trabalho, por exemplo, colocando ventiladores de ar no local de trabalho de extração ou aberturas de ventilação ou extração de escape no encaixe do tubo de escape ou sistemas de filtragem. Eles também devem fornecer o equipamento de proteção individual adequado, conforme a legislação específica.

Imagem de Amostra do You Tube

Risco Ambiental

Após a mistura do ar o combustível é inflamado nas câmaras de combustão do motor. Os gases residuais que sobraram são descarregados às válvulas de escape e no sistema de exaustão, que, em seguida, encontra o caminho para a atmosfera. Alguns deles são tóxicos e apresentam riscos ambientais em níveis consideráveis.

Quando o combustível não fica queimado ele provoca a emissão conhecida como hidrocarbonetos que são compostos no combustível. As emissões são resultados de combustão incompleta ou da evaporação de combustível para a atmosfera.  A exposição pode contribuir para o desenvolvimento do cancro.

O monóxido de carbono, gás tóxico em extremo, é libertado devido à queima parcial de um combustível à base de petróleo. O perigo está no fato de que ele é incolor, inodoro e mortal. Quando inalado em altas concentrações impede os glóbulos de levar o oxigénio para os tecidos, podendo resultar em morte. Os primeiros sintomas de envenenamento por monóxido de carbono incluem dores de cabeça, náusea, visão turva e fadiga.

As temperaturas altas ao extremo encontradas dentro do motor de carro podem gerar gases feitos de compostos contendo oxigênio e nitrogênio que são combinados de maneira química. Esses gases transformam a poluição visual com cor marrom e são responsáveis por fazer de ozônio da poluição. Ele tem cheiro desagradável, pode causar irritação nos olhos e doenças respiratórias.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Diferença Entre Castelhano e Espanhol(0)

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos! Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas(0)

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade