Seleção Espanhola: Qual A História?

A Seleção Nacional de Futebol Espanha é controlada pela Real Federação Espanhola de Futebol, o órgão que administra o esporte no território espanhol. Virou membro da FIFA em 1904, embora a Federação se fundisse apenas em 1909. Estreou no campo em 1920. Campeã mundial da Copa do Mundo de 2010 e Euro 2012, entre outros títulos dos sub 14 até os profissionais.

Entre novembro de 2006 e junho de 2009 a Espanha ficou invicta no recorde de 35 jogos consecutivos, sofreu derrota para os Estados Unidos, índice compartilhado com o Brasil, incluindo recorde de 15 vitórias consecutivas em jogos FIFA. Na Copa do Mundo 2010, a Espanha se tornou a primeira seleção europeia a levantar o troféu da Copa do Mundo fora da Europa, junto com Argentina e Brasil. Em termos práticos consiste em uma das três equipes nacionais que ganharam a World Cup fora do continente de origem.

Quais As Origens da Seleção Espanhola?

Criada em 1920 com o objetivo principal de formar equipe a representar a pátria nas Olimpíadas da Bélgica, no mesmo ano. Estreou em 28 de agosto contra a seleção da Dinamarca (vice-campeã no torneio olímpico anterior). O time espanhol conseguiu vencer a partida por placar de 1X0 graças com gol de Patrício Arabolaza que se tornou o autor do primeiro gol da Fúria (um dos apelidos da seleção espanhola).

Seleção Espanhola

Seleção Espanhola

Com a respectiva partida, Espanha foi a 28ª equipe nacional a jogar um jogo de futebol. Na fase seguinte o encontro foi contra a Bélgica, seleção anfitriã, no qual espanhóis perderam de 3X1. Não se pode ignorar o fato de que os belgas venceram o torneio depois da bater os checoslovacos, desqualificados por deixar o campo depois que acabou o primeiro tempo da final.

Espanha e outros times nacionais tiveram a chance de jogar um torneio de pequeno consolo no qual foi vencedora. O primeiro jogo nas novas quartas de final foi disputado contra a Suécia em que o conjunto espanhol venceu por 2X1 no final. Partida seguinte disputada contra a Itália. Félix Sesúmaga conseguiu marcar os dois golos e eliminou os italianos. Os espanhóis estavam na semifinal!  Na partida final, a Espanha derrotou a Holanda por 3X1 com dois gols de Félix Sesúmaga e um de Pichichi, conquistando o primeiro torneio internacional para a seleção espanhola.

Seleção da Espanha: General Franco e 1950

A Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial impediu a Espanha de jogar todos os jogos competitivos entre a Copa do Mundo de 1934 e 1950 – quando ficou no quadrangular final junto com Brasil, Suécia e Uruguai. Sem ganhar nenhum jogo os espanhóis ficaram na quarta colocação, resultado considerado fracasso.

Imagem de Amostra do You Tube

Roubo na Copa de 1962: Brasil e Espanha

Em 1960 venceu a Polónia por 7X2 no agregado para avançar para as quartas de final da Copa Europa. Contudo, a Espanha perdeu nas quartas de final à União Soviética por causa de divergências políticas entre o ditador Franco e os soviéticos. Os espanhóis, liderados por Alfredo Di Stefano se qualificaram para a Copa 1962. O Brasil com Amarildo ganhou da seleção espanhola por 2X1 em jogo contestado.

Nilton Santos fez pênalti no atacante espanhol, mas com o uso da malandragem andou poucos passos à frente, para fora da área, a ludibriar o juiz que marcou apenas falta. Interessante notar que a Espanha cobrou a infração e fez o gol, mas o bandeirinha de modo equivocado cancelou ao apontar impedimento. Até esse momento o Brasil perdia por 1X0. Mas, depois do episódio, a seleção brasileira cresceu e Amarildo, o substituto de Pelé, marcou dois gols e virou a partida. Veja o que aconteceu no vídeo abaixo:

Campeonato Europeu 1964: Vitória da Espanha

Não se pode ignorar o fato de que a Espanha ganhou seu primeiro grande título internacional depois de vencer o Campeonato Europeu de 1964, em casa. Derrotou a Hungria por 2-1 para avançar à final contra a União Soviética, com quem o general Francisco Franco se recusou em jogar quatro anos antes. Espanha venceu a final jogada em Madri. A vitória ficaria como grande título solitário nos 44 anos em que os espanhóis ficaram na fila.

Imagem de Amostra do You Tube

Espanha: 44 Anos Sem Título Importante

Em 1976, a Espanha foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 1982. Durante o evento os resultados foram suficientes para garantir o progresso para a segunda rodada, na qual foram atraídos para o Grupo B, mas a derrota para a Alemanha Ocidental e um empate sem gols com a Inglaterra a Espanha foi eliminada.

Miguel Muñoz, ex-treinador de 1969, voltou a treinar o time nacional depois do fracasso, mas não conseguiu destaque no Campeonato Europeu e na Copa de 1970, assim como os demais treinadores espanhóis em campeonatos internacionais que se seguiram no século XX.  Muñoz foi mantido como treinador para o Euro 1988, quando a Espanha não se classificou em grupo com Áustria , Romênia e Albânia.

Futebol

Futebol

Para a Copa do Mundo de 1990 na Itália, a Espanha teve um novo treinador, Luis Suárez Miramontes. Depois de ter qualificado no grupo caiu em derrota por 2-1 para a Iugoslávia na segunda rodada. Recém-nomeado treinador Vicente Miera não conseguiu ganhar a EURO-1992, depois de terminar em terceiro no grupo, atrás da França e Tchecoslováquia. Todavia, o mesmo treinador levou a seleção espanhola para a medalha de ouro nas olimpíadas disputadas em casa, no mesmo ano.

Entre 1992 e 1998 aconteceu o reinado do treinador Javier Clemente, que não troce resultados satisfatórios, em principal na Copa do Mundo da França em que depois de conquistar destaque na fase de classificação os espanhóis caíram na segunda fase. Nomes como Antonio Camacho e Luis Aragonês treinaram a equipe sem êxito.

EURO 2008 e COPA 2010: Volta da Espanha

Espanha derrotou a Alemanha por 1-0, com um gol marcado por Fernando Torres aos 33 minutos e quebrou o jejum de décadas sem título internacional importante ao vencer a EURO 2008. Nos últimos quatro minutos de tempo extra durante a final do Mundial-2010 na África, contra a Holanda, Andrés Iniesta marcou o gol depois de receber passe de Cesc Fàbregas, vencendo a Copa para a Espanha pela primeira vez na história.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Brincadeiras Para Chá de Panela

Brincadeiras Para Chá de Panela(0)

O chá de panela é um momento muito especial para a noiva. É um momento de diversão com as amigas, com a família, é também uma oportunidade de celebrar o casamento que está por vir, enfim, é um momento muito especial para os noivos (o casal em si). Chá de panela, chá de cozinha, chá-bar,

Tendências em Cores Para O Verão

Tendências em Cores Para O Verão(0)

Os dias esquentam, o sol fica mais forte e o calor fica quase que insuportável. As pessoas que trabalham em ambientes fechados agradecem o ar-condicionado e os que trabalham embaixo do sol redobram os cuidados com a pele. Percebe-se (principalmente pela presença do sol) que o verão é a estação da qual estamos falando. Costumes

Diferença Entre Castelhano e Espanhol

Diferença Entre Castelhano e Espanhol(0)

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso que dizer ? Vejamos! Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são os mesmos. Com essa

Dicas Para Comprar Passagem Aérea

Dicas Para Comprar Passagem Aérea(0)

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução. E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas

Causas da Enxaqueca: Dores de Cabeça Agudas(0)

Trinta milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e as fêmeas estão mais propensas do que os machos. Pesquisadores do Instituto GLIA, São Paulo, Brasil e Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA, descobriram que crianças com enxaqueca estão mais propensas a problemas comportamentais, tais como a falta de atenção, ansiedade e depressão, em comparação

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade