Lista de Filmes Sobre Protestos

O Brasil tem passado por um momento em que a população está indo as ruas para protestar por diferentes motivos. Independentemente de concordar ou não com as motivações desses protestos é interessante observar que esse fenômeno social não ocorria com essa intensidade desde o movimento dos Caras Pintadas da década de 1990.

Imagem de Amostra do You Tube

As pessoas resolveram ir as ruas para dizer o que pensam, sejam classes de trabalhadores que protestam por condições mais justas ou mesmo a população de uma forma geral que está incomodada com a corrupção. A arte também imita a vida e existem alguns filmes em que os protestos são o pano de fundo das tramas. Confira alguns desses filmes a seguir.

Filme – Domingo Sangrento

A História

O filme “Domingo Sangrento” dirigido por Paul Greengrass recebeu vários prêmios em 2002 dentre eles o de melhor filme do Festival de Berlim. O longa conta a história real do protesto realizado no dia 30 de janeiro de 1972. Nesse dia manifestantes foram as ruas da Irlanda do Norte fazer um protesto pacífico pedindo por direitos humanos.

O que era para ser um movimento pacífico acabou com um saldo de 13 manifestantes mortos e 14 feridos pelos soldados britânicos. Foi tão chocante que o incidente se tornou uma música da banda U2 “Sunday Bloody Sunday”. Uma mancha vermelha na história da Grã-Bretanha.

Filme – Os Miseráveis

A História

O filme musical “Os Miseráveis” é uma adaptação do livro homônimo do escritor Victor Hugo. A revolução francesa aparece como pano de fundo de uma história emocionante em que podemos acompanhar a transformação de um homem. Um dos pontos mais marcantes desse filme é exatamente quando jovens de bairros pobres de Paris vão as ruas para protestar em torno de 1832.

Filme – O Encouraçado Potemkin

A História

Um filme de 1925 que é um grande clássico de Serguei Eisenstein e que nos apresenta fatos históricos que culminaram na revolução soviética do início do século XX. Podemos observar que o ponto de partida para que essa grande revolução acontecesse se deu com a revolta de marinheiros que trabalhavam em condições desumanas e que depois de receberem comida estragada no jantar resolveram protestar nas ruas de Odessa. O filme ainda merece destaque por ser considerado como uma das obras-primas do cinema.

Filme – Gandhi

A História

Nesse filme podemos conferir a cinebiografia do líder indiano Mohandas Karamchand Gandhi. Gandhi propôs uma nova maneira de protestar se valendo da não-violência e da desobediência civil. O líder indiano lutou pela independência da Índia do Império Britânico no ano de 1915. O longa recebeu oito Oscars dentre os quais estão o de melhor filme, melhor ator para Ben Kingsley e melhor direção.

Filme – “Se…”

A História

Esse filme foi produzido um pouco depois das manifestações de 1968 que ocorreram na França. O filme de Lindsay Anderson conta a história de uma rebelião que se passa numa escola pública inglesa em que os estudantes são divididos em castas sociais. O filme teve algumas de suas frases sendo usadas como palavras de ordem como a frase “Which side will you be on?”. O filme recebeu a Palma de Ouro em Cannes e ainda relevou o ator Malcolm McDowell.

Filme – O Complexo Baader Meinhoff

A História

A história desse filme aborda como os jovens da geração alemã de 1967 precisavam se reerguer mesmo com o passado tenebroso que seus pais haviam escrito. Como uma forma de reação os jovens protestavam nas ruas contra o faci-nazismo e isso fez com que surgissem alguns grupos radicais dentre os quais estava o primeiro grupo terrorista de esquerda que usava a violência da guerrilha urbana que durou a década de 1970 e teve grande influência nas organizações parecidas em todo o mundo.

Filme – Milk

A História

Trata-se da cinebiografia de Harvey Milk que fez história ao ser o primeiro homossexual assumido a se eleger para um cargo público nos Estados Unidos. Devido a isso Milk passou a ser considerado como um símbolo para os movimentos de afirmação da causa gay. Atualmente esse movimento se tornaram paradas festivas que acontecem no mundo todo. O longa tem a direção de Gus Van Sant e recebeu o Oscar de melhor roteiro e de melhor ator para Sean Penn.

Filme – Os Sonhadores

A História

Nesse longa podemos ter uma ideia do clima das manifestações realizadas em maio de 1968 em Paris, França. A história acompanha um estudante norte-americano que vai para Paris nesse período e que conhece um casal de irmãos com quem vive momentos muito intensos.

Filme – Clube da Luta

A História

Um filme bem interessante que protesta contra o consumismo, nessa história um personagem que sofre de insônia e procura grupos de autoajuda conhece outro homem que trabalha como vendedor de sabonetes. Juntos os dois resolvem criar um clube da luta para que seja possível canalizar e descarregar a agressão primitiva. Tudo vai bem até que surge uma mulher excêntrica que cria uma situação que sai do controle de todos. Esse caos que se cria é uma crítica para a sociedade extremamente consumista dos Estados Unidos.

Filme – No

A História

Um filme muito interessante para conhecer um pouco mais da história latino-americana que tem grande base em ditaduras. Nesse filme o presidente do Chile é pressionado pelo mundo a realizar um plebiscito para saber se a população deseja que o seu mandato seja novamente legitimado. O que o ditador não esperava era que o ‘não’ se tornasse tão popular dentro a população. Trata-se de um filme muito bom de Pablo Larrain que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013.

Filme – V de Vingança

A História

A máscara de “V” se tornou um símbolo de protestos no mundo todo e também do grupo de hackers Anonymous. O filme “V de Vingança” é baseado numa graphic novel de mesmo nome em que acompanhamos o protagonista conhecido somente por “V” engendrar uma vingança contra os seus opressores e ainda mostrar para a população de Londres que ela também podia se levantar contra as injustiças que sofria. Apesar de ser uma história que se passa num futuro caótico ainda guarda muitas semelhanças com algumas ditaduras da vida real.

Outros Artigos

Filmes Que Foram Baseados na Vida Real

Filmes Que Foram Baseados na Vida Real(0)

Já pensou que a “arte pode imitar a vida” de vez em quando? Para te provar que a vida real pode ser uma maravilhosa fonte de argumentos para filmes listamos alguns que foram baseados em fatos reais. Tem todo tipo de filme, isso porque a vida tem de tudo desde romance até histórias de dar

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida(0)

O Auto da Compadecida é uma peça de teatro moderna escrita em forma de auto. Foi escrita em três atos nos anos 50, por Ariano Suassuna. O texto é um drama, que faz uma equivalência da vida do nordestino, da cultura popular, da tradição religiosa. O texto foi alicerçado baseando-se na literatura de cordel, (poema

Filmes Sobre O Fim do Mundo

Filmes Sobre O Fim do Mundo(0)

Dos Maias até os profetas cristãos, a história do fim do mundo consiste realidade desde que o ser-humano compreendeu que sabia pensar e começou a diminuir as ações por instintos em nome da razão. Conheça filmes famosos que trazem o Armagedom ou a sociedade que sobreviveu depois do fim. Times Machine (Máquina do Tempo): Filmes

À Deriva

À Deriva(0)

O cinema brasileiro tem se mostrado cada vez mais criativo e preparado para fazer produções mais maduras e que tenham como temática central outras questões além daquelas que já estão batidas em nossa cinematografia.  O filme À Deriva é um filme brasileiro dirigido por Heitor Dhalia e que foi uma produção da O2 Filmes no

Atores de Lua Nova

Atores de Lua Nova(0)

Os filmes da Twilight Saga, ou Saga Crepúsculo como são conhecidos no Brasil, fazem um grande sucesso em todo o mundo, principalmente entre os adolescentes. Realmente a história entre Bella e Edward é apaixonante, mas será que é só isso mesmo que encanta a todos?!O elenco escolhido parece ser perfeito para a história. A atriz

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade