O Auto da Compadecida é uma peça de teatro moderna escrita em forma de auto. Foi escrita em três atos nos anos 50, por Ariano Suassuna. O texto é um drama, que faz uma equivalência da vida do nordestino, da cultura popular, da tradição religiosa. O texto foi alicerçado baseando-se na literatura de cordel, (poema popular que pode ser oral ou impresso em folhetos).
Traços Nordestinos
Como já falamos, o texto é um drama do povo nordestino, onde são enquadrados os princípios da tradicional literatura de cordel, o gênero da comédia, e também apresenta traços da religião católica (catolicismo é a religião predominante no nordeste).

Peça de Teatro, Minissérie e Filme
A peça foi escrita em 1955 e foi encenada pela primeira vez em 1956, em Recife. Depois, foi encenada novamente em 1974. Mas em 1999 foi apresentada como minissérie na Rede Globo de Televisão, e foi feita uma nova adaptação para o cinema em 2000, onde surgem alguns personagens que não fazem parte da peça original.
A Trama do Auto da Compadecida
O drama relata as peripécias de Chicó e de seu amigo João Grilo. Os dois (Chicó e João Grilo) trabalham com o padeiro e sua mulher, Dora, que está preocupada com sua cadelinha que adoeceu. Dona Dora chama o padre para benzer a cachorrinha, mas o padre é inflexível e não abençoa a cadela, que acababa morrendo. O padeiro e sua mulher determinam que a cadelinha tenha um enterro em latim, para isso João Grilo diz para o padre que a cachorra deixou em testamento com 3 contos de reis para a igreja, assim o padre faz o enterro.
O bispo descobre e João Grilo fala que cachorro tambem deixou 6 contos de reis para a arquidiocese e ele aceita. Os dois oferecem à mulher do padeiro um gato que descome dinheiro e ela compra, e depois descobre que é mentira. Logo depois, João Grilo vai pedir emprego ao major e consegue depois de acertar três charadas que o major lhe faz. Um dia, o major manda João Grilo buscar sua filha que chegou de viagem. João Grilo se apaixona pela filha do major (Rosinha). Severinno, cangaceiro, e seu bando estão reunidos para invadir a cidade.
Rosinha, depois de receber a benção do bispo, se encontra com Chicó e também se apaixona por ele, contudo seu pai quer que ela volte para Recife casada e com seu dote. Assim, João Grilo monta um plano para ficar com o dinheiro do dote.

O plano do João Grilo baseia-se num duelo entre os interessados em casar com Rosinha. Para Chicó se casar com ela, Grilo marca o duelo entre Vicentão e o Cabo e no momento que Chicó aparece, os dois fogem e dão a impressão que Chicó venceu o duelo. Rosinha aceita casar com Chicó. Os dois (João Grilo e Chicó) vão visitar o Major.
João Grilo diz que Chicó é advogado, doutor, fazendeiro dono de muitas terras em Serra Talhada, e o casamento é marcado para a semana seguinte. Mas a igreja precisa de uma reforma e Grilo, muito esperto, logo propõe a reforma. Como Chicó está sem dinheiro, o major (seu, agora, sogro) oferece um empréstimo, e pede como garantia a fazenda de Serra Talhada.
João Grilo diz que não precisa pois Chicó é um homem de palavra e se ele não pagar, o major pode tirar uma tira de couro das suas costas, assim o dinheiro é dado para a igreja e é dividido entre o padre e o bispo. Mais uma vez João Grilo inventa um plano para salvar seu amigo, e ajuda Rosinha e Chicó a fugirem.
João Grilo, vestido de cangadeiro, para enganar a todos, faz com que Chicó entre na padaria fingindo ser valente. Só que os cangaceiros invadem a cidade e acontece um grande tiroteio liderados por Severino. A população está sendo atacada e Chicó não percebe e entra na igreja pensando que o cangaceiro é João Grilo. Severino, nessa hora, já tinha roubado a padaria, a igreja, e já ia matar todos os moradores da cidade, até mesmo João Grilo, que também entrou na igreja.
Severino resolve matar Chicó e João Grilo pessoalmente, mas Grilo mostra para o cangaceiro uma gaita que ele diz ter o poder de ressuscitar os mortos, e assim troca a sua vida e a de Chicó pela gaita. Severino é morto e quando a gaita não lhe ressuscita, seu capanga mata João Grilo. Chicó chora muito.
Muitas pessoas morreram, entre eles estão o padre, o bispo,o padeiro e sua mulher. Todos se encontram esperando seu destino, quando o diabo aparece querendo levá-los para o inferno, mas João Grilo apela para Jesus Cristo, esperando salvação. Jesus se apresenta e ele é negro, todos são julgados e como estão indo para o inferno, mais uma vez João Grilo faz um apelo, chamando Nossa Senhora a Compadecida. O padeiro, sua mulher, o padre e o bispo são todos absolvidos e vão para o purgatório.
Jesus perdoa Severino e dá a última vaga do purgatório para ele. Nossa Senhora roga uma chance para João Grilo, Jesus aceita e ele volta da morte e prega uma peça em Chicó fingindo-se de morto. Após perguntar pelo dinheiro a Chicó, o mesmo diz que prometeu o dinheiro para Nossa Senhora caso João Grilo se salvasse. Mesmo com raiva, ele paga a promessa.
Rosinha e Chicó se casam e quebram a porca onde estava o dote, mas o dinheiro está fora de circulação por ser velho, por isso Chicó não pode pagar a dívida, e o major fica com raiva. Rosinha, muito esperta, e com ajuda de João Grilo, não deixa o major tirar o couro de Chicó. Rosinha é deserdada e expulsa de casa.
No final os três amigos vão para a estrada e encontram Jesus (um mendigo disfarçado) que lhes pedem comida, eles dividem um pedaço de bolo do casamento, Rosinha fala que pode ser Jesus, mas João Grilo diz que nunca viu Jesus negro e Chicó se lembra de uma história, que um amigo morreu e foi para o céu e… “Não sei, só sei que foi assim”.
Como vimos, a história de Ariano Suassuna é um drama vivido pelo povo nordestino relatada com humor. Fala do povo acuado pela seca, aflitos e com medo da fome, da luta contra a miséria, da opressão das famílias poderosas dos coroneis donos das terras, fala do nordeste.
0 comentários
Enviar Comentário