Como Acelerar o Metabolismo?

Há pessoas que fazem questão de culpar os metabolismos lentos às causas de não conseguirem emagrecer. Cientistas apontam que em termos gerais os hábitos são auxiliares na busca para queimar gordura com o ritmo natural do organismo – método considerado ideal de acordo com grande parte dos especialistas. Confira dicas para acelerar o metabolismo.

01-Café da Manhã e Metabolismo

Refeição mais importante do dia na medida em que ajuda no metabolismo (e perda de peso). Comedores de café da manhã perdem maior quantidade de peso. “Seu metabolismo desacelera enquanto você dorme e ele não volta a revigorar até que se coma novamente”, explica Barbara Rolls, renomada professora de nutrição.

Quem ignora o café da manhã não queima tantas calorias até o almoço quanto poderia. Por isso é inteligente começar o dia com quatrocentas calorias. Opte por alimentos com abundância de alto teor de fibras e carboidratos.

Café da Manhã e Nutrição

Café da Manhã e Nutrição

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, fizeram testes sobre efeitos de pequenos almoços e alto teor de gordura, fibras ou carboidratos. Descobriram que pessoas que comeram refeição gordurosa ficaram com fome mais cedo.

“Carboidratos demoram mais tempo para o seu organismo digerir e absorver gorduras, não causa mudanças rápidas de açúcar no sangue e por isso a sensação de fome demora maior tempo para aparecer”, diz o estudo da nutricionista Susanna Holt.

Algumas boas escolhas: um cereal rico em farelo com baixo teor de gordura de leite; grãos inteiros, torradas com baixo teor de gordura e ricota, banana cortada ou bagas, omelete de clara de ovo com brinde de grãos integrais.

02-Pilha Na Proteína

A obtenção de proteína pode aumentar o metabolismo, fazendo com que se queime extra de 150-200 calorias por dia, diz a Associação Dietética Americana. A proteína é composta em principal de aminoácidos que são difíceis de serem quebrados de modo que se faz necessário queimar maior número de calorias para se livrar delas.

Isso não significa ser necessário viver em de alta proteína. Ela deve estar presente entre 10-35% do total de calorias diárias. Então, quem está em dieta de 1.800 calorias deve ter 360 a 630 de fontes magras de proteína, como peixe, frango, queijo com baixo teor de gordura, iogurte e legumes.

O objetivo consiste em ter porção de proteína, como nozes, lata de atum ou peça de baixo teor de gordura, caso queijo de corda, por exemplo, em cada refeição e lanche.

03-Fragmentar Alimentação

Comer de cinco a seis pequenas refeições em vez de três grandes por dia mantém o metabolismo cantarolado. Também irá impedir que a fome apareça, visto que se comer pelo menos em cada três horas.

Tente não deixar o estomago vazio por mais de quatro horas seguidas entre as refeições. Certifique de incluir proteínas para impulso metabólico extra. Coma pequeno-almoço no café da manhã rico em fibras de cereais e frutas.

Faça lanche no meio da manhã, como iogurte e frutas. No almoço opte por frango ou peixe acompanhado de folhas verdes. Na sequência pode ser interessante investir no consumo da banana ou outro pedaço de queijo com pouca gordura. Durante o final da tarde opte por peru, salmão ou outras fontes de proteínas magras cozidas a vapor.

04-Carboidratos e Metabolismo

Carboidratos refinados (pão branco e batatas) criam onda de insulina, que por sua vez promove o armazenamento de gordura e pode reduzir a taxa metabólica. Especialistas indicam como parte da dieta em geral, embora vegetais, frutas e grãos integrais possuam menos impacto sobre os níveis da insulina.

05-Bebida Alcoólica Ajuda no Metabolismo?

Que tal um coquetel ou dois antes do jantar? Pense bem. Drinque de forma prévia à refeição faz com que as pessoas comam cerca de duzentas calorias ou mais. Beber antes de se alimentar não é indicado.

Outra pesquisa descobriu que o corpo queima álcool em primeiro lugar e as calorias do resto da refeição estão propensas a serem armazenadas como gordura. Se tem desejo por cocktail a dica está em manter o vinho (tinto ou branco), que tem apenas 80 calorias ao vidro.

Vilã da Dieta

Vilã da Dieta

06-Beber Leite: Metabolismo

As mulheres que consumiram leite, iogurte e queijo entre três a quatro vezes por dia perderam gordura corporal em setenta por cento adicionais do que àquelas que não consumiram laticínios, conforme estudo publicado em janeiro de 2003, no Jornal de Nutrição, da Sociedade Americana de Ciências Nutricionais.

O motivo está no cálcio que junto com outras substâncias no leite revigora metabolismo, fazendo o corpo queimar o excesso de gordura mais rápido, de acordo com o Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee.

Os melhores resultados vêm de produtos lácteos em vez de outros alimentos ricos (brócolis), enriquecidos em cálcio (suco de laranja) ou suplementos.

07-Pimenta na Sopa

Coloque pimenta na sopa à hora do almoço ou de noite e aumente a taxa metabólica de repouso, de acordo com a pesquisa feita na Universidade Laval, no Canadá. A resposta está na capsaicina, composto encontrado nas caienas que estimula o organismo a liberar hormônios de estresse, como a adrenalina, acelerando o metabolismo e aumentando assim a capacidade de queimar caloria.

Imagem de Amostra do You Tube

08-Dormir Para Emagrecer

O sono pode descarrilar metabolismos. Em um estudo da Universidade de Chicago, pessoas que tem quatro horas de sono ou menos em uma noite tiveram maior dificuldade em processar carboidratos.

Quando o corpo está exausto o organismo não tem a energia para fazer os atos normais do dia-a-dia, que incluem funções de queimar calorias para que o metabolismo seja reduzido automaticamente.

Existem maneiras fáceis de obter boas noites de sono. Agende os treinos no início do dia; exercer atividade física dentro de duas a três horas antes de dormir prejudica o organismo. Procure imersão em um banho quente uma vez que estudos mostram o efeito que existe ao auxiliar no sono.

Imagem de Amostra do You Tube

09-Cuidado Com Estresse e Metabolismo

Estresse ao longo prazo pode fazer engordar, sem contar que representa uma das doenças que mais matam pessoas na atualidade.  Quando estressado o corpo é inundado com os hormônios que estimulam as células de gordura no abdômen que aumentam de tamanho e incentivam o armazenamento de gordura.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Os 7 Pecados de Uma Dieta

Os 7 Pecados de Uma Dieta(0)

Somente dieta não traz um corpo magro e saudável. Devemos ter consciência que é não é somente fazer uma super dieta e pronto, há todo um comportamento por trás do peso estável e do psicológico satisfeito. Muitas pessoas não entendem por que emagrecem rapidamente e depois voltam a ganhar todo o sobrepeso. Mas, isso pode

Dieta da Cléo Pires

Dieta da Cléo Pires(0)

Entrar numa dieta é sempre bom, claro quando a dieta tem efeito. Por isso indicamos este vídeo, pois, uma dieta indicada por Cléo Pires, que além de linda e magra, é uma pessoa super saudável só pode dar certo. Uma boa dica que ela dá é dar preferência para os orgânicos, uma dica super saudável.

Dietas de Verão

Dietas de Verão(0)

Dietas radicais em cima da hora não surtem efeito, mas claro que para quem deseja enxugar um pouco o corpo neste verão sempre é possível tomar algumas atitudes. Estamos no verão e as comidas pesadas além de estufarem a barriga também podem fazer mal, devido ao calor e ao tampo maior para fazer a digestão.

A Dieta da Papinha de Bebê

A Dieta da Papinha de Bebê(0)

A dieta da papinha de bebê tornou-se um sucesso entre as celebridades. E quando falamos de papinha de bebê estão-se falando daquelas papinhas de bebê industrializadas, aqueles potinhos pequenos que se compram no mercado. Uma coisa importante é evitar as papinhas de feijão, massa, beterraba. E também é importante que você não consuma mais de

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade