Câncer Ocupacional: Características Gerais

Cancro profissional é causado, total ou parcialmente por exposição ao agente cancerígeno no local de trabalho. Os tipos mais são o câncer de pulmão, câncer de bexiga e mesotelioma.

Saiba Mais

Saiba Mais

Em geral, o risco global atribuível para o mesotelioma em mulheres é de 23%. No entanto, se estiver à exposição ao amianto, o risco pode ser em torno de 90%. Levar para casa resultados deste tipo expositivo, misturando vestuário de trabalho, pode contaminar outros itens.

Como Saber Se Agente Causar Câncer?

01. Estudos analisam a relação entre a exposição e o risco de desenvolvimento de câncer em populações humanas;

02. Experimentos que examinam a relação com o risco de desenvolvimento de câncer em animais de laboratório;

03. Ensaios que examinam a capacidade de um agente causar alterações genéticas (mutações) em células;

04. Conhecimento de estruturas químicas e a maneira em que os produtos químicos interagem com o corpo;

Identificar cancerígenos é complicado. Felizmente, há várias organizações que avaliam a informação disponível de acordo com critérios específicos. Muitas jurisdições canadenses regulam a exposição a agentes cancerígenos no local de trabalho (por exemplo, amianto). As substâncias específicas regulamentadas e requisitos regulamentares variam de acordo com a jurisdição. Regulamentos normalmente especificam limites máximos de exposição. Em alguns casos podem exigir monitoramento de rotina do local de trabalho, vigilância médica dos trabalhadores, manutenção de registros específicos, entre outros pontos.

Imagem de Amostra do You Tube

Segurança: Trabalho e Substância Cancerígena

Há muitas maneiras de controlar os riscos de qualquer substância ou agente. Um programa de controle de risco é composto por todas as medidas necessárias para proteger os trabalhadores da exposição à substância ou sistema, procedimentos necessários para acompanhar a exposição do trabalhado, tais como produtos químicos, materiais ou substâncias Muitas vezes são necessárias avaliações de risco para avaliar e priorizar os perigos de maneira prévia.

Avaliação de Risco

Perigo de controle

Consulte a Ficha de Segurança para obter informações sobre os riscos e as precauções necessárias para o material específico cancerígeno. Compreenda todos os riscos associados com o material, incluindo problemas de saúde adicionais, reatividade e inflamabilidade. Saiba como usar o material de segurança para proteger a si e colegas de trabalho.

Cuidados no Campo de Trabalho

Garanta que os controles de engenharia (por exemplo, ventilação) estejam operando de maneira correta. Sistemas de manuseio fechados podem ser necessários para impedir a libertação do material (poeira, neblina, vapor, gás) para dentro do local de trabalho.

Usar o equipamento de proteção pessoal apropriado especificado para o trabalho. Isso pode incluir a proteção respiratória e roupas de proteção química, como um avental e luvas, feito a partir de materiais que protegem contra os produtos químicos manuseados. Reporte falhas de ventilação, vazamentos ou derramamentos imediatamente ao seu supervisor. Entenda e pratique os procedimentos de emergência para saber o que fazer em caso de derrame ou de outra emergência.

Saiba Mais

Saiba Mais

Importância de Reduzir a Exposição

Reduzir a exposição irá diminuir o risco de desenvolver câncer por exposição do agente cancerígeno. Normalmente, existem três importantes rotas de exposição em um ambiente de trabalho – inalação, contato com a pele e ingestão. Além disso, existem vários fatores que podem influenciar a probabilidade de uma substância causar efeito específico.

Via de entrada no organismo (por exemplo, algumas substâncias cancerígenas só irá causar câncer se inalada, e não pelo contato com a pele). Quantidade ou dose de entrar no corpo (em geral, uma maior exposição ao risco).

Potência da substância cancerígena (alguns agentes cancerígenos causam câncer se houver exposição até mesmo de uma quantidade muito pequena, enquanto outros exigem exposições intensas ao longo dos anos).

Susceptibilidade individual (por exemplo, algumas pessoas podem ser mais suscetíveis a desenvolverem câncer devido à constituição genética).

Hábitos pessoais (por exemplo fumar age sinergicamente com muitos agentes cancerígenos. Quem fuma aumenta o risco de desenvolver câncer depois de uma exposição ao agente cancerígeno no local de trabalho).

Ao considerar se uma pessoa pode ter sido exposta a uma substância química, ou se as medidas estão sendo tomadas para reduzir a exposição atualmente no local de trabalho, há muitas perguntas que devem ser feitas. Alguns incluem:

Ambiente de trabalho está sujo?

Existe proteção respiratória desgastada?

É agente perigoso utilizado em “aberto” ou sistema “fechado”?

Existe contato com a pele?

Condições do equipamento de proteção individual (luvas, aventais, por exemplo)?

A roupa de trabalho é lavada corretamente?

Permitido fumar na área de trabalho?

Alimentos armazenados na área de trabalho?

Outro fator importante é quanto tempo às pessoas ficam expostas ao agente. Duração (o tempo) de exposição a determinados agentes podem ser pouco frequentes ou apenas em quantidades muito pequenas, enquanto outros podem ser usados diariamente ou em quantidades muito grandes. O número de semanas ou anos de trabalho podem fornecer uma estimativa do grau de exposição. Em geral, quanto maior a exposição (duração e / ou quantidade), maior o risco de desenvolver um efeito para a saúde, incluindo o cancro.

Imagem de Amostra do You Tube

Significado de Câncer Ocupacional?

Câncer Ocupacional: Significado Geral

Câncer Ocupacional é grupo de doenças diferentes que têm a mesma característica, o crescimento descontrolado e disseminação de células anormais. Cada tipo diferente de câncer pode ter o próprio conjunto de causas. Há muitos fatores que desempenham um papel no desenvolvimento do cancro. A importância dos fatores varia dependendo do tipo de cancro. O risco de uma pessoa desenvolver câncer em particular é influenciado por uma combinação de fatores que interagem de formas não totalmente compreendidas. Alguns dos fatores que incluem:

Características pessoais, como idade, sexo e raça!

História familiar de câncer;

Dieta e hábitos pessoais, como o tabagismo e o consumo de álcool;

Presença de certas condições médicas;

Exposição a agentes cancerígenos no ambiente;

Exposição a agentes cancerígenos no local de trabalho;

Milhões de trabalhadores norte-americanos estão expostos às substâncias consideradas cancerígenas conforme estudos realizados com animais. No entanto, menos de 2% de produtos químicos eram fabricados ou processados nos EUA.

Com base em documentações de exposições ocupacionais e câncer, estima-se que 4% a 10% dos cânceres de norte-americanos (48 mil casos novos por ano) são causados por exposição ocupacional. Chave para todas as exposições ocupacionais são praticamente todos os riscos a serem evitados.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

 

Outros Artigos

Suplementos Veterinários

Suplementos Veterinários(0)

Nos últimos anos, com o sucesso das “mulheres fruta”, ou seja, que possuem um corpo sarado, de preferência com coxas grossas, pernas de jogador de futebol, antebraço de tenista, quadris avantajados e seios fartos, esse biotipo se estabeleceu como o padrão de beleza. Assim, se tornou desejado por muitas mulheres comuns, que não medem esforços

Evitando as Estrias

Evitando as Estrias(0)

As estrias são um grande problema para as mulheres, pois uma vez que aparecem, não dá para se livrar delas. Porém, é possível usar alguns truques para tentar evita-las, para isso veja as nossas dicas. Como as estrias são resultado de um enfraquecimento das fibras elásticas da pele é importante manter a pele sempre hidratada.

Depilação a Laser

Depilação a Laser(0)

A depilação é um dos tratamentos de beleza que faz parte do dia-dia das mulheres, pois é bastante desagradável ficar com o corpo coberto de pelos. Para evitar ficar sempre passando pela tortura da cera quente, é possível fazer a depilação a laser. Este tipo de depilação pode ser feita em qualquer parte do corpo.

Gesso Lipolítico

Gesso Lipolítico(0)

Cada vez mais mulheres e até mesmo homens buscam novas formas de perder peso e modelar o corpo. Para as pessoas que sofrem com as gordurinhas localizadas, uma boa dica é usar o tratamento conhecido como Gesso Lipolítico. Basicamente essa técnica consiste em engessar partes do seu corpo com enzimas redutoras para que elas ajam

Tratamento de Clareamento Dentário

Tratamento de Clareamento Dentário(0)

A cor dos dentes pode refletir diretamente na alto estima das pessoas, e talvez por esse motivo o procedimento de clareamento dentário tenha se tornado tão popular nos dias de hoje. Esse tipo de procedimento se dá através de processos realizados no consultório do dentista ou mesmo em casa com os produtos adequados. Quase todo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade