O Que Causa Olheiras?

Todo mundo sabe que uma noite de sono mal dormida, isto é, quando não se dorme o suficiente para descansar, acaba rendendo as famosas e temíveis olheiras. Basta chegar em casa um pouco mais tarde vindo de uma festa, estudar até mais tarde para prova ou rolar na cama sem consegui dormir por causa da insônia, para surgir aquela marca escura embaixo dos olhos. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a vida atribulada e as noites mal dormidas não são as únicas responsáveis pelas olheiras. Outros fatores podem desencadear o problema, alguns, podem ser até bem mais determinantes do que o cansaço.

Olheiras

Olheiras

Uma boa maneira de evitar as olheiras ou pelo menos combatê-las é sabendo exatamente porque elas apareceram. Quando se conhece o problema, o tratamento é mais eficaz e isso serve também neste caso.

Então, Veja Quais São Os Fatores Mais Comuns Que Podem Influenciar Para O Aparecimento das Olheiras:

1- Hereditariedade: Para começar saiba que as olheiras que vemos no espelho bem abaixo dos nossos olhos, nada mais são do que vasos sanguíneos, que dão para ser observados através da pele.

Pele periorbital, assim é chamada aquela que fica ao redor das pálpebras. Do nosso corpo, essa é a pele com a menor espessura “0,5 mm”, a mais fina, quando a comparamos com de outras áreas, que são de 2mm.

Voltando a corrente sanguínea, quando o sangue passa naquelas que ficam perto da superfície da pele, o que se vê é uma tom azulado. Dessa forma, as peles mais transparentes ficam com as olheiras escuras.

A hereditariedade está justamente na transparência da pele.

2- Asma, alergias e eczema: Isso mesmo, todos os 3 problemas provocam olheiras. Isso porque eles são responsáveis por um certo tipo de coceira nos olhos, e mesmo parecendo inocente, o fato de coçar pode provocar olheiras. A fricção que é a pele sofre quando coçamos os olhos faz aparecer a manchas escura sob eles.

Imagem de Amostra do You Tube

Além da coceira provocada pela alergia, existe um outro tipo, aquelas alimentares, que também podem aumentar a mancha escura embaixo dos olhos.

3- Anemia: Neste caso, a olheira fica mais desbotada e não escura, mesmo assim, formando uma mancha feia embaixo dos olhos. A anemia é a consequência de uma alimentação errada, que faz com que o corpo fique deficiente de alguns nutrientes.

Além disso, se estuda a possibilidade de que a falta de um exato mineral também provoque olheiras, o ferro. Por causa dele a anemia seria um dos fatores que provoca as manchas embaixo dos olhos, considerando que é a vitamina mais importante que falta em que está com o problema de saúde.

Quando falta ferro no organismo é um sinal de que os tecidos não estão recebendo oxigênio suficiente e que principalmente falta ferro na alimentação. É por isso que os médicos sempre recomendam o feijão na refeição diária, que é rico em ferro.

Imagem de Amostra do You Tube

4- Gravidez e menstruação: São dois momentos que a mulher não escapa da olheira, e quanto mais profunda elas são, significa que o organismo não tem ferro suficiente. As veias embaixo dos olhos ficam mais visíveis e se vê as manchas.

Se o nível de ferro da mulher estiver correto, ela não irá sofrer com olheiras durante a menstruação e nem gravidez.

5- Medicamentos: Muitos medicamentos provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, e qualquer um deles que faça isso pode provocar as olheiras, fazendo com que a área embaixo dos olhos fique escura. Voltamos aquele que já foi falado no início, a pele que fica abaixo dos olhos é fina e com isso, basta que aumente o fluxo do sangue para tornar-se possível observá-la.

6- Cansaço: Se você reparar bem vai ver que tem gente que tem olheiras o ano inteiro. Não importa se é verão ou inverno, dia ou noite, se dormiu 3 horas ou 15, as manchas escuram estão sempre lá, embaixo dos olhos. O fator neste caso se chama, estilo de vida acelerado. A correria dos dias deixam a sua pele mais pálida, independentemente da cor dela e por isso, as olheiras ficam mais evidentes sempre. Neste caso, o sangue fica parecendo ainda mais escuro e visível sob os olhos.

Livre - Se

Livre – Se

7- Idade: Como era de se imaginar não é a pouca idade que faz aparecer olheiras e sim, a idade mais avançada. Quanto mais velho, mas provável que as olheiras fiquem mais aparentes e não desapareçam nunca, mesmo depois de uma noite de sono perfeita. O fator neste caso é a falta de colágeno, que a pele vai perdendo naturalmente com o tempo. Neste caso, ela fica mais fina do que já é normalmente e mais translúcida. E um outro problema em relação as olheiras devido a idade é que elas não se apresentam da mesma forma em ambos os olhos. Elas começam a ficar mais escura em um do que no outro.

8- Ato de provocar vômito: As pessoas que tem o problema de bulimia costumam fazer isso, o que pode acabar gerando olheiras.

Algumas Dicas Para Tratar e Prevenir As Olheiras

Como deu para ver as olheiras podem ser causadas por vários motivos, então, dá para tentar evitá-las ou amenizá-las, mas não dá para manter total controle.

A hidratação caseira, por exemplo, pode ser uma boa maneira de amenizá-las e preveni-las. Neste caso, o ideal é que seja feita com produtos específicos para tratamento de olheira e normalmente, devem ser usados duas vezes ao dia.

As boas receitas da vovó sempre funcionam, como a bolsa de água gelada ou o chá de camomila sobre as olheiras. Se você acordar com elas, escolha um dos dois métodos e com 5 a 7 minutos, problema amenizado ou até mesmo resolvido.

Coloque ainda na lista de soluções caseiras, a rodela de pepino gelado, que evita que as olheiras fiquem ainda mais escuras ou inchadas.

No caso da olheira provocada pelo cansaço, o melhor mesmo é evitá-la dormindo o número de horas necessário, de 6 a 8.

Se realmente a sua olheira é muito profunda e te incomoda demais. É melhor procurar um dermatologista e seguir os conselhos dele.

Outros Artigos

Como Funciona a Acupuntura?

Como Funciona a Acupuntura?(0)

O Que é Acupuntura? A origem da acupuntura é oriental e consiste num conjunto de técnicas terapêuticas criadas há pelo menos dois milênios, dessa forma é um dos tratamentos médicos mais antigos da humanidade. A sua ação se baseia na estimulação de pontos do corpo que são partes anatômicas que se encontram sobre a pele.

Como Usar Transparência No Verão

Como Usar Transparência No Verão(0)

Quando chega o verão sempre encontramos pelas ruas e nas vitrines das lojas peças de roupas mais leves e que não esquentam tanto o corpo. São diversos tecidos e modelos que ficam em alta nessa época do ano, que pede também roupas mais alegres e joviais independente da sua idade.  Então ter um guarda roupa

Como Acelerar o Metabolismo?

Como Acelerar o Metabolismo?(0)

Há pessoas que fazem questão de culpar os metabolismos lentos às causas de não conseguirem emagrecer. Cientistas apontam que em termos gerais os hábitos são auxiliares na busca para queimar gordura com o ritmo natural do organismo – método considerado ideal de acordo com grande parte dos especialistas. Confira dicas para acelerar o metabolismo. 01-Café

Câncer Ocupacional: Características Gerais

Câncer Ocupacional: Características Gerais(0)

Cancro profissional é causado, total ou parcialmente por exposição ao agente cancerígeno no local de trabalho. Os tipos mais são o câncer de pulmão, câncer de bexiga e mesotelioma. Em geral, o risco global atribuível para o mesotelioma em mulheres é de 23%. No entanto, se estiver à exposição ao amianto, o risco pode ser

Musas do Vôlei Internacional

Musas do Vôlei Internacional(0)

Nasceu em 14 de Agosto de 1990,  İstanbul, Turquia. Possui 186 cm e joga como levantador pelo Fenerbahçe Universal com a camisa número 11. Ela ganhou um campeonato com Ela é a mais jovem setter como titular da seleção turca. Jogou mais de cem vezes para todos os níveis da equipa nacional. Presença na equipa

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade