Como Funciona a Acupuntura?

O Que é Acupuntura?

A origem da acupuntura é oriental e consiste num conjunto de técnicas terapêuticas criadas há pelo menos dois milênios, dessa forma é um dos tratamentos médicos mais antigos da humanidade. A sua ação se baseia na estimulação de pontos do corpo que são partes anatômicas que se encontram sobre a pele.

A acupuntura realizar uma abordagem única para cada tipo de problema de saúde bem como tem recomendações próprias para o tratamento de doenças. Porém, na maior parte dos casos são utilizadas agulhas metálicas que são bem finas e que são utilizadas para provocar estímulos elétricos.

Na tradição chinesa a acupuntura tem como função fazer o ajuste de canais de energia do corpo contribuindo para o equilíbrio de yin e yang. Para a medicina ocidental o que a acupuntura faz é estimular a liberação de substâncias químicas que provocam alterações no sistema nervoso de forma que se chega a equilíbrio. Se você ficou curioso continue lendo para descobrir como funciona a acupuntura.

Como Funciona a Acupuntura?

Esse tratamento é realizado através de agulhas (que são específicas para isso, não é qualquer agulha) que são espetadas em pontos que se espalham por todo o corpo. Para se ter uma ideia de como essa técnica é antiga os primeiros registros históricos que se tem dela datam de cerca de 200 a.C de um livro chinês chamado Nei Jing.

Contudo foram encontrados alguns objetos feitos de pedra, osso e bambu que tem a forma de agulha e que acredita-se eram usados para a prática de acupuntura por volta de 4000 a.C. A base das técnicas de acupuntura é que existe uma energia que passa pelo corpo todo e que é o seu desequilíbrio, tendo demais ou de menos que causa doenças e problemas emocionais.

Imagem de Amostra do You Tube

Dessa forma quando a agulha é pressionada num local específico a energia passa a ser estimulada e assim flui mais para alguns pontos (que precisam) e menos para outros. Mesmo tendo vários casos de êxito em livrar pessoas de dores e ser reconhecida como uma especialidade da medicina ocidental a acupuntura ainda tem algum mistério para o homem que ainda não tem resposta para questões como uma agulha espetada no pé pode acabar com uma dor na cabeça.

Os Pontos da Acupuntura

O acupunturista que é o profissional que realiza o procedimento de espetar as agulhas precisa estudar pontos de energia e vida bem como os meridianos do seu paciente.

Conversa

As pessoas pensam que na acupuntura basta que a pessoa deite numa maca e comece a ser espetada, mas não é bem assim. A primeira coisa que deve ser feita é uma consulta que funciona como um tipo de entrevista com o paciente. Nessa conversa o acupunturista pergunta coisas como quais são os hábitos alimentares do paciente, o que ele faz em sua dia a dia, como está a relação com a família entre outras coisas.

Uma coisa curiosa é que o local a ser espetado é quase sempre distante daquele em que se tem o problema. Por exemplo, se uma pessoa chega para a consulta com uma doe de cabeça atrás dos olhos provavelmente tem um problema no mediano do fígado. O médico também mede a pressão do paciente para saber o quão estressado ele se encontra.

Energia Vital

Essa energia vital a que a acupuntura se refere é aquela energia que viaja pelo corpo através dos meridianos. Ao todo o corpo possui 12 meridianos principais e muitos outros que são algumas subdivisões deles. Existe uma relação entre os meridianos, é como se eles fossem pares yin e yang. Assim quando se estimula um se tem o reflexo no outro que é o seu par.

Os Pontos

No decorrer dos meridianos tem 309 pontos que são aqueles mais usados e mais uns 15000 no total. Esses pontos se caracterizam pelo fato de que podem estimular, bloquear e até suavizar o fluxo de energia. Para que se tenha um equilíbrio de energia no corpo é necessário que se aja de forma conjunta sobre os pontos do corpo.

Microssistemas

A acupuntura utiliza além dos meridianos algumas partes do corpo que possuem microssistemas próprios, ou seja, que funcionam como um verdadeiro mapa da acupuntura. São essas partes a orelha, a mão e o nariz. Na orelha existem mais ou menos 200 pontos, aliás, é nessa parte que estão o ponto Shen Men que é conhecido como Casa da Mente que tem como função harmonizar o organismo.

As Agulhas

A primeira coisa que nos vem a mente quando se fala em acupuntura são as agulhas que podem até dar um pouco de medo. Essas agulhas tem uma espessura que varia de 0,10 a 0,35 milímetro de diâmetro, para diminuir o seu medo imagine que as agulhas usadas para injeções tem 1 milímetro.

Uma forma de conseguir um estímulo maior dos pontos é dar suaves pulsos elétricos nas agulhas. É possível usar sementes de mostarda sobre os pontos para ajudar a prolongar o estímulo. Quando se trata de dores crônicas é possível utilizar uma mocha que consiste num bastão de folhas prensadas e aquecidas que são colocadas sobre o local.

Por Que a Acupuntura dá Resultados?

A Ação da Acupuntura nos Nervos

Uma explicação possível sobre a ação da acupuntura é a de que as agulhas são colocadas em locais em que estão terminações nervosas de forma que seria assim que os estímulos aliviariam as dores. Essas terminações nervosas captam os estímulos e os levam para o cérebro que é o grande responsável pelas ações de todo o organismo.

Hormônios

Outra explicação possível é de que as agulhas começam um estímulo que vai até o hipotálamo que é a parte do cérebro que juntamente com a glândula hipófise cuida da liberação de inúmeros hormônios. Os hormônios possuem efeitos fisiológicos e emocionais de forma que eles podem amenizar a sensação de dor de uma pessoa.

Neurotransmissores

Quando a pele é picada pela agulha a reação pode chegar ao sistema nervoso de forma que são liberados neurotransmissores. Essas são substâncias que tem funções específicas como a beta-endorfina. Uma vez que ela está na corrente sanguínea traz uma sensação de bem-estar que ajuda a evitar a sensação de dor.

Outros Artigos

Cálcio para Ossos

Cálcio para Ossos(0)

Presente no organismo humano, o cálcio é um mineral fundamental para a fortificação dos ossos, construção e manutenção dos dentes e para que ele exerça essa função no corpo humano, o foco é a ingestão em quantidades adequadas principalmente na infância para um crescimento ideal e para a criação de reservas de cálcio para os

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade