A Biblioteca de Alexandria

Na antiguidade tivemos um período em que o chamado Império Macedônico dominou o mundo, e teve como um de seus grandes expoentes a figura de Alexandre, o Grande.

Durante o império de Alexandre, houve uma política de aproximação aos outros povos que eram conquistados e com isso acabou havendo uma grande propagação da cultura grega que acabou se fundindo com a dos outros povos, o que acabou influenciando até os dias de hoje.

O Surgimento das Bibliotecas

As bibliotecas estão na história da humanidade desde o Egito antigo, desde a época dos faraós, que na antiguidade tinham como hábito e tradição de fazer coleções, inclusive de livros.

Depois, reis de origem Assíria e Babilônica também passaram a ter suas próprias bibliotecas. Na cidade de Nínive foi encontrada a biblioteca cuneiforme que pertencia ao rei Assurbanipal, onde os livros eram compostos de placas de argila.

Depois tivemos a biblioteca de Aristóteles, que foi considerada uma das bibliotecas particulares mais importantes do mundo, até o surgimento da Biblioteca de Alexandria.

A Biblioteca de Alexandria

De acordo com historiadores, a Biblioteca de Alexandria foi criada por volta do século III A.C. no reinado de Ptolomeu II, que ficava junto do chamado Templo das Musas.

Durante aproximadamente 07 (sete) séculos, do período que variou de 280 A.C. até o ano de 416, a famosa biblioteca de Alexandria foi considerada como a maior e mais importante de todo mundo. Este grande centro de cultura, aprendizado e conhecimento ficava localizado na cidade egípcia de Alexandria, às margens do mar mediterrâneo, sendo o grande centro cultural do mundo na antiguidade.

A Fundação da Biblioteca de Alexandria

Muitos historiadores creditam a Demétrio de Falero a estruturação da Biblioteca de Alexandria. Demétrio era um filósofo, e teve a ideia de conceber um espaço que propagasse a cultura e tornasse a cidade de Alexandria uma concorrente cultural da cidade grega de Atenas.

Através da sua ideia, Demétrio de Falero influenciou o Rei Ptolomeu I a criar esse espaço que viria a ser a famosa Biblioteca de Alexandria, que na época foi edificada no bairro mais bonito e rico da cidade, ficando localizada próxima ao palácio do rei e ao porto da cidade, demonstrando a importância e o afeto que a Biblioteca de Alexandria recebeu por parte do rei Ptolomeu I na época de sua fundação.

Fundação da Biblioteca de Alexandria

Fundação da Biblioteca de Alexandria

Quando a Biblioteca de Alexandria foi criada, ela tinha a missão de preservar e difundir os valores e cultura da época, tanto que muitas obras gregas (principalmente de Atenas) foram remetidas para a Biblioteca de Alexandria. Os estudiosos afirmavam que a Biblioteca de Alexandria possuía todas as grandes obras produzidas pela literatura grega. Esta famosa biblioteca abrigou durante a antiguidade um dos maiores patrimônios científicos e culturais de toda a história da humanidade.

O lugar era encantador e apaixonante, tanto que amantes da cultura e pessoas importantes da história, como a Rainha Cleópatra e o Imperador Júlio César, eram apaixonados pela Biblioteca de Alexandria.

O Legado Cultural da Biblioteca de Alexandria

O legado cultural transmitido pela Biblioteca de Alexandria para toda humanidade foi imenso, sendo impossível fazer o cálculo desta herança para a cultura da humanidade. Na biblioteca era possível encontrar um gigantesco acervo de papiros e de livros, assim como havia um grande incentivo ao espírito criativo e investigativo por parte de literários e cientistas.

Legado Cultural da Biblioteca de Alexandria

Legado Cultural da Biblioteca de Alexandria

A Biblioteca de Alexandria abrigou muitos intelectuais do passado, como, por exemplo, o matemático Euclides de Alexandria (considerado o pai da geometria), Aristarco de Samos (o primeiro a afirmar que os planetas giram em torno do sol), Arquimedes (inventor e matemático), Calímaco (poeta e bibliotecário, ele conseguiu fazer o primeiro catálogo da Biblioteca de Alexandria), Galeno (famoso médico, que escreveu 15 livros sobre medicina e que foram padrão sobre a matéria durante 12 séculos) e outros estudiosos das mais diversas áreas. Tanto que, devido a esse grande incentivo à ciência e cultura, na própria Biblioteca de Alexandria foram desenvolvidas inúmeras obras em áreas como: Medicina, Matemática, Astronomia, Trigonometria, Geometria, Literatura e outras áreas.

Entre as inúmeras obras que foram desenvolvidas na Biblioteca de Alexandria, encontramos a famosa Septuaginta, que é a tradução das escrituras sagradas do hebraico para o grego, realizada por 72 (setenta e dois) sábios que se reuniram no local.

De acordo com estudos e dados estatísticos, estima-se que a Biblioteca de Alexandria chegou a conservar em seu acervo mais de 400.000 (quatrocentos mil) rolos de papiro. A Biblioteca de Alexandria se tornou um centro de produção e comercialização dos papiros.

Imagem de Amostra do You Tube

A Destruição da Biblioteca de Alexandria

A Biblioteca de Alexandria foi sendo destruída de maneira gradual, até que foi completamente consumida pelo fogo em um incêndio acidental causado pelos árabes no período da Era Medieval.

Existem diversas histórias com relação à destruição gradual da Biblioteca de Alexandria, inclusive existe uma que afirma que o Imperador Romano Júlio César, quando passou por Alexandria em sua perseguição a Pompeu, recebeu de presente a cabeça do seu perseguido e também o amor de Cleópatra, que era irmã do rei Ptolomeu XII. Envolto pelo amor, Júlio César toma o trono e entrega à Rainha Cleópatra, eliminando todos os seguidores do antigo rei. Com o intuito de não deixar um seguidor do antigo rei vivo, Júlio César mandou colocar fogo em navios e diversos prédios para que ninguém conseguisse escapar, e o fogo se alastrou de uma maneira tão grande que conseguiu atingir uma parte da Biblioteca de Alexandria.

Imagem de Amostra do You Tube

Considerações Finais

No ano de 2003, foi inaugurada uma nova Biblioteca (a chamada Biblioteca Alexandrina) que foi construída em área próxima à antiga Biblioteca de Alexandria, tentando reproduzir a estrutura física da biblioteca original.

Essa biblioteca foi idealizada e financeiramente viabilizada pela Unesco, que com a construção dessa biblioteca procurou enfatizar os aspectos histórico e simbólico da biblioteca naquele local. Essa nova Biblioteca tem o objetivo de se transformar em um grande disseminador da cultura na atualidade, assim como era a Biblioteca de Alexandria.

Na nova biblioteca é possível encontrar conjuntos de salas especializadas para estudo, 04 (quatro) bibliotecas, planetário, laboratórios, museu científico, museu caligráfico, salas para congressos, salas para exposições e etc.

No acervo da nova biblioteca de Alexandria podem ser encontrados livros (mais de 4.000.000 de exemplares), livros raros (algo em torno de 10.000), manuscritos (em torno de 100.000), publicações periódicas, vídeos e cassetes de áudio.

Portanto, o local foi construído para se transformar em um verdadeiro centro cultural da humanidade moderna, com o objetivo de estimular e propagar a cultura por todo o mundo. Seguindo a tendência da era digital, a nova biblioteca de Alexandria possui uma biblioteca cibernética que pode ser acessada de qualquer lugar do planeta.

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade