As Primeiras Sociedades: Um Pouco de História

Muitos fatores fizeram parte da evolução dos povos e do desenvolvimento das primeiras sociedades, como por exemplo: o aumento da capacidade de produção, o aumento das comunidades, as lutas entre grupos que fez mudanças nas relações das sociedades que existiam, a chegada de novas técnicas de trabalho, entre outros.

Aos poucos, ao longo da história, essas mudanças foram acontecendo e pequenas coisas, como estocar a produção excedente, fez com que as primeiras sociedades fossem se formando e ganhando novas características. Uma parte do que era produzido era oferecido, para os deuses, uma forma considerada de se fazer sacrifício, que depois passou a ser organizada de uma outra maneira.

Encarregados daquelas comunidades tinham que organizar tudo aquilo que sobrava das oferendas, onde começa a estocagem. Foi então, que se observou um distanciamento dessas pessoas, que deixavam de produzir para administrar o que era produzido e com isso, receberam alguns privilégios naquela sociedade. Esses administradores desfrutavam de conforto e cada vez mais, não faziam parte do grupo de pessoas que ficava responsável pela produção.

A Importância da Boa Terra Para O Desenvolvimento das Comunidades

Para que as comunidades antigas, as primeiras, sobrevivessem bem, era fundamental que a terra fosse fértil e isso era possível principalmente pela irrigação correta e as técnicas agrícolas desenvolvidas. Porém, tinha um outro fator que era levado em consideração – o desejo dos deuses. Para demonstrar que eram fiéis aos deuses, os homens cometiam sacrifícios e um deles era oferecer parte daquilo que era produzido.

Enquanto isso, aquelas famílias que já tinham poder nas mãos e eram as mais antigas, continuavam a decidir e fazer o contro do melhor lugar para cultivo e dos rebanhos. Elas dominavam, principalmente, as aldeias que tinham o maior número de pessoas.

As Primeiras Sociedades

As Primeiras Sociedades

Com o passar do tempo foi necessário fazer com que aqueles produtores ainda dessem as famílias dominantes parte daquilo que produziam, foi então, que surgiu a necessidade de fazer uma nova organização política e foi quando surgiram novas modalidades de função social. Foi então que se viu os guerreiros, os homens de arma, que serviam para cuidar dos territórios e não deixassem que eles fossem invadidos. Também surgiu os encarregados pela administração e os sacerdotes. E os inimigos quando eram derrotados, eram usados como escravos, o que fazia diminuir a necessidade de membros da comunidade trabalhando.

Mesmo com todas essas mudanças as terras das aldeias pertenciam a todos e as comunidades de longa data , aos poucos, foram começando a transforma-se em uma sociedade complexa, com várias camadas sociais. Eram divididas em : guerreiros, escravos, sacerdotes, camponeses e artesão. Quem dominava as demais era a camada composta de sacerdotes.

Até esse momento, as decisões eram tomadas de forma coletiva, desse ponto a seguir passaram a ser individuais, foi então que surgiu o Estado. Esse nome órgão concentrou todas as funções de governo e deu início as leis e regras, que todos deveriam seguir. Foi com ele também que se intensificou a exploração da grande parte da população, feita pelo pequeno grupo.

Imagem de Amostra do You Tube

As Primeiras Sociedades Organizadas Depois da Formação do Estado

O Estado iniciou a organização das primeiras sociedades em lugares próximos aos rios, que normalmente ficavam alagados no período das fortes chuvas, mas, que também eram as terras mais férteis.

Era necessário aproveitar bem o solo para garantir que toda a população tivesse recursos e para isso, era importante desenvolver obras, que exigiam a colaboração de muitos homens e uma boa organização. Foi então que começaram as construções de sistemas de irrigação para levar água a lugares mais longes do rio, canais de irrigação e construção de diques. Essas grandes obras passaram a ser obrigação de cada um governo responsável por aquela determinada região.

E foi cultivando a terra que os povos foram organizando sociedades, criando cidades, desenvolvendo sistemas políticos, ciência, filosofia e arte.

Veja Como Se Dividiram As Primeiras Sociedades!

Para ficar mais simples estudar a evolução da humanidade, os estudiosos dividiram a Pré-História em partes. Uma das organizações, mais usadas e conhecidas foi aquela proposta por John Lubbock. Lubbock era um amigo de Charles Darwin e banqueiro vitoriano inglês. Ele fez a seguinte divisão do período da pré-história: em paleolítico e neolítico.

1- O período chamado por Lubbock como Paleolítico foi aquele cuja característica é que as sociedades eram formadas de coletores e caçadores. Resumindo, tudo dependia da coleta de raízes, coleta de grãos e frutos e da caça de animais, era o que existia para alimentar a população primitiva.

Falando da palavra em sim, paleo vem do grego e significa velho e lítico, também com origem grega, significa pedra, então, seria velha idade da pedra.

Segundo estudos, a fase denominada paleolítico representa 99% de todo o tempo que a sociedade humana existe e foi nela, que surgiu os primeiros hominídeos e também as primeiras ferramentas. Os objetos foram feitos com materiais como madeira e chifre, entre outros. Neste período, da sociedade humana, quando os alimentos acabavam, a população se transferia para outro lugar que ainda tinha recursos, por isso, eles são chamados de nômades. Iam de uma região para outro para atender as suas necessidades básicas.

Saiba Mais

Saiba Mais

As ferramentas desse povo, com o passar do tempo, foram ficando melhores. Se a pedra antes era só lascada, com o passar do tempo, esses povos já conseguiam obter o efeito polido e foi então, que o período passa a ser Neolítico.

2- O período Neolítico, traduzindo, a idade da pedra polida. Foi nesta fase do desenvolvimento da sociedade humana, que o homem começa a cultivar e a cuidar dos animais. É como se fosse a fase secundária do primeiro período, onde o homem era sedentário. Com o homem que produz, as populações puderam permanecer no mesmo lugar por mais tempo.

Imagem de Amostra do You Tube

Segundo uma boa parte dos historiadores, o período Neolítico aconteceu paralelamente em vários partes do mundo. Segundo quem defende essa tese, a diferença está somente no tempo em que iniciou, aproximadamente 8.000 a C. Eles julgam que esse início tenha acontecido na proximidade com o Oriente, que ficava entre a Mesopotâmia e o Egito. Já essa segunda faze teria começado somente em 2.500 a C na América Central.

A agricultura desenvolvida nessa primeira sociedade era bem variada, mandioca, batata, arroz, trigo, eram só alguns dos produtos que passaram a ser produzidos. E na pecuária, a criação era de carneiros, cabras, boi, porcos e cavalos. Outra inovação do período Neolítico que merece destaque foi a criação da metalurgia da tecelagem, da cerâmica, de templos e muralhas, entre outros.

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade