Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de samba, que não deixa ninguém decepcionado, pelo contrário, cada ano mais uma novidade. Porém, nem sempre o desfile foi na Apoteose.

No início, os desfiles eram realizados na Praça Onze no domingo de Carnaval. Depois, exatamente em 1942, a Avenida Presidente Vargas entrou em obras e o desfile das escolas de samba do Rio precisou ser transferido. E a partir do ano de 1945 passou a ser no estádio do Vasco, São Januário, voltando à Presidente Vargas, em 1947. Em 1952, o público na avenida do Centro da cidade ganhou arquibancadas e em 1961, deixou de ser gratuito e foi cobrado ingresso para assistir.

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Em 1974, mais uma mudança, iniciava as obras do metrô da cidade do Rio de Janeiro e foi então, que os desfiles, em 1978, por conta das mudanças na Avenida Presidente Antônio Carlos foi transferido para rua Marquês de Sapucaí. Passaram-se os anos e em 1983, o então governador do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola decidiu que a cidade precisava de um lugar para os desfiles das escolas de samba. E foi dado ao arquiteto Oscar Niemeyer a incumbência de fazer o projeto, e então, nasce a Passarela do Samba, o popular Sambódromo.

Depois de pronto o projeto de Oscar Niemeyer, a Marquês de Sapucaí passou a ser usada somente pra os desfiles das escolas de samba e a inauguração aconteceu no dia 2 de março de 1984. No primeiro ano do desfile no Sambódromo, aconteceram algumas mudanças na maneira como era feito e no segundo ano, tudo foi ajustado.

Em 1997, a Passarela do Samba ganhou outro nome, passou a ser chamada de Passarela Professor Darcy Ribeiro, porém, continuou sendo chamada de Sambódromo.

Imagem de Amostra do You Tube

As Mudanças Promovidas Por Causa da Ida Para O Sambódromo

No Sambódromo, as escolas de samba que desfilavam ao aumento, assim como o número de pessoas que saíam por cada uma delas. E ficou difícil agradar o público com desfiles demorados em um único dia, foi então, que em 1984, o evento passou a acontecer em dois dias, no domingo, como era tradicional e na segunda.

Imagem de Amostra do You Tube

As escolas de samba funcionam da seguinte maneira:

  • Cada uma delas tem os componentes, isto é, as pessoas que desfilam, divididas em alas ou grupos.
  • Em cada ala, as pessoas usam a mesma fantasia.
  • As fantasias representam o enredo.
  • O samba que fala do enredo escolhido é cantado pelo puxador e a bateria faz o som os ritmistas.
  • Toda escola de samba tem a tradicional ala das baianas, a comissão de frente e uma ala com crianças, o mestre-sala e a porta-bandeira, as passistas e a rainha de bateria.
  • Algumas escolas de samba fazem alas com coreografias, isto é, os participantes dançam da mesma maneira durante toda a apresentação.

Como São Divididas As Escolas de Samba do Rio de Janeiro

As escolas de samba desfilam divididas em grupos, que são: Grupo Especial e Série A (que foi a junção dos grupos de acesso A e B). Também existem outros três grupos de acesso, que são: B, C e D, mas esses, não desfilam na Apoteose, eles desfilam na Estrada Intendente Magalhães. Como nos velhos tempos, lá são montadas arquibancadas para o público assistir gratuitamente.

O tempo de desfile das Escolas de Samba da cidade do Rio de Janeiro varia de acordo com o grupo que ela faz parte. Aquelas que desfilam no Grupo Especial tem cada uma 80 minutos para se apresentarem e são punidas, com perda de pontos, quando superam esse tempo. Cada uma delas pode ter até 5000 componentes. Já as escolas de samba dos demais grupos, possuem somente 300 componentes cada e o tempo de desfile é de 30 minutos.

Todas as escolas de samba do Grupo Especial fazem parte da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e agora têm os seu barracões na Cidade do Samba. Já as demais escolas fazem parte da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

A Decisão das Escolas de Samba Campeãs

Depois dos desfiles de domingo e segunda, os torcedores devem esperar até a quarta-feira de cinzas para saber quem foi a grande campeã do carnaval. Além das 6 primeiras colocadas, também é anunciado a escola do Grupo Especial que desce para o Grupo de Acesso. As 6 primeiras voltam para o desfile das campeãs e do grupo de acesso A sobe uma escola para o Grupo especial. O sobe e desce também acontece nos outros grupos: uma do grupo de acesso A é rebaixada para o grupo de acesso B e a vencedora do grupo de acesso B vai para o A, e assim por diante, é a troca das cadeiras do Carnaval carioca.

Saiba Mais

Saiba Mais

A regra em 2011 também mudou um pouco, dos grupos A, B, C, D e E não sobem mais duas escolas como era antes, agora apenas 1. Excepcionalmente no ano em que o barracão de 3 escolas de samba pegou fogo e com isso, essas agremiações foram prejudicadas na hora do desfile, nenhuma delas foi rebaixada e também, nenhum subiu para o Grupo Especial. No ano seguinte, os desfiles se repetiram com as mesmas escolas e a regra de rebaixamento e de subir voltaram a valer.

Em 2013, uma nova regra, a série A com 10 escolas participantes e para o Grupo Especial continua valendo que só sobe uma única escola e vem 4 do Grupo B diretamente, sem ter que passar pelo grupo A, como era antes.

Existe ainda um projeto para fazer modificações no carnaval carioca e as escolas de samba. A ideia da prefeitura é mudar o lugar onde acontecem os desfiles das escolas de samba dos grupos B, C, D, retirando-os da Rua Intendente Magalhães, porém, não se sabe ainda para onde eles serão deslocados.

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

Mitologia Greco-Romana

Mitologia Greco-Romana(0)

De forma prática a mitologia greco-romana aconteceu depois que Roma dominou a Grécia a por consequência fundiu a própria religião com a dos gregos. Diversos tipos de lendas são explicados no sentido de demonstrar não apenas as tradições como também para explicar fatos que não tinham explicação científica, ou mesmo o significado à origem do

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade