Jogos Pan-Americanos: Características Gerais

A Organização Pan-americana ou Jogos Pan-americanos constituem no grande evento nas Américas com esportes de verão e inverno, em que milhares de atletas participam de variedades de competições olímpicas.

Curiosidades

Curiosidades

Características Gerais dos Jogos Pan-Americanos

A competição é realizada entre atletas de nações da América, a cada quatro anos, no ano antes dos Jogos Olímpicos de Verão. Também houve edição do Inverno Jogos Pan-americanos em 1990.

Desde 2007 as cidades-sede são contratadas para gerenciar tanto o Pan-Americano e os Jogos Parapan-Americanos em que os atletas com deficiências físicas competem entre si.

A Organização Pan-Americana Movimento consiste na reunião de federações esportivas internacionais e comitês olímpicos nacionais reconhecidos pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana).

Como o órgão de decisão a ODEPA é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição dos Jogos Pan-americanos, responsável pela organização e financiamento da celebração conforme as regras estabelecidas na Carta Olímpica.

A celebração dos Jogos abrange conjuntos de rituais e símbolos como bandeira e tocha, ou cerimônias de abertura e encerramento. Mais de 5.000 atletas competem nos Jogos Pan-americanos em 36 esportes diferentes e cerca de 400 eventos. Os primeiros colocados, segundo e terceiro, em cada evento recebem ouro, prata e bronze, respectivamente.

Imagem de Amostra do You Tube

História dos Jogos do Pan-Americano

O primeiro logotipo oficial do primeiro Jogos Pan-americanos em 1951, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Porém, a ideia de realiza remonta à Olimpíada de Verão de 1932, em Los Angeles, Estados Unidos.

Conjunto de representantes latino-americanos do Comitê Olímpico Internacional (COI) propôs a criação de competição que incluiria aos países das Américas, com o objetivo de fortalecer as atividades desportivas na região.

A ideia resultou também no primeiro Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em Buenos Aires, em 1940. O Congresso determinou que os jogos inaugurais pudessem ser realizados no ano de 1942, mas os planos que acabaram sendo adiados devido à Segunda Guerra Mundial.

No final da Guerra, um segundo Congresso Esportivo Pan-americano, em Londres, durante os Jogos Olímpicos de Verão 1948, confirmou Buenos Aires como sede para o primeiro Jogos Pan-Americanos, previstos para 1951.

Jogos Panamericanos

Jogos Panamericanos

As Competições começaram em 25 de fevereiro e incluiu 2.513 atletas de 21 países, competindo em dezoito esportes. A segunda edição, realizada na Cidade do México, trouxe 2.583 atletas de 22 países, competindo em 17 esportes.

Os Jogos Pan-americanos foram realizados posteriormente, a cada quatro anos nas cidades de Chicago, Estados Unidos, em 1959; São Paulo, Brasil, em 1963 e Winnipeg, Canadá, no ano de 1967.

De 2.513 participantes, representando 14 nações em 1951, o Pan-Americano cresceu para 5.633 concorrentes de 42 países no ano de 2007. Durante os jogos a maioria dos atletas e funcionários está alojada nos centros olímpicos que além dos alojamentos estão compostos por lanchonetes, postos de saúde e locais de expressão religiosa.

Organização Desportiva Pan-Americana

A Organização Pan-Americana Movimento abrange número de organizações desportivas nacionais, internacionais e federações, reconhecidas por parceiros de mídia, bem como atletas, funcionários, juízes e todas as outras pessoas e instituições que concorda em obedecer às regras da Carta Olímpica.

A Pan American Sports Organization (PASO) é responsável pela seleção da cidade anfitriã, supervisionar o planejamento dos Jogos Pan-americanos, atualizar e aprovar programa de esportes, além de negociar os direitos de patrocínio e de transmissão.

A Organização dos Jogos Pan-Americanos usa símbolos para representar os ideais consagrados na Carta Olímpica. Consiste no logotipo da ODEPA composto por cinco círculos concêntricos de amarelo, verde, branco, vermelho e azul ao redor do disco de luz azul.

A tocha acesa é sobreposta sobre os anéis e discos. As cores podem ser encontradas em todas as bandeiras de nações membras. O lema “América, Espírito, Esporte e Fraternidade” é escrito em preto em um círculo ao redor da borda externa do disco central.

Imagem de Amostra do You Tube

O lema significa “o espírito americano da amizade através do esporte”, as palavras aparecem nas quatro línguas faladas nas Américas: Espanhol, Francês, Português e Inglês. Os anéis olímpicos foram sobrepostos a tocha pela ODEPA em outubro de 1998 para simbolizar a estreita ligação com o Movimento Olímpico.

O nome da organização aparece nas letras negras ao longo da parte inferior da bandeira, hasteada em cada celebração. Nos jogos de Buenos Aires em 1951, a tocha veio de Olímpia, na Grécia.

No entanto, desde o 1955 a tocha é acesa por astecas em templos antigos, primeiro na Sierra de La Estrella e depois no Templo do Deus Sol, em Teotihuacán. A única exceção foi para o São Paulo em 1963, quando foi acesa em Brasília pelos indígenas do povo Guarani.

Um nativo ascende e inicia assim o revezamento que vai levar a chama ao principal estádio da cidade-sede, onde desempenha papel importante na cerimônia de abertura. Desde 2011 a tocha é necessária para ser realizada durante os jogos no estádio que vai acolher a competição de atletismo.

Abertura do PAN

Como manda a Carta Olímpica, a cerimônia começa com o hasteamento da bandeira do país anfitrião e desempenho do hino nacional. Na sequência surgem manifestações artísticas de música, canto, dança e teatro representante cultura e história.

As apresentações artísticas crescem em escala e complexidade com anfitriões sucessivos fornecendo cerimônias que superam os antecessores em termos de memorização. A cerimônia de abertura dos Jogos de Guadalajara custou US$ 20 milhões, com a maior parte do custo incorrido no segmento artístico.

Após a parte artística da cerimônia acontece o desfile de atletas para o estádio agrupados por país. Argentina é a primeira nação a entrar, a fim de honrar as origens dos Jogos Pan-americanos.

Em seguidas as nações surgem de ordem alfabética de acordo com o idioma espanhol, com atletas do país anfitrião sendo os últimos a entrar.

Cerimônia de Encerramento

A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-americanos acontece após todos os eventos desportivos serem concluídos. Porta-bandeiras de cada país participante entram no estádio, seguidos pelos atletas, sem qualquer distinção nacional.

Duas bandeiras nacionais, juntamente com a bandeira da ODEPA são içadas enquanto os hinos correspondentes são tocados. O presidente da comissão organizadora e o presidente da ODEPA fazem seus discursos de encerramento.

Após estes elementos obrigatórios, o país anfitrião seguinte se apresenta de modo breve com exposições artísticas de dança e teatro representadas na cultura. A cerimônia de encerramento também inclui apresentação quinze minutos da próxima cidade anfitriã.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade