Maravilhas do Mundo Antigo: Saiba Mais

1- Pirâmide de Quéops

Essa é uma das pirâmides que faz parte da Pirâmide Gizé e a única maravilha do Mundo Antigo que ainda existe e faz parte do elenco original das Sete Maravilhas. A data de construção dessa pirâmide é de mais de 4500 anos, mais ou  menos 2550 a.C. Entre as suas principais características está a sua grandeza, medindo 147 metros de altura e por isso, é considerada a maior construção que foi erguida pelo homem há mais de 4 mil anos. Depois da pirâmide a única grande construção foi a Torre Eiffel, em 1889.

Pirâmide de Quéops

Pirâmide de Quéops

A pirâmide foi construída para servir como tumba real para o faraó Quéops, por isso o nome. De todas as 7 Maravilhas do Mundo Antigo é a construção mais antiga e a única que resistiu ao tempo.

2- Os Jardins Suspensos da Babilônia

Dessa maravilha não sobrou nada, nem mesmo um sítio arqueológico, a sua existência é confirmada somente graças a registros e relatos escritos. A única coisa que os historiadores pensam que poderia ter feito parte dos Jardins Suspensos da Babilônia é um poço, que teria sido usado para levar água até o local.

Segundo os relatos históricos, os Jardins Suspensos da Babilônia foram construídos em torno de 600 a.C. e ficariam próximo ao rio Eufrates, que pertencia a Mesopotâmia e que agora é onde fica o Iraque. O que era chamado de Jardins era um conjunto de 6 montanhas artificiais, elas eram feitas de tijolos de barro cozido. O cálculo é que essas montanhas fossem apoiadas em colunas com altura que variava entre 25 a 100 metros. Para chegar ao terraço dos Jardins era necessário usar uma escada que era feita em mármore.

A construção teria sido feita em homenagem a Amitis, mulher do rei Nabucodonosor II.

Não se sabe ao certo quando foi destruída essa Maravilha do Mundo Antigo, somente que no lugar onde lugar onde estava nasceu a cidade Al-Hillah, que fica próxima a Bagdá.

3- Estátua de Zeus em Olímpia

Foi construída em homenagem a Zeus, no século V a.C. Ela era feita em ouro e marfim com decoração de pedras preciosas e com uma altura de 12 metros. Depois que já tinham se passado 800 anos que ela foi construída, ela foi levada para Constantinopla, que é a atual Istambul, porém, se suspeita que tenha sido destruída por um terremoto em 462 d.C.

Foi Fídias que esculpiu Zeus que tinha na mão esquerda uma esfera e na mão direita uma estatueta de Nice.

Imagem de Amostra do You Tube

4- Templo de Ártemis

Essa Maravilha do Mundo Antigo foi construída em 550 a.C. em homenagem a deusa grega da caça. Ela ficava em Éfeso, onde agora está a Turquia e o nome do autor da obra é Quersifrão com a colaboração do seu filho Metagenes. Se tratava de uma atração turística e pessoas iam até a lugar fazer oferendas, porém, o Templo de Ártemis foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato, foi um modo que ele encontrou de ter o seu nome reconhecido no mundo todo. Ele destruía um lugar importante e conhecido e ficava “famoso” por conta disso. Quando os moradores da cidade descobriram qual era a intenção de Heróstrato combinaram de não dizer a ninguém quem tinha sido o responsável pela destruição. Somente o historiador Strabo fez a revelação do verdadeiro autor. O templo foi reconstruído em 323 a.C. e destruído novamente em um ataque dos godos, em 262 d.C.

5-  Mausoléu de Halicarnasso

O mausoléu nada mais era do que o grandioso túmulo construído sobre os restos mortais do rei Mausolo e do irmão da rainha Artemísia II de Cária, que foi quem pediu que fosse feita a construção. Os responsáveis pelo projeto foram dois arquitetos gregos de nome Pítis e Sátiro e com ajuda de mais 4 escultores também da Grécia, Timóteo, Escopas, Briáxis e Leocarés.

É possível ver alguns fragmentos do Mausoléu de Halicarnasso em Londres, no Museu Britânico e outros na Turquia, em Bodrum.

Imagem de Amostra do You Tube

6- O Colosso de Rodes

Se trata de uma grande estátua ou melhor, gigantesca, do deus grego Hélio. Ela foi colocada bem na entrada da ilha grega que tem o nome de Rodes. A obra do escultor Carés de Lindos foi terminada em 280 a.C. Com 30 metros de altura, pesando 70 toneladas, feita em bronze, era grande assim e fica bem na entrada da ilha para permitir que cada barco que entrasse tivesse que passar por baixo das pernas da estátua. Um pé do deus grego ficava em uma margem e o outro em outra. Além disso, a estátua tinha não mão direita um farol que auxiliava as embarcações durante à noite.

O Colosso de Rodes foi uma construção comemorativa pela saída das tropas macedônias que ocupavam a ilha. Para representar bem a comemoração, na sua construção foram suadas as armas que foram deixadas pelos macedônios.

A estátua, porém durou somente 55 anos, ela foi jogada no fundo do mar em consequência de um forte terremoto. Ptolomeu queria ter reconstruído a obra, mas os habitantes da ilha não quiseram. Por muito tempo ela ficou sendo atração turística no fundo do mar, depois foi esquecida e quando os árabes ocuparam a região, a venderam como se fosse sucata.

7- Farol de Alexandria

A data de construção dessa Maravilha do Mundo Antigo é de 280 a.C. e o responsável pela ordem da construção foi Ptolomeu I, que confiou o trabalho aos engenheiros e arquitetos gregos, Cnido e Sóstrato.

O farol de Alexandria era uma torre de mármore e ficava localizada na ilha com o nome de Faros, daí o nome farol. Essa ilha era próxima a Alexandria, no Egito. Bem no alto do farol em mármore tinha uma chama e com um jogo de espelhos chegava a iluminar até 50 quilômetros de distância.

Farol de Alexandria

Farol de Alexandria

Entre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo, com exceção das Pirâmides de Gizé, que ainda é possível ver as ruínas, enquanto as demais se perderam completamente, o Farol de Alexandria é o que resistiu mais tempo. Ele foi destruído em 1375, em consequência de um terremoto. Em 1994, mergulhadores encontraram as suas ruínas.

Além das Maravilhas do Mundo Antigo também foi criada uma segunda lista com as Maravilhas do Mundo Moderno e também as Maravilhas do Mundo Medieval.

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade