O Que É Mitologia?

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas eram realizadas em nomes dos principais personagens da mitologia.

Mitologia

Mitologia

Sob a ótica moderna a mitologia representa o estudo que serve para compreender como funciona a compreensão cultural, religiosa e popular de culturas do passado e dos dias presentes. Para se tornar mitológica a história precisa antes de tudo ter alto nível de popularidade. Estudiosos da atualidade possuem dificuldades de encontrar explicações imparciais de fatos e mitos que se relacionam com o passado ao levar em conta a carência de historiadores antigos que conseguiram permanecer com as escrituras até a atualidade.

De forma prática os mitos também podem não estar documentados, mas contados apenas com o paladar, com histórias que são passadas entre as gerações, repletas de pequenas mudanças que também serviram para se adequar aos anseios das sociedades ou manutenção do poder das elites dominantes. A mitologia está presente até os dias de hoje, de forma principal originada nos centros urbanos.

Imagem de Amostra do You Tube

Mito: A Origem

Grande parte das histórias mitológicas que são populares no mundo possui como base a estrutura composta em narrativas repletas de simbolismo. Os contos populares são feitos para explicar como o mundo foi originado e não possuem bases científicas, apenas culturais. Não se pode ignorar que embora a origem seja o assunto principal dos contos mitológicos também existe a presença do mito para explicar fatos sociais ou naturais de difícil explicação. Por exemplo, sob a ótica greco-romana Poseidon tem a responsabilidade por administrar o mar e as ondas que surgem do ambiente.

As características do globo terrestre antes de o mundo conhecer, essa ideia representa base no sentido de apontar as explicações sobre a presença do mito. Com os assuntos mitológicos também existe maior tendência de controlar grandes populações com um tipo de ordem específica. Personagens, locais e tempo são aspectos inerentes à mitologia que funciona como base para a explicação religiosa.

A mitologia pode estar presente em diversos tipos de sociedade, desde a grega-romana que serve como base até os dias de hoje aos estudos mitológicos até as históricas cultuadas por tribos de nativos na América.

O Que É Mitologia Moderna?

Interessante notar que a mitologia não se encontra presente apenas no mundo antigo. Na modernidade também existem os fatos mitológicos modernos que se relacionam com as lendas que são oriundas dos centros urbanos. A indústria cultural também trabalha no sentido de tornar o produto mitológico, o que de forma direta pode culminar em sucesso de vendas ao levar em conta que no capitalismo as obras de artes são monetizadas.

Nos episódios de o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” existem diversos exemplos de misturas entre os contos do interior e a mitologia antiga. Exemplo interessante está em “O Minotauro”, quando o monstro mitológico grego é atraído para a cozinha da Tia Nastácia por causa dos bolinhos da cozinheira que são conhecidos por causa do sabor irresistível. Outro exemplo clássico da modernidade se encontra nos “Cavaleiros dos Zodíacos” que trazem mescla de diferentes tipos de mitologia, da grega até a nórdica.

Filosofia e Mitologia

De forma prática a mitologia serve como base para a filosofia. Ao levar em conta o mundo desconhecido a arte de pensar resolvia em parte os problemas que surgiam à frente ou mesmo as dúvidas sobre fatos sem explicação. A tentativa de raciocinar e começar a compreender o mundo tem importância significativa para a geração de fatores mitológicos. Para se defender dos perigos que aconteciam de forma real e imaginária existiam deuses e heróis que se envolviam na história na busca de resolver problemáticas.

Mitologia Na Grécia

Possível afirmar que no mundo ocidental até os dias de hoje a mitologia grega tem importância fundamental aos estudantes da mitologia antiga. Deuses criavam criaturas para proteger locais e heróis entravam em convergência ou discórdia contra as figuras endeusadas. Exemplo interessante está em Odisseu que desafiou os deuses e pagou caro no sentido de não conseguir regressar para a casa depois das batalhas em Troia. Apenas no momento em que reconhecer não ser possível sobreviver sem a ajuda dos deuses ele conseguiu voltar à terra natal. Representa exemplo típico de que o homem comum não poderia desafiar a os deuses e serviu para reter os anseios contra o sistema grego.

A mitologia na Grécia também surgiu de forma principal para explicar os fenômenos naturais em consequência da falta de razão científica. Também servia para aumentar o nível de coragem das tropas que de forma constante estavam em guerra com outras civilizações, como os persas, por exemplo. Interessante notar que o culto aos deuses era importante para garantir falta de problemas com a colheita.

Saiba Mais

Saiba Mais

Uma particularidade inerente aos deuses do panteão grego se encontra na semelhança que existe entre os seres humanos inclusive no aspecto do sentimento. Inveja, ciúmes e amor são aspectos que estão presentes de modo constante na mitologia grega. O comportamento era parecido com as figuras humanas, com a diferença de terem poderes ilimitados junto com a vida eterna.

Existe hierarquia entre os deuses da Grécia, com Zeus no centro do poder comandando os atos dos outros membros do Olímpio, reprimindo àqueles que não convergiam com os seus ideais. No sentido de conquistar as graças dos deuses existia a necessidade de oferecer oferendas aos deuses.

A mitologia da Grécia tinha riqueza excessiva ao ponto de ser transmitida depois que Roma dominou a região e se apropriou dos contos para construir a mitologia que iria permanecer por longos anos como a explicações da origem e dos fenômenos naturais que não eram explicados por conta da falta de conhecimento científica. A diferença se encontra na modificação que acontecia nos nomes para que a emulação não fosse percebida de forma explícita, mas a base era significativamente a mesma.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

Mitologia Greco-Romana

Mitologia Greco-Romana(0)

De forma prática a mitologia greco-romana aconteceu depois que Roma dominou a Grécia a por consequência fundiu a própria religião com a dos gregos. Diversos tipos de lendas são explicados no sentido de demonstrar não apenas as tradições como também para explicar fatos que não tinham explicação científica, ou mesmo o significado à origem do

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade