O Que É Um Dejavu?

Quase todo mundo já passou por isso. Você está em um local, conversando ou fazendo uma ação, e de repente…tem uma sensação de que tudo já aconteceu antes. Você não lembra bem como e onde, mas sabe que tudo aquilo já aconteceu antes e até pode preceder o que vai acontecer. A esta sensação muito estranha, chama-se dejavu.

O popular entende o dejavu de diversas formas. Algumas pessoas comentam que ‘um anjo passou por aqui’ quando a sensação estranha acontece, e outras que já sonharam com aquilo. A do sonho é a mais comum, pois a cena é repetida na mente com tamanha exatidão e de uma forma não tão clara, que parece mesmo que houve um sonho. Mas não é nada disso. O dejavu é apenas a sua mente te enganando um pouco.

O Que É O Dejavu?

O dejavu é uma palavra francesa que quer dizer ‘já visto’. O termo refere-se diretamente à sensação de que uma situação já aconteceu antes, mas você não sabe bem onde ou quando aconteceu. Eles começam na infância, e ficam com maior frequência a medida que o cérebro amadurece.

Existem diversas teorias científicas de como e acontece o dejavu, mas nenhuma afirma com certeza. Uma das teorias é que seu cérebro já captou na memória a ação acontecida, mas você não estava prestando atenção. Ela vai até o cérebro e fica na memória de curto prazo. Quando você fixa a atenção no ato, parece estar vivendo a mesma ação duas vezes, mas na verdade ela já passou há alguns segundos. Os segundos são em média 2 ou três, mas uma eternidade para a sua mente captar a ação e dar como acontecida.

Deja Vu

Deja Vu

Outra teoria conta que o dejavu é apenas uma memória de curto prazo. A sua mente capta a informação mas coloca em um local quase ignorado, por isso você nem percebe que aconteceu. Quando se dá conta, sua mente busca no HD da memória algo, mas ele não está em ponto fixo de local, data e hora, e por isso você lembra do fato mas sem precisão, daí a estranheza do dejavu.

Dejavu E A Epilepsia

Alguns cientistas ainda associam o dejavu à doença epilética. Algumas pessoas com epilepsia passam por um dejavu intenso antes ou durante uma convulsão. Durante a crise, o cérebro não firma bem as memórias do instante, e por isso ele tem sensações ou memórias sem saber quando e onde aconteceram.

Imagem de Amostra do You Tube

O Dejavu E O Multiuniverso

Muitos pesquisadores e teóricos vão muito além com a sensação de entrada em um espaço de “já ter visto antes” ou “estado ali antes”. Para alguns pesquisadores, é uma sensação de algo mais além de apenas uma pegadinha mental.

Muitos cientistas acreditam na teoria do multi universo. Existe, portanto, um mundo paralelo na mesma sala em que você esta sentado agora, lendo nosso artigo. Este mundo é feio de vibrações, e nós, seres humanos, somos ondas vibratórias. Tais ondas se propagam no espaço e tempo. Pense em um rádio ligado com uma determinada frequência constante. Você seria como uma rádio, emanando ondas em uma única frequência.

Saiba Mais

Saiba Mais

Quando seu rádio aumenta de volume, muitas ondas saem e muitas pessoas escutam. Assim é com o corpo humano. Quando ele se mexe e realiza ações, suas ondas vibram e podem interferir em ondas propagadas por outras pessoas. Então experiências de outras pessoas podem se cruzar com as suas e, por isso a sensação de ter feito algo antes que na verdade nunca fez. Seria a experiência de outra pessoa entrando em sua vida.

Nosso corpo seria como um rádio, recebendo frequências e também produzindo. Por isso seríamos capazes de receber frequências de outras pessoas deste multi universo, por isso o dejavu seria a recepção da frequência de outra pessoa que já viveu aquilo neste mundo.

O Dejavu E Os Sonhos

Muitos teóricos ligam o dejavu aos sonhos, como uma experiência revivida acordado que já foi vivida em um sonho. Esta teoria é aceita até mesmo pelos cientistas, que não descartam a força e influência dos sonhos em nossas memórias. Muitas pessoas sonham, acordam e não lembram de nada, pois seus sonhos ficaram na memória curta.

Contudo, precisam de um engate para lembrar do fato acontecido. E é ai que fica o dejavu, um pensamento mais intenso sobre algo que volta à tona quando se está acordado. Você lembra do sonho parcialmente, mas lembra das frases, dos atos e até mesmo das roupas. Seria uma experiência mística e comum, e todos sã capazes de passar por isso porque todos possuem esse leve dom de desencadear os sonhos enquanto os olhos estão abertos e a mente acordada.

O Dejavu E Vidas Passadas

Outras teorias mais complexas afirmam que o dejavu seria uma experiência totalmente espiritual, com relação com a alma e suas experiências passadas. Para os espíritas da filosofia de Alan Kardec, por exemplo, os espíritos levam consigo depois de sua criação uma carga de experiências não memorizadas enquanto estão encarnados (em corpo humano, ma Terra). Mas, em alguns momentos, podem relembrar experiências anteriores.

Para o espiritismo, o dejavu pode ser uma lembrança do local e das pessoas, bem como de experiências com espíritos enquanto a alma vagueia pela terra durante o sonho do corpo. Apenas o corpo precisa dormir, mas a alma não e ela pode navegar por diversos locais do mundo e conversar com espíritos afins, daí o dejavu quando se está acordado.

Jamais-Vu

Este fenômeno é considerado o oposto do dejavu. Este é quando a pessoa sabe racionalmente que já passou por uma experiência mas tem uma sensação que jamais fez aquilo ou passou por certa coisa antes.

Imagem de Amostra do You Tube

Presque-Vu

Este é quando sabemos que certa palavra está na ponta da língua mas não consegue lembrar. Comum com nome de pessoas, de objetos que já foram ditos até mesmo segundos antes. É apenas um deslize no nosso cérebro, uma das máquinas mais lotadas e com HD de memória infinita. E como toda boa máquina de armazenagem, pode falhar.

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade