Os Presidentes da Ditadura Militar

A Ditadura Militar é um período da história política do Brasil que vai de 1964 a 1987. Começou com um golpe no presidente Jango, quando os militares tomaram às ruas e o governo, tornando as forças armadas a chefia do governo. Militares e civis derrubaram o presidente e colocaram os militares no poder.

O primeiro evento dos militares foi baixar o Ato Institucional Número 1, onde o executivo baixa um ato incontestável por nenhum dos dois outros poderes. Este é o ato que coloca poderes excepcionais ao Presidente da República, um militar. Começa a ai as indas e vindas de militares no poder.

Imagem de Amostra do You Tube

Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (1964 a 1967)

O primeiro presidente militar brasileiro vem logo após Jango e ainda prorroga um ano seu mandato, que deveria ter finalizado em 66, mas vai até 1967.

O seu feito mais importante é baixar o Ato Institucional Número 2. Este elimina o pluripartidarismo e deixa o bipartidarimos. A partir de então, apenas dois partidos poderiam concorrer à presidência e não mais de um, como era antes. Os dois são o Arena (Aliança Renovadora Nacional, do Governo) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro, oposição). Obviamente que esta oposição não é tão oposição assim, e só podiam se candidatar os que fossem a favor do governo, chamada de ‘oposição responsável’. Mas ambos são a favor do governo.

Há ainda no governo de Castelo Branco o AI3, com eleições indiretas para Governo e o AI4, fechando o congresso nacional e o abrindo de novo apenas para aprovar a constituição de 1967, contento todos os atos institucionais.

Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

Costa e Silva (1967 – 1969)

Pertence ao grupo chamado de ‘linha dura’. Governo curto, mas crescendo a oposição da sociedade civil ao governo militar. Os grandes eventos da época são a Passeata dos 100 mil com a participação de diversos artistas e os diversos protestos da UNE (União dos Estudantes).

Ele baixa o AI5, um dos mais importantes da Ditadura Militar. Ele suspende o habes corpus e aumenta o poderio militar. Aumenta-se os órgãos de repressão aos opositores da Ditadura, e começam perseguições e torturas começam a ser documentadas.

Depois de sofrer um AVC, Costa e Silva se afasta da presidência. Seu vice não era militar, então não assume, e então assume uma junta militar, um golpe dentro do golpe. A junta então elege Médice para presidente da República.

Médice (1959 a 1974)

Médice foi o que mais usou o AI5 para reprimir os opositores. Surgem aqui os DOPs, os Bandeirantes, dentre outros. Nesta fase da ditadura, diversas pessoas desapareceram sem deixar rastros.

No governo de Médice há o milagre econômico, quando as multinacionais entram e há um investimento forte estrangeiro e a economia do país cresce. Neste período, o PIB cresce em números elevados, com taxa de 10% ao ano.

Por conta do aumento da economia, o governo exalta o ufanismo e há diversos slogans lançados para acalmar os ânimos. Os mais comuns são “Brasil, ame-o ou deixe-o” e “Brasil, um país do futuro”. Há ainda obras faraônicas, como a Transamasônica, a Ponte Rio Niterói. A usina nuclear Angra I é instalada neste período, em uma parceria do governo com os norte americanos.

O milagre financeiro começa a cair quando falta dinheiro no mercado para se investir no Brasil.

Ernesto Geisel (1974 – 1979)

Começa a abertura lenta do Brasil para tentar sair da crise financeira. Há um desemprego grande, juros altos e economia instável, por isso a proposta é devolver o governo aos civis. Mas para isso, a proposta militar e devolver o governo de forma lenta, gradual e segura e evitar assim a evolução.

Há uma série de assassinatos de nomes importantes à ditadura que não quer a saída do militarismo no Brasil. Houve diversas crises no governo e há uma grande ideia de que Geisel quer mesmo a evolução do país e uma democracia de fato. A oposição pressiona para a abertura do país, mas é reprimida com ações governamentais para deixar claro que o Brasil ainda é um país bom os militares no poder.

Em 1978, Geisel revoga o AI5.

General Figueiredo (1979 a 1985)

Figueiredo dá mostras claras de que quer abrir mesmo as portas do Brasil e tornar o país um local realmente democrático e com presidente eleito pelo povo. Ele continua o processo de redemocratização, e em 1979 promove a anistia. Este é o perdão político: presos políticos são soltos e os exilados podem voltar ao Brasil. Há uma lei da anistia criada nesta época, mas com dupla face: os torturados são perdoas, mas os torturadores também. Esta é uma forma de não ter represálias do povo.

Este presidente permite a reforma partidária, com mais partidos podendo ser construídos. Surgem mais de 10 partidos novos, dentre eles o PT, ligado às greves do ABC, dirigidas pelo Luis Inácio Lula da Silva. Tudo isso acontece no começo do governo de Figueiredo.

Há uma reação da Linha Dura, com o atentado do Rio Centro, com uma explosão de um local de festas repleto de gente. O governo cai em desgraça e começam os comícios das Diretas, buscando eleições diretas e uma volta da democracia mais urgente.

General Figueiredo

General Figueiredo

República Neo Liberal

No final da Ditadura Militar, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil, mas faleceu, então assume o vice, Sarney, indo no poder de 1985 a 1990. Acaba a ditadura militar e começa uma nova fase para o Brasil.

Sarney começa com a Constituição de 1988, em vigor até hoje. Há com ela o direto de voto do analfabeto, uma novidade para o governo, com o voto opcional para o jovem de 16 à 18 anos. O racismo se torna um crime inafiançável pela primeira vez e torna a constituição um marco histórico para o país.

A inflação é um dos maiores problemas do governo de Sarney, com aumento de preços diários e crise econômica a ponto das prateleiras ficarem vazias todos os dias com o medo dos preços aumentarem. Há ainda a concentração de renda alta em poucas mãos, um problema vigente até hoje, mesmo com a criação do plano real.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade