Pirâmides Financeiras: Informações Sobre Esse Modelo Comercial

Pirâmide financeira ou esquema em pirâmide são dois modos diferentes para falar da mesma coisa, de um modelo comercial. Talvez pelo fato de receber essa nomenclatura faça suspeitar de que não se trata de um modo sustentável, mas sim de uma ação que depende acima de tudo de um agrupamento de pessoas. Falando desse modo parece difícil de compreender, porém mais a frente ficará claro tudo sobre esse modelo comercial que existe já há um século.

Voltando a questão dos nomes, além das duas atribuições que foram faladas no início, o mesmo modelo pode ser usado com outra nomenclatura, a de MMN, marketing multinível. Dessa forma se apresenta como uma negociação legal, mas não clara, é um modo mascarado de apresentar o modelo comercial.

Curiosidades

Curiosidades

O grande problema da pirâmide é que ela é muito usada como desculpa para golpes, que apesar de serem complexos conseguem encontrar facilidade em atrair as pessoas. É um modo fácil de ganhar dinheiro através de um golpe com um modelo comercial real. Normalmente, a “vítima” é convidada a participar fazendo um pagamento e graças a ele, receberá benefícios dos demais participantes. No final, a pessoa não vê nunca mais nem o que pagou e nem a “comissão” dos demais participantes da pirâmide financeira.

Ainda falando de quando a pirâmide financeira é usada para o golpe, somente quem está aplicando a ideia é que sai lucrando. Os que saem perdendo completamente são os da base da pirâmide, que já não conseguem atrair nenhum outro participante.

Imagem de Amostra do You Tube

Conheça Um Pouco da História das Pirâmides

Não existe um único modelo comercial chamado pirâmides financeiras. Ela podem ser apresentadas nas mais diversas formas. Por exemplo, o primeiro modelo tinha uma coisa chamada de “corrente postal”, que era caracterizado pela distribuição de uma lista com cada uma delas de 5 a 10 nomes e para cada um o seu respectivo endereço.

Cada pessoa que estava em possesso de uma lista, tinha que enviar para a primeira pessoa que constassem nela, uma quantia em dinheiro, que era estipulada antes, normalmente de 1 ou 5 dólares. Feito isso, quem enviou o dinheiro, riscava aquele primeiro nome, movendo os demais para cima, isto é, o segundo passava a ser o primeiro, o terceiro, o segundo e assim por diante, e colocava o próprio nome por último. Depois, ele fazia 4 cópias e enviava para as pessoas que ainda estavam na lista e assim girava a pirâmide.

Saiba Mais

Saiba Mais

Aliás, falando em pirâmide, o nome foi escolhido porque se trata de uma “população crescente” a cada etapa que vem adiante. Como o formato da pirâmide. Porém, segundo estudos, para que realmente todo mundo que participa ganhasse aquilo que espera, seria necessário que toda a população do mundo participasse. Segundo cálculos matemáticos, a grande maioria das pessoas que participam de uma pirâmide saem perdendo o dinheiro que investiram.

Os primeiros modelos comerciais chamados pirâmides financeiras feitos com um grande número de pessoas foram observados na ex-União Soviética. E segundo os historiadores, isso tem uma explicação, a falta de conhecimento com o mercado de ações. Essas pessoas achavam que era mesmo possível faturar 100%. Os casos mais conhecidos dessa época foram o “Esquema em pirâmide MMM na Rússia”.

Podemos citar outros exemplos notórios, como o do esquema Ponzi de Charles Ponzi, no Brasil, por exemplo, o caso mais conhecido foi o do “Boi Gordo”. A pirâmide foi criada pelo empresário Paulo Roberto de Andrade e terminou com mais de 30 mil pessoas enganadas e dívidas que chegaram a 2,5 bilhões de reais.

Imagem de Amostra do You Tube

As Características das Pirâmides Financeiras

Uma das primeiras características que se observa é a falta de valor ou pouco dos produtos vendidos nas pirâmides financeiras. Em alguns casos, eles também podem ser completamente fora da realidade do mercado.

Também é comum que o produto em questão seja um “manual” para conquistar novos participantes ou as famosas listas com pessoas e seus endereços, como potenciais candidatos.  E um produto assim pode custar milhares de dólares.

Nós Estados Unidos existe uma versão na internet “How to make 1 million on the internet”, esse é o título e a ideia é sempre a mesma, a pirâmide financeira. Um exemplo com produto é aquele do modem dial-up, que tem um preço muito alto e para conseguir comprá-lo é necessário atrair mais participantes. E é desse valor que os novos candidatos pagam que se faz a base da pirâmide.

Veja Os Principais Pontos das Pirâmides Financeiras:

  • As vendas sempre ganham um “certo exagero” (chegam a ser teatrais) e brindes sempre fazem parte do pacote.
  • A empresa que faz a proposta nunca passa as próprias informações. Elas só são dadas para quem já está dentro e torna-se um participante.
  • A oferta de ganho de dinheiro é sempre muito alta e os lucros são sempre intermináveis.
  • A empresa nunca vende um produto real e o quando o faz aplica um valor completamente incompatível com aquele de mercado. Além disso, são poucas as informações no anúncio sobre o que você está adquirindo.
  • O lucro é sempre gerado com aquisto de novos participantes e ou de produtos vendidos ao interno do grupo.
  • Somente quem inventa a pirâmide financeira e os pouquíssimos primeiros participantes é que conseguem ganhar dinheiro.
  • É sempre anunciado como uma coisa 100% para participação.

Qual A Diferença Entre Uma Fraude e Uma Pirâmide Financeira Legítima

É fácil identificar se é uma fraude ou um negócio legítimo. Somente, no segundo caso é que será possível obter renda uma vez que são comercializados produtos ou até mesmo a prestação de serviços dos associados para consumidores que não fazem parte.

Algumas das pirâmides financeiras legítimas até pedem que o novo associado pague uma comissão, mas não é desse dinheiro que o negócio cresce e gera lucros. Agora, se não tiver pagamento para novos associados é melhor ainda, é claro, que se trata de um negócio sério.

Com um pensamento simples fica mais fácil de entender como funciona: se o dinheiro que deve gerar lucros vem somente dos participantes da pirâmide, não gera lucros. Se é de produtos ou serviços oferecidos pelos participantes para quem não participa, gera lucros. E é neste segundo caso,que pode ser considerada um negócio comercial legítimo.

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade