Rally dos Sertões: Características Gerais

Calor, lama, poeira, os miolos derretendo e o corpo sentido frio úmido e repentino que surge nas madrugadas nas estradas de ferro, de terra, planícies e desfiladeiros. Os competidores possuem a oportunidade de fazer travessia de cidades e pequenos vilarejos com contato direto com simplicidade. Mundo de sensações pode ser acionado no Rally de Sertões.

Rally dos Sertões

Rally dos Sertões

O evento é considerado grande lição, além de ser competição indicada apenas para motoristas com espírito de aventura. Competidores do mundo se reúnem nos sertões brasileiros no sentido de enfrentar realidade desconhecida, com paisagens naturais não vistas. De qualquer maneira, o próprio povo sertanejo entende que quanto mais dificuldade maior está no prazer de vencer.

Cenários e personagens entram em contraste. Imagine que as máquinas possantes com alta tecnologia estão nos caminhos nos quais inclusive os bois não passam por causa do excesso de dificuldades. As realidades se misturam de modo marcante. Veículos e motoristas ficam cobertos por poeiras que se misturam com a garra para chegar ao tipo do pódio.

Vale ressaltar que de acordo com grande parte dos corredores que realizaram a parceria a emoção não está concentrada apenas na corrida em si, como também no espírito acolhedor que é marca registrada do Rally. Aprendem o que Euclides da Cunha á rinha expressado na obra “Os Sertões”: “A região é, antes de tudo, um forte”.

Imagem de Amostra do You Tube

História do Rally dos Sertões

Tudo começou com o Rally São Francisco no ano de 1991. O trajeto foi entre Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, até a região das praias de Maceió. Chico Morais organizou o evento. Considerada primeira competição rali para motos dentro do Brasil. No ano de 1992 não aconteceu outra edição.

Em 1993 aconteceu a primeira edição do Rally dos Sertões, com o início na cidade montanhosa de Campos do Jordão, interior de São Paulo, e final nas regiões arenosas de Natal. De acordo com o site oficial do evento tinham 34 pilotos inscritos para a mesma categoria de motos. Eles percorreram cerca de 3.500 quilômetros.

Na segunda edição a cidade de Natal permaneceu como destino final, evento realizado no ano de 1994. O percurso tinha 4,5 mil quilômetros e teve 44 inscritos nacionais e internacionais, momento no qual se início a fase internacional do Rally dos Sertões.

No ano de 1995 aconteceu a Terceira Edição do Rally. O ano foi considerado histórico levando em consideração as estrelas que participaram do evento, caso do italiano Edi Orioli, que conquistou a Dakar em 1996, Fernando Gil e Jordi Arcarons, ambos da Espanha. Interessante notar que foi na ocasião que estrearam os veículos 4X4 e ao mesmo tempo ampliar o leque de possibilidades da prova.

Imagem de Amostra do You Tube

Ação Ambiental do Rally dos Sertões

A Ação Ambiental dos Rally é considerada como destaque no sentido de recolher o lixo que é gerado pelas provas ou mesmo nos acampamentos. A equipe precisa fazer a recolha dos vidros quebrados, pedaços de fibra, ferro, fibra ou mesmo derramamento de óleo.

Desde o ano de 2003 o grupo se prepara com equipamentos específicos para conter o óleo que é derramado na água ou na terra. O grupo utiliza absorvente industrial ecológico, composto de modo natural e com tecnologia de ponta a absorver os derivados de petróleo e materiais orgânicos.

Além de realizar a limpeza dos vestígios os veículos a equipe aposta em aumentar a responsabilidade e ecológica e consciência ambiental dos profissionais do evento e comunidades que participam do evento.

Ação Social do Rally dos Sertões

Outro aspecto sustentável no qual o evento está participante consiste em realizar atividades e programas levados por equipe de profissionais que são treinados e coordenados pela ONG Instituto Brasil Solidário.

O trabalho abrange satisfazer as necessidades locais dentro da área de alfabetização, meio ambiente, cultura, saúde e inclusão social.  Projeto executado com respeito às vocações de comunidades que estimula o potencial dos habitantes e ao mesmo tempo promovendo desenvolvimento sustentável no campo territorial.

Saiba Mais

Saiba Mais

site do Rally dos Sertões aponta que a ação que desenvolve possui título de maior iniciativa social entre instituições privadas ligadas ao esporte brasileiro. Há atendimentos médicos, material educativo, distribuição de toneladas, palestras e oficinas instrutivas.

Séries Sertões: Características Gerais

No ano de 2010 a Dunas RACE criou Sertões Séries no sentido de aumentar o espírito competidor durante ao ano e ao mesmo tempo manter o nível qualitativo do Rally. Cerca de duzentos competidores disputam cada etapa, de seis existentes, sendo que quatro estão inclusas dentro do Rally dos Sertões.

Abertura e encerramento acontecem no interior de São Paulo nos meses de maio de dezembro. Vale ressaltar que a pontuação conta aos: Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Paulista Cross Country. Na abertura o projeto Séries representa referência brasileira em organizar e manter alto nível técnico entre os trajetos. Desde o ano de 2011 acontece a Etapa Amigos, considerada primeira competição brasileira com os tipos de veículos.

Rally dos Sertões 2013

Não se pode ignorar o fato de que a novidade do ano está na corrida organizada por Dunas, além dos fatos que volta a ser disputado no mês de julho e representa etapa do mundial FIM. Regiões de Avaré e Jaú são etapas para os Sertões Series – evento com duração de maio a dezembro.

O primeiro evento de corrida da Dunas RACE, empresa organizadora do Rally e Séries Sertões. Bauru representa aposta nova do empreendimento ao mercado.

A cidade de Avaré, interior de São Paulo, manteve as tradições de datas, seguindo para o dia 10 e 11 de maio. Na sequência tem quatro etapas do Rally dos Sertões. No final há a Etapa Amigos, prevista para os dias treze e quatorze de dezembro, em Jaú.

O briefing de apresentação acontece na 21° edição, marcada para o dia 25 de junho, dentro das dependências da XYZ, na capital de São Paulo. O Facebook vai transmitir o evento ao vivo.

As inscrições estão abertas até 01 de julho, devem ser realizadas de modo exclusivo no site da empresa organizadora (sertoes.com). Quem quer informações adicionais precisam entrar em contato com o Departamento de Competição Dunas RACE, discando o telefone: (11) 41910133.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos

Máscara Ou Condicionador Para Os Cabelos(0)

Toda mulher tem um xodozinho em si. Esse xodó pode ser as unhas, a pele, o corpo, o cabelo… As unhas e os cabelos são, praticamente, paixão nacional feminina. Além de, quando bem cuidados, deixarem a pessoa mais bonita, eles ajudam na nossa apresentação em rodas de amigos e até em entrevistas de empregos. E,

Imaginação Criativa

Imaginação Criativa(0)

Muito se fala de criatividade quando estamos fazendo referência a habilidades artísticas, porém, a criatividade é inerente a qualquer pessoa, qualquer ser humano, independente do que faça pode aflorar e explorar a própria criatividade. Se procurarmos uma melhor definição para criatividade, podemos dizer que é necessidade de construção, mas também de desconstrução de ideias e

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro

Desfile de Escolas de Samba: Rio de Janeiro(0)

Nos últimos anos, na época do Carnaval, pessoas do Brasil e de várias partes do mundo aguardam ansiosos para assistir o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas recentemente, também de São Paulo. Seja em casa pela televisão ou na Apoteose da Cidade Maravilhosa, todos quem conferir a beleza das escolas de

O Que É Mitologia?

O Que É Mitologia?(0)

Consiste no conjunto de histórias que servem para explicar a origem dos povos. O mundo ocidental da atualidade tem maior conhecimento dos fatos que acontecia nos mitos gregos e romanos, porém, a grande parte das sociedades antigas possuem parábolas que servem como explicação sobre como tudo começou no mundo. Ações de líderes de civilizações antigas

Dicas de Presentes Para A Avó

Dicas de Presentes Para A Avó(0)

É muito engraçado, podemos observar agora: nós sabemos dar presente para a nossa melhor amiga, para a nossa mãe, para o nosso namorado, para o nosso irmão, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que dar para os nossos avós. E, vamos falar sério? Fica até feio você dar de presente uma coisa que

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade