A Obesidade No Brasil

A obesidade é uma doença que está preocupando muito as pessoas e é tida como um dos grandes males que assola a população mundial – principalmente nos países ricos e emergentes, podendo ser causa de inúmeras doenças que podem levar a pessoa à morte.

No entanto as doenças e as mortes que acontecem por causa da obesidade podem ser evitadas e prevenidas, desde que as pessoas tomem os devidos cuidados, principalmente com relação a ter uma alimentação saudável e evitar o sedentarismo, praticando regularmente exercícios físicos.

O Que É A Obesidade?

A obesidade é uma doença corporal que se caracteriza pelo excesso de peso, que é gerado pela presença de tecido adiposo em excesso, gerando o acúmulo de gordura no corpo.

Por isso, o grande sinal da obesidade em uma pessoa é o excesso de peso, e acaba atuando de forma crônica no corpo humano, sendo incidente de risco de uma série de doenças, como: as cardiovasculares, cerebrovasculares, doenças digestivas, doenças respiratórias, diabetes, doenças musculares, doenças nos ossos, hipercolesterolemia e outras doenças.

Apesar de ocasionar diversos problemas de saúde, a obesidade é vista pela maioria das pessoas como um problema de beleza e estético.

Além disso, a obesidade é causa de discriminação, preconceito e marginalização nos âmbitos social, na área de trabalho e profissional e até mesmo na própria família, o que pode gerar nas pessoas que se encontram obesas: problemas psicológicos, depressão e ausência de autoestima.

A Alimentação E A Obesidade

A má alimentação é um fator de grande importância para a formação de pessoas com excesso de peso e obesidade. A vida das pessoas nas grandes cidades está muito corrida e estressante, e as pessoas procuram se alimentar de maneira rápida (a cultura da alimentação em fast food), sem a preocupação na qualidade nutricional do alimento.

Os alimentos ingeridos em um fast food, na grande maioria das vezes sacia a necessidade alimentar, no entanto não fornecem os nutrientes necessários ao corpo humano, além de possuírem um alto índice de calorias, o que ajuda as pessoas a terem acúmulo de gordura, que gera o excesso de peso e as pessoas que sofrem de obesidade.

Por isso, é importante que as pessoas procurem ter uma dieta balanceada (alimentação saudável), que tenha a quantidade ideal de nutrientes e de calorias que façam o organismo funcionar adequadamente e sem deixar existir o acúmulo de gorduras no corpo.

No entanto, uma alimentação saudável e balanceada não é apenas para as pessoas que querem emagrecer, mas também pelas pessoas que necessitam manter o peso e por consequência obter força muscular, bom funcionamento do organismo e por consequência prevenir o corpo das doenças.

Epidemia da Obesidade

Epidemia da Obesidade

Para se alimentar de forma saudável e balanceada é interessante que o consumo de gordura seja reduzido, fazendo a troca da carne vermelha por frango ou peixe, e de preferência que esses não sejam fritos. É importante que a pessoa corte as frituras do seu cardápio alimentar.

Outro fator considerado em uma alimentação baseada é o consumo de leite e seus derivados, neste caso, deve ser dada preferência para os produtos desnatados.

A pessoa precisa procurar consumir mais frutas, verduras e legumes diariamente, além de dar preferência ao pão integral. Devem ser evitados refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e biscoitos (principalmente os recheados), bolos e pão de queijo.

Além disso, a pessoa deve procurar ingerir bastante água, pelo menos 02 (dois) litros por dia, pois a água, além de manter a pessoa hidratada, ajuda a saciar a pessoa.

Imagem de Amostra do You Tube

O Sedentarismo e A Obesidade

O sedentarismo é uma das marcas da sociedade moderna, pois as pessoas estão cada vez menos praticando atividades físicas, estando ligadas por um mundo tecnológico e virtual, o que torna as pessoas acomodadas.

O sedentarismo nada mais é que a falta de atividades físicas para o corpo, que pode gerar problemas de saúde e atrofia muscular.

A realização de atividades físicas trazem vários benefícios a saúde das pessoas, ajudando a combater inúmeras doenças corpóreas, principalmente o excesso de peso e por consequência a obesidade e as doenças que estão atreladas ao acumulo de gordura no corpo.

Além dos benefícios ao corpo, a atividade física pode gerar benefícios sociais, pois elas integram as pessoas em grupos, formando novas amizades devido aos interesses comuns.

Para a pessoa evitar de se tornar sedentária, ela pode fazer uma série de exercícios , como por exemplo: caminhar, correr, jogar futebol, pedalar e outras atividades físicas que não demandam gastos financeiros, apenas vontade de se exercitar e evitar o sedentarismo em sua vida.

As pessoas precisam ter em mente que antes de iniciar qualquer atividade física, ela deve procurar um médico e fazer uma revisão e uma avaliação física.

A Obesidade no Brasil

Em todo o Brasil, independente da região e da classe econômica, diversas pessoas estão sofrendo com o problema do excesso de peso e em casos mais extremos, de obesidade.

Conforme dados do Ministério da Saúde, em torno de 50% (cinquenta por cento) da população brasileira está acima do peso ideal e aproximadamente 10 (dez) milhões de pessoas são obesas.

De uma forma geral, os homens sofrem mais com o excesso de peso que as mulheres e outro número que causa preocupação, é que quase 40% (quarenta por cento) das crianças se encontram acima do peso, o que gera a tendência de termos adultos com excesso de peso e obesos.

Esses números vem causando grande preocupação, pois os índices de pessoas obesas em nosso país, vem em franco crescimento nos últimos 35 (trinta e cinco) anos, pois estas pessoas (os obesos) estão numa faixa de risco para ocorrência de enfermidades como: infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outras doenças que se encontram entre as principais causas de morte em todo o mundo.

Uma Doença

Uma Doença

De acordo com as pesquisas realizadas, a obesidade no Brasil está ligada a 03 (três) fatores:

a)      Quanto maior o poder aquisitivo das pessoas, mais elas apresentam tendências a ficar acima do peso, pois possuem condições melhores de alimentação;

b)     A esmagadora maioria das pessoas que se encontram acima do peso, vivem nos grandes centros urbanos, nas cidades das regiões metropolitanas;

c)      O maior número de pessoas acima do peso e obesos estão localizados na região sul e sudeste do país, que são justamente as regiões do Brasil que são encontradas a maior concentração de renda e de urbanização;

Os estudiosos se encontram muito preocupados, pelo fato do número de pessoas com excesso de peso e obesas estarem crescendo de maneira muito rápida, o que em pouco tempo pode gerar um colapso, principalmente na necessidade de tratamento das inúmeras doenças causadas pelo acúmulo de gordura no corpo e na qualidade de vida da população.

Outros Artigos

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto(0)

Baixa Produção de Leite – O Que é? Determinar a produção de leite está baixa é algo difícil, pois muitas mamães passam por algum momento em que questionam se a quantidade de leite que estão produzindo é normal. Isso é bem comum principalmente no começo quando o bebê está começando o processo de aleitamento e

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos(0)

Se sabe que para ter uma boa saúde é necessário comer bem, da maneira correta. Alguns alimentos devem ser completamente abolidos da nossa mesa, enquanto outros devem entrar nas refeições diárias. Muito daquilo que comemos ou pelos menos, deveríamos comer, é rico em nutrientes, que ajudam a dar a energia necessária ao nosso organismo, a

Tudo Sobre o Soluço

Tudo Sobre o Soluço(0)

O soluço é um problema considerado bastante comum em todas as pessoas em âmbito mundial, e apesar de ele não causar incômodos, gera uma série de desconfortos e constrangimentos. O soluço nada mais é do que um fenômeno de reflexo que acontece através de uma contração do diafragma que é involuntária e ocorre através de

Dicas de Alimentação Na Terceira Idade

Dicas de Alimentação Na Terceira Idade(0)

Para os adultos mais velhos os benefícios de uma alimentação saudável incluem o aumento da acuidade mental, resistência às doenças, níveis elevados de energia, tempo rápido de recuperação e melhor gestão dos problemas crônicos de saúde. À medida que envelhecemos o ato de comer bem também pode ser a chave para uma perspectiva positiva e

Dicas Para Prestar Primeiros Socorros

Dicas Para Prestar Primeiros Socorros(0)

Muitas vezes a vida nos reserva surpresas que nem sempre são agradáveis, e infelizmente elas acontecem. Chega então um ponto que você de repente se sente obrigado a prestar primeiros socorros na rua, em algum tipo de comércio, no trem ou até mesmo na sua casa. Por este motivo é interessante que antes de se

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade