Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos

Se sabe que para ter uma boa saúde é necessário comer bem, da maneira correta. Alguns alimentos devem ser completamente abolidos da nossa mesa, enquanto outros devem entrar nas refeições diárias. Muito daquilo que comemos ou pelos menos, deveríamos comer, é rico em nutrientes, que ajudam a dar a energia necessária ao nosso organismo, a estimulá-lo a combater alguns problemas que são naturais que acabem aparecendo.

Diabetes

Diabetes

A boa alimentação deve ser regra para todo mundo, mas alguns alimentos específicos podem ser usados para beneficiar quem tem algum tipo de problema de saúde, como por exemplo, o diabetes. Existe uma série de alimentos, que trazem beneficios para quem sofre com o problema. Veja alguns deles! Eles foram retirados da lista preparada pela Associação Americana de Diabetes, com 10 itens que fazem bem aos diabéticos.

1- Feijão

Essa é uma boa notícia para um brasileiro que sofre com diabetes, mas gosta de comer feijão. Esse é um dos itens que fazem parte dos alimentos recomendado. Não importa o tipo do grão, porque todos eles são ricos em proteínas e fibras. Para que o feijão tenha um efeito positivo sobre a saúde de um diabético é aconselhável que ele coma o equivalente a meia xícara de chá diária. Essa porção garante um terço das fibras diárias que o organismo precisa, sem falar que pode chegar até a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne.

Porém, atenção, o consumo do feijão não pode passar a dose diária recomendada, uma vez que alimentos como o feijão, não podem ser ingeridos em excesso por quem sofre com o diabetes. Isso porque, eles são ricos em amido, que uma vez na corrente sanguínea se transforma em açúcar.

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2- Grãos Integrais

Os grãos quando são integrais, não importa quais sejam, oferecem grandes benefícios para o organismo. Seriam aqueles dos demais, que se perdem quando passam pelo processo de refino. Os diabéticos podem comer, por exemplo, a cevada e a aveia, ambas excelentes fontes de potássio e fibras.

Grãos Integrais

Grãos Integrais

3- Castanhas

As castanhas são uma excelente fonte de de gorduras saudáveis e além disso, se trata de um alimento que dá a sensação de saciedade. Comer algumas castanhas pode ajudar a segurar a fome, a evitar de ter a sensação quando o apetite está muito aguçado. Além delas, os diabéticos também podem comer as sementes de linhaça e as nozes, ambas são uma rica fonte de ômega-3 e ácidos graxos. O ideal é consumir 30 gramas diariamente.

4- Vegetais Folhosos Verdes Escuros

A salada verde é um excelente alimento para os diabéticos. Usando os vegetais folhosos verde escuros, como a couve e espinafre, que ainda por cima, possuem poucos carboidratos e poucas calorias. Porém, esse tipo de alimento deve ser ingerido sem excesso, uma vez que no organismo, facilmente, se transformam em glicose.

5- Mirtilo ou Blueberry

Inclua nessa lista não só o mirtilio mas também, outras frutas vermelhas, como os morangos, todos ricos em antioxidantes, fibras e outras vitaminas. Segundo os especialistas, diferente de outras frutas, no caso das vermelhas, elas não aumentam o nível de glicose no sangue, mesmo assim, é recomendado comer com moderação.

6- Frutas Cítricas

Ainda falando de frutas, segundo o estudo americano, entra na lista dos 10 alimentos que trazem benefícios para os diabéticos, as frutas cítricas. O conselho é de beber um copo por dia de suco natural sem água, de acerola ou laranja, ou as duas misturadas. Esse é um modo de ter uma boa dose de vitamina C e também de fibras diariamente.

7- Tomate

A melhor maneira de incluir o tomate na dieta dos diabéticos é nas saladas, recomendam os médicos. Quando fresco, ele oferece nutrientes vitais, como as vitaminas E e C, além de ferro e licopeno, outro poderoso antioxidante. O tomate na salada pode ser temperado com molho.

8-  Peixes

Não são todos os peixes que são recomendados, a pesquisa americana sugere que entrem na dieta, os seguintes: atum, sardinha e salmão, aqueles que entram no grupo dos oleaginosos. Não é por acaso que esses peixes são considerados excelentes para saúde, e sim, porque são ricos em ácidos graxos e ômega 3. Porém, muita atenção com o tipo de cozimento, dois deles estão completamente proibidos: na versão frita e na versão à milanesa.

9- Leite e Iogurte Desnatado

Antes de mais nada, que fique claro, tanto o leite quanto o iogurte que devem ser consumidos são aqueles na versão desnatada. Ambos alimentos são uma excelente fonte de cálcio. Também é aconselhável incluir outros produtos lácteos fortificados porque são uma rica fonte de vitamina D.

10- Batata Doce

Quem diria que um alimento doce poderia fazer parte de uma dieta adequada para os diabéticos, porém, é o que diz a pesquisa americana da Associação Americana de Diabetes. A batata doce entra nessa lista porque é rica em vitamina A e em fibras. Outro fator que faz com que elas sejam boas para que é diabético é o fato de conter amido, porém, também é ponto de observação. O amido no organismo se transforma facilmente em glicose, por isso, o consumo da batata doce é bom se não for exagerado.

As Frutas Mais Indicadas Para Quem Tem Diabetes

  • – Maçã: uma excelente fruta para quem tem diabetes, rica em fibras, a melhor delas, pectina e outras vitamaninas. A maçã é boa para controlar a glicemia e também o colesterol.
  • – Abacate: ele quase não contém açúcar, o que já é uma vantagem para os diabéticos, além disso é rico em gordura que tem o poder de aumentar o bom colesterol.
  • – Cereja: com alta concentração de flavonoides que contem as seguintes vantagens: antioxidante, antiflamatório, antiviral, antialérgico e anticarcinogênico.
  • – Limão: por ser rico em ácido cítrico e ácido ascórbico. Essa fruta ajuda a combater hemorragias, um dos problemas que preocupa que tem diabetes. Outra vantagem é que ajuda a proteger as artérias, evitando problemas cardiovasculares.
  • – Amora: Estimula e acelera a liberação de insulina, o que faz melhorar a síntese de glicose. Sem falar que é ótima para normalizar a pressão arterial, é antiflamatório e antibacteriano.
  • – Coco: A gordura do coco reduz a fome e também reduz inflamações.

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