As Principais Causas da Obesidade e Como Perder Peso

A obesidade não é apenas um problema no Brasil, mas também em muitos outros países, principalmente os países mais ricos e industrializados. A obesidade contribui para o desenvolvimento de outras doenças tais como a doença cardíaca.

As Causas da Obesidade

Em primeiro lugar, deve-se ter consciência de que se está obeso e, em seguida, procurar ajuda. Algumas causas da obesidade incluem:

1. A falta de exercício físico

2. Consumo exagerado de alimentos, principalmente gordura e açúcar

3. Consumo de alimentos de alto teor calórico, como os industrializados e fast-foods

4. Genética dos indivíduos

5. Ingestão de medicamentos que podem causar aumento do apetite

ABESO

ABESO

A maioria das pessoas está ciente de que comer em excesso pode causar a obesidade, mas ainda assim elas continuam comendo. As principais razões para a qual algumas pessoas comem em excesso costumam ser:

1. Reação ao estresse

2. Substituição de prazeres ausentes

Você sabia que uma pessoa é considerada obesa quando atinge mais de 20% de seu peso ideal para sua altura, idade e tipo de corpo?

Como Combater a Obesidade

Você realmente quer perder o peso? Então, veja alguns passos que são um bom começo para mudar de vida.

1. Verifique se o stress é um elemento que te faz ter esses hábitos alimentares. Se esse for o motivo, reduza o estresse em sua vida ou tente não comer quando está estressado.

2. Tente comer alimentos com moderação

3. Escolha alimentos saudáveis, como fFrutas e vegetais. Reduza os açúcares e carboidratos e beba muita água

4. Se você toma alguma medicação, verifique com seu médico se eles podem ser a causa do aumento do seu apetite. Se essa for a causa, peça que mudem os medicamentos.

5. Aproveite a sua vida e não confunda prazeres com o consumo de alimentos.

Imagem de Amostra do You Tube

Mitos Sobre a Obesidade

Existem muitos mitos sobre a obesidade e muitas pessoas fazem uso deles para mentirem para si mesmas a justificarem o seu excesso de peso. Veja quais são os mitos mais usados:

1 – Meu problema é genético

Esta é uma desculpa muito comum para explicar o excesso de peso e a obesidade. Não importa o tipo de genética que você recebeu de seus pais, você sempre pode corrigir uma má alimentação e a falta de atividade ou exercício.

Em vez de culpar a sua genética, assuma a responsabilidade pelos seus atos. Assuma a responsabilidade por aquilo que você põe em sua boca e pela quantidade de atividade que você faz. Não se conforme porque grande parte da sua família é obesa. Você pode mudar isso.

2 – Eu tenho problemas de tireóide

Em alguns casos, isso pode ser uma razão legítima para ser obeso. Mas para outros, esta é apenas uma desculpa. Mesmo se você tiver uma tireóide lenta há uma grande quantidade de alimentos que você pode comer para acelerar o seu metabolismo. Ovos, salmão, brócolis, feijão preto, e frutas cítricas são alguns bons exemplos.

3 – Eu não tenho tempo para fazer exercício

A maioria das pessoas tem horários difíceis e não tem tempo para fazer tudo o que querem. Mas não deixe que sua agenda atrapalhe você cuidar do seu corpo e da sua saúde. O exercício regular, pelo menos três vezes por semana pode evitar problemas de ganho de peso.

Saiba Mais

Saiba Mais

Você tem de 10 a 20 minutos por dia para se dedicar aos exercícios? Você pode fazer um treino de qualidade com duração de 10 a 20 minutos. A chave é fazer com que seu ritmo cardíaco acelere para queimar calorias.

4 – Estou muito velho

Pessoas que usam essa desculpa devem conhecer Tony Horton. Ele é o criador do sistema P90X, um programa de ginástica para fazer em casa. Tony tem 50 anos e está em melhor forma do que muitas pessoas muito mais jovens do que ele. O guru fitness mais famoso dos Estados Unidos é a prova viva de que idade não é desculpa para não entrar em forma.

5 – Eu não tenho energia para me exercitar

É bastante comum que pessoas sedentárias se sintam fracas e sem energia apenas ao pensarem em fazer exercícios físicos. Se você começar forçando muito o corpo correrá o risco de se sentir mal de verdade. Por isso é importante começar com treinos mais leves, eles irão te dar energia para aumentar a intensidade aos poucos.

Imagem de Amostra do You Tube

O Segredo da Perda de Peso é a Moderação

É fato que a perda de peso não pode ser conquistada passando fome. A maioria das dietas da moda costuma ter regras como, não coma determinado alimento. Mas, e se você puder comer o que quiser e ainda estar em forma? A ideia é simples. Comer o que quiser, mas em proporções limitadas.

Digamos que você goste de chocolates, então coma um ou dois pedaços ao invés de devorar toda a barra. O mesmo princípio vale para qualquer alimento de sua preferência. Se você gosta de comer arroz, então você deve saber que ele é muitas vezes relacionado com a obesidade. Assim, nesse caso, você pode limitar-se a comer uma menor quantidade de arroz uma vez por dia.

Desvantagens das Dietas Restritivas

Já se perguntou por que as pessoas que começam uma dieta restritiva se sentem tentadas e comer “alimentos proibidos”? Em grande parte dessas dietas, a pessoa pode apenas se alimentar de chá verde, leite desnatado e pão integral. Após cerca de 15 dias ou mais, você se sente tão privado que corre o risco de jogar tudo para o alto e voltar a comer de forma desproporcional. Você pode acabar comendo muito mais o que a quantidade que costuma consumir consome normalmente. A solução para isso é manter seus alimentos preferidos na dieta, mas em quantidades limitadas.

Perca Peso Para Sempre

Quando você não restringe a sua alimentação, está educando o seu corpo para se alimentar da forma correta para sempre. Lembre-se de se alimentar 6 vezes por dia (de 3 em 3 horas) em quantidades menores. Dessa forma você não sente fome e não corre o risco de exagerar. A reeducação alimentar é a melhor forma de perder peso com saúde.

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