Benefícios da Soja Para a Saúde

Com certeza você já ouviu falar que a soja pode dar muitos benefícios para o corpo humano. E essa é uma daquelas verdades incontestáveis, porque a partir desse vegetal são produzidos vários alimentos ricos em nutrientes. Se trata de um dos gêneros alimentícios mais completos, quando falamos em energia e benefício para o organismo e para saúde de quem come.

Benefícios Para a Saúde

Benefícios Para a Saúde

O nosso país é um dos maiores produtores dos grãos de soja do mundo, porém, não faz parte da cultura do brasileiro consumir esse alimento. O seu uso fica praticamente restrito ao óleo, e quando outros derivados são consumidos, normalmente, segundo estudos, se tratam de pessoas que estão combatendo algum tipo de doença, entre elas, o câncer no esôfago, na mama, na próstata e no pulmão. Além disso, o consumo da soja também é indicado para quem tem problemas de diabetes, mal de Alzheimer, algum tipo de doença cardiovascular, osteoporose e para combater os sintomas da menopausa.

Veja O Que Revelam Os Estudos Sobre o Consumo de Soja Para Combater Algumas Doenças!

Na prevenção contra o câncer de mama e o câncer de próstata se aconselha a comer soja porque as substâncias químicas presentes neste alimento são muito semelhantes ao hormônio feminino, são os fitoestrógenos. Eles também ajudam a diminuir o risco de um homem ter o câncer de próstata.

Os fitoestrógenos também auxiliam as mulheres para combater os efeitos da menopausa, entre eles, faze com que a osteoporose fique bem longe. Sem falar, que a soja ajuda a combater os sintomas das mulheres que estão entrando na menopausa.

Para o coração, a soja, ajuda a reduzir a taxa do colesterol ruim, porque a gordura do alimento não obstrui as artérias, como aquela encontrada em outros gêneros alimentícios.

Já o intestino e o pâncreas são beneficiados com o consumo de soja porque o alimento ajuda a fazer com que os órgãos trabalhem normalmente, além de reduzir os níveis de glicose na circulação sanguínea de quem é diabético.

Imagem de Amostra do You Tube

Porque a Soja É Considerada Um Alimento Para Combater o Câncer

Segundo estudos, a soja possui um efeito anti carcinogênico, além das isoflavonas, que também ajudam a combater a doença. Um outro motivo, seria porque o alimento possui um alto efeito antioxidante, tal que consegue proteger o organismo de possíveis danos nas células.

O teor de isoflavonas na soja, varia de acordo com a cor da mesma, com a variedade, que pode ser determinada por fatores genéticos e as condições que o vegetal foi cultivado, como umidade e  temperatura do solo.

Saiba Mais

Saiba Mais

A soja e os alimentos derivados dele também ajudam a combater o câncer de cólon, de estômago e de pulmão. Elas ajudam a bloquear o processo de aumento do tamanho do tumor, porque a genisteína, encontrada na soja, não permite que sejam desenvolvidos novos vaso sanguíneos, necessários para desenvolver o tumor.

Veja alguns alimentos que podem ser incluídos na sua dieta para prevenir essas doenças: tofu, missô, tempe e natto.

Imagem de Amostra do You Tube

A Soja Em Uma Dieta Saudável

Se você quer fazer a dieta perfeita, lembre-se que ela terá que ser com baixo teor de gorduras saturadas e rica em fibras, tudo isso aliado a atividades físicas. Para deixá-la ainda mais saudável para o seu organismo, coloque a soja na sua alimentação diária, além de controlar a obesidade, você estará se protegendo de doenças, como diabetes e males da menopausa, entre outras, como vimos anteriormente.

Saiba que na soja e nos alimentos derivados dela você encontra as seguintes vitaminas: fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e muitas outras.

Pesquisas revelam, que pacientes que estavam com colesterol altíssimo, depois de ingerir as proteínas da soja, tiveram as suas taxas reduzidas. O teste foi feito em pacientes durante 4 semanas, o suficiente para que a soja fizesse reduzir de 30% o nível de colesterol ruim no sangue. A quantidade diária de soja consumida era de 20 gramas de grãos.

O Que A Soja Faz Pelos Ossos

Entre os benefícios da soja está aquele que ela proporciona para os ossos. Como todos nós sabemos, com o envelhecimento natural, que passa todo ser humano, as pessoas passam por uma perda de cálcio. Quanto mais o tempo passa, maior é a perda do cálcio, o que pode acabar resultando em uma osteoporose, quando os ossos ficam fracos e se quebram facilmente. Para as  mulheres, esse problema é ainda mais complicado durante a menopausa. Para ajudar nesse período, a soja serve e muito porque tem ação estrogênica, isto se dá graças a um dos seus componentes, a genisteína, que auxilia para manter forte a estrutura óssea.

O ideal é consumir a soja para retardar o problema a osteoporose. Estudos comprovam que a ingestão desse alimento com regularidade cumpre esse papel.

A Soja Também Serve Para Combater o Diabetes

No combate ao diabetes, segundo estudos, a soja ajuda a regular o nível de glicose no sangue, isto porque, ela retarda a absorção, por isso é aconselhada para quem sofre de diabetes.

Além disso, pesquisas revelam que o alimento também pode ser um bom coadjuvante para combater doenças renais, hipertensão, litíase, entre outras doenças.

Como deu para perceber é um alimento rico de nutrientes, com um alto valor nutritivo e que pode ser muito útil tanto para prevenir doenças, quanto para combater outras. Porém, vale ressaltar que não podemos achar que a soja é milagrosa e dar a ela todo o “poder” para evitar uma doença ou prevenir outra. Você deve sim, acrescentá-la na sua dieta diária, mas associado a isso é necessário ter uma vida saudável e comer outros alimentos que trazem benefício ao corpo.

Nem todo mundo gosta da soja e por isso, é bom encontrar algumas receitinhas diferentes para conseguir incluir esse alimento na dieta diária da família. Quando não dá mesmo, você não consegue mesmo comê-la, a solução é usá-la como farinha misturada em outra coisa, assim se pode ter os benefícios das vitaminas, sem sentir nenhum gosto. Mas, alimentos como o tofu, por exemplo, o queijo de soja, são praticamente sem sabor, vale a pena experimentar.

E não se esqueçam, comer bem e de maneira saudável, mas também, praticar atividades físicas. Só esse conjunto de coisas é que vai te garantir uma vida tranquila.

Outros Artigos

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto(0)

Baixa Produção de Leite – O Que é? Determinar a produção de leite está baixa é algo difícil, pois muitas mamães passam por algum momento em que questionam se a quantidade de leite que estão produzindo é normal. Isso é bem comum principalmente no começo quando o bebê está começando o processo de aleitamento e

A Obesidade No Brasil

A Obesidade No Brasil(0)

A obesidade é uma doença que está preocupando muito as pessoas e é tida como um dos grandes males que assola a população mundial – principalmente nos países ricos e emergentes, podendo ser causa de inúmeras doenças que podem levar a pessoa à morte. No entanto as doenças e as mortes que acontecem por causa

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos(0)

Se sabe que para ter uma boa saúde é necessário comer bem, da maneira correta. Alguns alimentos devem ser completamente abolidos da nossa mesa, enquanto outros devem entrar nas refeições diárias. Muito daquilo que comemos ou pelos menos, deveríamos comer, é rico em nutrientes, que ajudam a dar a energia necessária ao nosso organismo, a

Tudo Sobre o Soluço

Tudo Sobre o Soluço(0)

O soluço é um problema considerado bastante comum em todas as pessoas em âmbito mundial, e apesar de ele não causar incômodos, gera uma série de desconfortos e constrangimentos. O soluço nada mais é do que um fenômeno de reflexo que acontece através de uma contração do diafragma que é involuntária e ocorre através de

Dicas de Alimentação Na Terceira Idade

Dicas de Alimentação Na Terceira Idade(0)

Para os adultos mais velhos os benefícios de uma alimentação saudável incluem o aumento da acuidade mental, resistência às doenças, níveis elevados de energia, tempo rápido de recuperação e melhor gestão dos problemas crônicos de saúde. À medida que envelhecemos o ato de comer bem também pode ser a chave para uma perspectiva positiva e

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade