Dicas de Alimentação Na Terceira Idade

Para os adultos mais velhos os benefícios de uma alimentação saudável incluem o aumento da acuidade mental, resistência às doenças, níveis elevados de energia, tempo rápido de recuperação e melhor gestão dos problemas crônicos de saúde.

Alimentação Terceira Idade

Alimentação Terceira Idade

À medida que envelhecemos o ato de comer bem também pode ser a chave para uma perspectiva positiva e equilibrada. Vale ressaltar que uma alimentação saudável não tem de ser sobre dieta e sacrifício. Comer bem é se alimentar de comida fresca, colorida, com criatividade na cozinha e alimentação entre amigos.

Nutrição Sênior: Alimento do Corpo e da Mente

Lembre-se do velho ditado, você é o que come. Faça desse o seu lema. Ao escolher uma variedade de frutas coloridas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras são vibrantes e saudáveis por dentro e fora.

Boa nutrição mantém os músculos, ossos, órgãos e outras partes do corpo fortes para o longo curso. Comer alimentos ricos em vitamina aumenta a imunidade e combate doenças que causam as toxinas.

Uma dieta adequada reduz o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes tipo dois, perda óssea, câncer e anemia. Além disso, comer de forma sensata significa consumir menos calorias e mais alimentos ricos em nutrientes, mantendo peso sob o controle.

Aguçar a mente com nutrientes são essenciais para o cérebro trabalhar. As pessoas que comem uma variedade de frutas coloridas, vegetais folhosos, peixes e nozes com ácidos graxos de ômega-3 podem melhorar o foco e diminuir o risco de doença de Alzheimer. Refeições fazem o corpo se sentir melhor e traz energia, resultando em aumento de autoestima.

Os adultos mais velhos podem se sentir melhor de imediato ao manter a saúde para o futuro escolhendo alimentos saudáveis. Dieta equilibrada e atividade física constante contribuem para maior qualidade de vida e independência com a idade.

Diretrizes: Pirâmide Alimentar

Foque em frutas inteiras ao invés de sucos para ter mais fibras e vitaminas. Necessário pelo menos entre 1,5 a 2 porções por dia. Quebre a rotina de maçã e banana por peras, melões e melancia.

Vegetais: Variação de cores é essencial! Escolha verduras ricas em antioxidantes folhosos escuros, como couve, espinafre e brócolis, bem como vegetais alaranjados e amarelos, caso de cenoura, abóbora e inhame. Tente duas xícaras e meia por dia.

Cálcio: Manutenção da saúde óssea com a idade depende da ingestão adequada para prevenir a osteoporose e fraturas ósseas. Idosos precisam de 1.200 miligramas de cálcio por dia através de porções de leite, iogurte ou queijo. Fontes não lácteas incluem tofu, brócolis, amêndoas e couve.

Grãos: Seja inteligente com seus carboidratos e escolha grãos inteiros com nutrientes e fibras. Se você não tiver certeza, procure massas, pães e cereais que listam “todos” os ingredientes. Idosos precisam entre seis e sete fatias diárias.

Proteína: Idosos necessitam de 0,5 gramas por quilo no peso corporal. Basta dividir o valor pela metade para saber quantos gramas será necessário. Uma mulher de 130 quilos vai precisar de cerca de 65 gramas de proteína por dia.

Uma porção de atum, por exemplo, tem 40 gramas de proteína, aproximadamente. Varie as fontes com peixe, feijão, ervilhas, nozes, ovos, leite, queijo e sementes.

Fontes de Vitaminas e Minerais

Água: Especialistas apontam que os idosos são propensos à desidratação porque os corpos perdem um pouco da capacidade de regular os níveis de fluidos e a sensação de sede é embotada à medida que se envelhece. Deixe um recado em sua cozinha para lembrar-se de beber a cada hora e com as refeições a evitar infecções do trato urinário e na constipação.

Vitamina B: Depois de 50 anos o estômago produz menos ácido gástrico, dificultando o ato de absorver a vitamina B-12, necessária para ajudar a manter o sangue e os nervos vitais. Obtenha a dose diária recomendada pelo médico de alimentos fortificados ou em suplementos vitamínicos.

Vitamina D: Essencial para absorção de cálcio através da exposição solar e certos alimentos (peixes gordos, gema de ovo e leite). Com a idade a pele é menos eficiente na síntese de vitamina D. Consulte o seu médico para completar a dieta com alimentos fortificados ou multivitamínicos.

Imagem de Amostra do You Tube

Cuidados Básicos: Alimentação Na Terceira Idade

Uma vez que esteja com o corpo acostumado a comer alimentos ricos em nutrientes, ele vai se sentir lento. Com alimentos de qualidade o organismo fica vitaminado.

Necessário reduzir o sódio (sal) para ajudar a prevenir a retenção de água e pressão arterial elevada. Olhe para o “baixo teor de sódio” e tempere refeições com alho, ervas e especiarias em vez de sal.

Desfrute de gorduras boas! Colha os frutos de azeite de oliva, abacate, salmão, nozes, semente de linhaça e outras fontes monoinsaturadas. A gordura das fontes pode proteger o corpo contra doenças do coração, controlando os níveis de colesterol “ruim” LDL e aumentando os níveis de HDL.

Adicionar fibra: Evita a constipação e diminui o risco de doenças crônicas. Aumenta ingestão de fibras a partir de alimentos, como frutas, verduras cruas, grãos integrais e feijões.

Evite carboidratos “ruins”, também conhecidos como simples carboidratos, como farinha branca, açúcar refinado e arroz branco, fibras e nutrientes. Carboidratos ruins digerem de modo rápido e causam picos nos níveis de açúcar no sangue e de energia de curta duração.

Imagem de Amostra do You Tube

Para os níveis de insulina de energia duradoura e estável escolha carboidratos complexos, como grãos integrais, feijões, frutas e legumes.

De olho ao açúcar escondido! A adição pode ser escondida em alimentos como pão, sopas enlatadas e legumes, molho de macarrão, purê de batatas instantâneo, refeições congeladas e ketchup.

Verifique os rótulos dos alimentos para outros termos de açúcar, tais como xarope de milho, melaço, xarope de arroz, caldo de cana, frutose, sacarose, dextrose ou maltose. Opte por legumes frescos ou congelados em vez de enlatados. Escolha versões de baixo teor de carboidratos e açúcar leve nos pães, massas e sorvetes.

Cozinha Inteligente: A melhor maneira de preparar vegetais é em vapor ou refogar no azeite porque que preserva os nutrientes.

Coloque cinco cores no seu prato. Frutas e vegetais ricos em cor correspondem aos nutrientes qualitativos (amoras, melão, batata doce, espinafre, tomate, abobrinha, entre outros).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto(0)

Baixa Produção de Leite – O Que é? Determinar a produção de leite está baixa é algo difícil, pois muitas mamães passam por algum momento em que questionam se a quantidade de leite que estão produzindo é normal. Isso é bem comum principalmente no começo quando o bebê está começando o processo de aleitamento e

A Obesidade No Brasil

A Obesidade No Brasil(0)

A obesidade é uma doença que está preocupando muito as pessoas e é tida como um dos grandes males que assola a população mundial – principalmente nos países ricos e emergentes, podendo ser causa de inúmeras doenças que podem levar a pessoa à morte. No entanto as doenças e as mortes que acontecem por causa

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos(0)

Se sabe que para ter uma boa saúde é necessário comer bem, da maneira correta. Alguns alimentos devem ser completamente abolidos da nossa mesa, enquanto outros devem entrar nas refeições diárias. Muito daquilo que comemos ou pelos menos, deveríamos comer, é rico em nutrientes, que ajudam a dar a energia necessária ao nosso organismo, a

Tudo Sobre o Soluço

Tudo Sobre o Soluço(0)

O soluço é um problema considerado bastante comum em todas as pessoas em âmbito mundial, e apesar de ele não causar incômodos, gera uma série de desconfortos e constrangimentos. O soluço nada mais é do que um fenômeno de reflexo que acontece através de uma contração do diafragma que é involuntária e ocorre através de

Dicas Para Prestar Primeiros Socorros

Dicas Para Prestar Primeiros Socorros(0)

Muitas vezes a vida nos reserva surpresas que nem sempre são agradáveis, e infelizmente elas acontecem. Chega então um ponto que você de repente se sente obrigado a prestar primeiros socorros na rua, em algum tipo de comércio, no trem ou até mesmo na sua casa. Por este motivo é interessante que antes de se

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade