Uma gordura insaturada nada mais é do que uma gordura ou um ácido graxo onde existem uma ou mais ligações duplas, estando assim presentes nas cadeias de ácidos graxos. Normalmente são encontradas em estado líquido.
Suas Implicações Através da Saúde Humana
As gorduras consideradas insaturadas são mais saudáveis do que as gorduras saturadas. E os alimentos que contam com gorduras insaturadas incluem alguns como por exemplo o abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e óleo de oliva (azeite de oliva). Vale lembrar também quem a gordura trans é tão pouco saudável que a gordura saturada.
As gorduras insaturadas elevam os níveis de lipoproteínas de altas densidades no sangue, reduzindo assim o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue. Reduzindo assim a formação ou a manutenção de ateroma, o que é uma placa de gordura existente no interior das veias e artérias, o que poderá causar problemas de hipertensão arterial, infarto ou ainda derrame cerebral. Devem ser encontradas em óleos de origem vegetal, sementes e ainda castanhas em geral.

A gordura insaturada tem uma divisão para dois grupos, as que são moniinsaturadas e as poli-insaturadas. Atuando de forma diferente das saturadas no organismo e ainda são benéficas pois contribuem fortemente para a redução do colesterol no sangue, e quando são consumidas substituindo as gorduras saturadas e também trans. A moninsaturada é a mais benéfica de todas colaborando para a redução do colesterol ruim sem que possa reduzir o colesterol bom.
As principais fontes de gorduras insaturadas são o azeite, óleo de canola e ainda oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanhas, entre outras.
Já para as poli-insaturadas podemos contar com óleos vegetais, óleos de girassol, milho, soja, peixes mais gordurosos como salmão, sardinha, emente de abóbora, linhaça entre outras.
Saturadas, óleo de coco.
Como É Processada Pelo Organismo a Gordura Insaturada?
A gordura existe principalmente em vegetais, é líquida estando em temperatura ambiente, existe um consumo máximo diário de 44 gramas como limite, ajudando a processar alimentos no organismo reduzindo o colesterol ruim e ainda vários outros tipos de doenças coronárias que possam prejudicar a saúde.
Gordura Saturada
É um tipo de gordura que fica encontrada principalmente nos produtos de origem animal, e que em temperatura ambiente fica sempre em estado sólido, é encontrada em carnes vermelhas e brancas, principalmente em gorduras de carne e pele das aves, leite e ainda derivados integrais como a manteiga, o creme de leite, e o azeite de dendê.
Diariamente é preciso ter um consumo de no máximo 20 gramas deste tipo de gordura
Como efeitos no corpo ela aumenta o colesterol ruim, que se deposita nas artérias, elevando o risco de vários problemas cardíacos.

Gorduras trans
São gorduras formadas por processos químicos, como a hidrogenação onde os óleos vegetais líquidos costumam ser transformados em ácidos graxos trans, uma gordura sólida.
É encontrada em margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvetes, salgadinhos, e precisa ser consumida diariamente em 2 gramas por dia, ou seja duas colheres de chá.
Como efeitos não costuma fazer nada bem para a saúde, aumentando o colesterol ruim e ainda reduzindo o colesterol bom.
Consuma Gorduras Com Moderação
Apesar da fama que as gorduras possuem, elas são sim importantes para o nosso corpo. Fontes diretas de energia, fornecem mais de 9 calorias por grama, contem boas doses de vitaminas e ainda ácidos graxos que são essenciais muito responsáveis por manter todas as paredes celulares funcionando e em boas condições. Para se saber corretamente o tipo e as quantidades de gorduras de um alimento, procure sempre ficar de olho nas tabelas de informação nutricional que vem no rótulo da embalagem, porém não abuse, na média o consumo diário não poderá ultrapassar a 30% da ingestão de calorias total.
AS gorduras insaturadas certamente são benéficas para o organismo ajudando na prevenção de doenças caridiovasculares, já que possuem o poder de prevenir estas doenças. Elas contam com as vantagens de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL e diminuindo o colesterol ruim.
Este tipo de gordura é bastante comum até mesmo em peixes como o atum, salmão, truta e cavala.
E ainda ingerir a quantidade mínima diária recomendada de gordura insaturada é algo muito simples de se fazer. A utilização de óleos vegetais para o preparo de refeições, deverá certamente suprir a todas as necessidades diárias. Devem ainda ser utilizadas quantidades adequadas de calorias e ainda gordura total, estas que devem ser compatíveis com uma alimentação que seja saudável, para que não se possa levar a vários problemas como o sobrepeso e ainda a obesidade.
Óleos Ricos Em vitamina E
As gorduras insaturadas porém são essenciais para a nossa alimentação, principalmente no combate de radicais livres, ao envelhecimento de células que contribui para as defesas do organismo. O grande diferencial dos óleos são os pontos de fusão, uns aguentam mais as altas temperaturas do que outros, sem que existam a perda da qualidade.
Na cozinha é possível se utilizar óleos diversos em saladas, maioneses, molhos e marinados. Apesar disto vale lembrar que nunca devemos reaproveitar óleos e que as frituras não são bem vindas podendo até mesmo tornar esta mistura algo cancerígeno.
As gorduras são também chamadas de lipídios, e são uns nutrientes determinados que de forma fundamental contribuem com a energia em forma de calorias. De forma popular, e talvez errônea alguns aspectos das gorduras vem a ser um dos primeiros nutrientes que associamos as taxas de colesterol altas e na verdade não é assim que acontece,
O excesso de gordura poderá não apenas provocar um aumento de peso, como também alguns níveis altos de colesterol, inclusive diabetes, não de deve de forma alguma eliminar totalmente as gorduras de nossa dieta, pois são fundamentais para o correto funcionamento do organismo.
Neste sentido podemos destacar as gorduras insaturadas que ajudam positivamente para reduzir níveis de colesterol.
O ideal para que se tenha uma boa saúde, é substituir todas as gorduras saturadas por gorduras polinsaturadas.
Optar por exemplo por azeite de oliva, e untar uma torrada com um pouco de manteiga ou mesmo substituir um bolo industrial por um bolo caseiro.
0 comentários
Enviar Comentário