Tudo Sobre o Soluço

O soluço é um problema considerado bastante comum em todas as pessoas em âmbito mundial, e apesar de ele não causar incômodos, gera uma série de desconfortos e constrangimentos.

O soluço nada mais é do que um fenômeno de reflexo que acontece através de uma contração do diafragma que é involuntária e ocorre através de espasmos. Automaticamente, ela gera alguns movimentos de distensão e também relaxamento, isto através do ar que a contração força a entrar pela região do esôfago e acaba sendo expulso através de um ruído característico.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Normalmente, este tipo de problema acontece depois da ingestão rápida de líquidos ou sólidos. É um problema de saúde benigno e pode talvez ser um sintoma de uma doença crônica que na maioria das vezes precisa ter um determinado tratamento. Apesar de ser incômoda a situação do soluço, ela não é fatal.

As situações de soluço que podemos considerar como benignas podem ser resolvidas, neste caso utilizando uma interrupção de ciclo respiratório, procurando assim se segurar por alguns segundos a sua respiração. Realizando este processo o diafragma deverá ser forçado aos poucos a voltar a funcionar de forma correta e junto com a respiração, o soluço é aliviado porém poderá continuar a acontecer em alguns raros casos.

Quais Os Tipos de Causas do Soluço?

As crises de soluço são passageiras e limitadas, apesar de serem muitas vezes incômodas e desagradáveis. Como causa principal é possível se ter uma distensão do estômago, esta que é provocada através de uma ingestão de grandes partes de alimentos e também bebidas consideradas carbonatas, como por exemplo refrigerantes, ou ainda como a ingestão de ar junto aos alimentos.

Este tipo de processo em alguns casos também poderá ser resultante de algumas mudanças de temperatura, assim como o tabagismo, a ansiedade, bebidas alcoólicas, entre várias outras causas deste problema.

Em diversas situações as crises de soluço poderão acontecer, ou ainda persistir desde que elas tenham alguns problemas que podem ser ligados ao que chamamos de sistema nervoso central, ao seu metabolismo, bem como a irritação de nervos como o nervo vago ou o nervo frênico, com procedimentos cirúrgicos e ainda pós operatórios, além de diversos fatores considerados emocionais.

Sintomas e Tratamentos

Sintomas e Tratamentos

Como Tratar O Soluço

Existem várias formas de se tratar o soluço, desde que ele seja benigno, e algumas das dicas que daremos a seguir realmente funcionam. Já está comprovado de que se o paciente interromper a respiração ou ainda respirar dentro deu um saco de papel por alguns segundos ou até mesmo se pressionar os joelhos dobrados contra o seu peito ou puxando a língua para provocar vômitos, irá aliviar a sensação que acontece dentro do estômago.

Caso o soluço aconteça de forma persistente é importante se identificar e tratar as suas causas, neste sentido existem vários tipos de medicamentos que poderão acalmar estas crises. Em alguns casos considerados mais graves é possível se utilizar o recurso do chamado nervo frênico.

Quando este tipo de problema estiver presente por vários dias ou horas é importante que seja procurada ajuda dos médicos. O médico procurado deverá ser o otorringolaringologista, que deve ministrar a causa e medicamentos ou a situação atual do paciente.

Nestas avaliações realizadas através da doença existe um exame neurológico que deverá ser detalhado, além de exames de sangue e radiografias toráxicas, caso o sintoma continuar permanecendo a avaliação deverá ser realizada através de processos de tomografias de crânio, de tórax, além de ecocardiografia, broncoscopia e endoscopia digestiva.

Assim que a causa desta doença for descoberta é interessante que seja realizado um tratamento direcionado para a causa. Caso não sejam descobertas as causas ou os tratamentos não derem resultados, algumas medicações de relaxamento e sedativos poderão ser utilizados, já que pode se tratar uma situação de estresse.

Algumas Dicas e Recomendações Relativas a Doença

Grande parte dos ataques de soluço devem durar apenas alguns minutos, e um grande número de tratamentos caseiros deverão ser indicados. É bastante complicado de se avaliar toda a eficácia das medidas a serem tomadas, mas é importante que se tomem atitudes logo que começar a sua crise. Se os tratamentos não resolverem e passar 24 horas é preciso procurar um médico já que este problema poderá até mesmo interferir no sono do paciente. Caso o soluço seja crônico ele precisa necessariamente de um tipo de acompanhamento neurológico.

Veja a Seguir Algumas Dicas Caseiras Para Aliviar o Soluço:

  • Primeiramente, procure prender a respiração por alguns segundos e empurre o ar sem o soltar.
  • Procure engolir uma porção de açúcar cristal, em uma colher de chá, ou ainda miolos de pão ou gelo moído.
  • Chupe uma fatia de limão.
  • Respire de forma repetida dentro de um saco de papel, que irá trabalhar o movimento do diafragma e lhe aliviar este problema.
  • Coce seu céu da boca com um cotonete de algodão.

Algumas Situações Que Podem Acarretar Ao Soluço

Alguns tipos de lesões no cérebro poderão acometer as áreas que controlam os movimentos do respectivo diafragma levando assim a se ter soluços persistentes que deverão ser tratados.

Algumas doenças do sistema nervoso central poderão acometer uma área que controla todos os movimentos relativos ao diafragma, procurando levar assim a soluços considerados persistentes, as principais causa para este tipo de problema são?

  • AVC
  • Esclerose múltipla
  • Meningite
  • Tumores cerebrais
  • Traumatismos cranianos

Algumas alterações de metabolismo nos níveis hormonais ou também de outras substâncias poderão levar a uma série de situações de soluços, como nas situações de diabetes mal controladas, insuficiência renal crônica, as alterações de níveis de sangue e potássio, sódio ou também cálcio, bem como o alcoolismo crônico.

Dicas Rápidas de Soluços

Caso aconteçam soluços com os bebês, é importante salientar para pediatras o que acontece que ele irá fazer alguns exames para descobrir a origem do problema  por trás de soluços como por exemplo os refluxos gastroesofágico, entre outros problemas.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto

Dicas Para Aumentar o Leite Após o Parto(0)

Baixa Produção de Leite – O Que é? Determinar a produção de leite está baixa é algo difícil, pois muitas mamães passam por algum momento em que questionam se a quantidade de leite que estão produzindo é normal. Isso é bem comum principalmente no começo quando o bebê está começando o processo de aleitamento e

A Obesidade No Brasil

A Obesidade No Brasil(0)

A obesidade é uma doença que está preocupando muito as pessoas e é tida como um dos grandes males que assola a população mundial – principalmente nos países ricos e emergentes, podendo ser causa de inúmeras doenças que podem levar a pessoa à morte. No entanto as doenças e as mortes que acontecem por causa

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos

Alimentos Que Trazem Benefícios Para os Diabéticos(0)

Se sabe que para ter uma boa saúde é necessário comer bem, da maneira correta. Alguns alimentos devem ser completamente abolidos da nossa mesa, enquanto outros devem entrar nas refeições diárias. Muito daquilo que comemos ou pelos menos, deveríamos comer, é rico em nutrientes, que ajudam a dar a energia necessária ao nosso organismo, a

Dicas de Alimentação Na Terceira Idade

Dicas de Alimentação Na Terceira Idade(0)

Para os adultos mais velhos os benefícios de uma alimentação saudável incluem o aumento da acuidade mental, resistência às doenças, níveis elevados de energia, tempo rápido de recuperação e melhor gestão dos problemas crônicos de saúde. À medida que envelhecemos o ato de comer bem também pode ser a chave para uma perspectiva positiva e

Dicas Para Prestar Primeiros Socorros

Dicas Para Prestar Primeiros Socorros(0)

Muitas vezes a vida nos reserva surpresas que nem sempre são agradáveis, e infelizmente elas acontecem. Chega então um ponto que você de repente se sente obrigado a prestar primeiros socorros na rua, em algum tipo de comércio, no trem ou até mesmo na sua casa. Por este motivo é interessante que antes de se

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade