Piscina com Borda Infinita

Ter uma piscina já foi sinônimo de riqueza e luxo, mas com a popularização dessa área de lazer em casa foram sendo criados outros diferenciais. Um dos principais toques de luxo que podem fazer parte de uma área de piscina é a borda infinita. Aquele efeito visual que faz com que a conexão da água com o meio ambiente se dê de tal forma que parece que não existe uma borda.

O nome de piscina com borda infinita vem do fato de que parece que a água soma ao longo do horizonte, ou seja, a sua borda parece infinita. Tal efeito é obtido é através do transbordamento de uma das laterais o que cria uma maior conexão com o resto do ambiente.

Imagem de Amostra do You Tube

A Importância da Paisagem

Para conseguir aquele efeito luxuoso é importante que a paisagem que será integrada a borda da piscina seja bonita. A paisagem deve ser tão incrível quanto a estrutura utilizada na piscina para criar esse efeito de prolongamento. Os arquitetos entendem que o resultado desse tipo de projeto depende de ter uma vista panorâmica.

A piscina confunde a água com o céu, o jardim com o mar ou com montanhas enfim existe uma junção do que está na casa com o que está além na paisagem. Contudo não basta apenas ter o dinheiro para custear a obra e uma bela paisagem ao fundo para ter a sua piscina de borda infinita. É muito importante que o terreno suporte essa arquitetura. O local deve ter minimamente 30 m2.

O Truque

O resultado de imensidão infinita é obtido através do uso de um truque é feito enquanto se constrói a piscina. Para isso é feita uma estrutura mais baixa que a oficial, algo em torno de 2 cm, ao lado da parte em que será feito o transbordamento. Basicamente se cria um tipo de vão para que a água excedente possa ser vista.

Para que essa água possa retornar ao reservatório é instalado no fundo da calha um sistema de filtragem. Esse tipo de piscina pode ser construída com mais facilidade e com melhores resultados em terrenos que possuem declives e se a piscina estiver instalada no ponto mais alto.

Dica de Segurança

É importante que a parede externa da calha tenha aproximadamente 20 cm de largura para que não exista risco para se alguém decidir sair da piscina usando esse lado. Lembramos que não é indicado tentar sair da piscina por esse lado, mas nem todo mundo tem cuidado então previna.

Custos

Construir uma piscina com borda infinita pode sair até 15% do valor do projeto de uma piscina normal. O item mais caro desse projeto especial é o recuo, o custo estimado por especialistas fica em torno de R$ 2 mil por metro quadrado de piscina.

Dica Para Aumentar o Efeito de Borda Infinita

O resultado final do visual de borda infinita pode ser aumentado através do contato de uma borda com o terreno, isso contribui para aumentar a segurança. Também é possível enfatizar ainda mais o efeito usando revestimentos de cores que sejam semelhantes aos tons que predominam no ambiente.

Por exemplo, se ao fundo está o mar use revestimentos num tom azul escuro. Respeite também o estilo arquitetônico da casa para que a piscina fique harmônica. Ajudam a dar o efeito de imensidão utilizar um visual com geometria e linhas retas.

Dicas Para a Construção de Piscina Com Borda Infinita

Contratação dos Profissionais

Construir uma piscina de qualquer jeito é algo que exige o projeto de um arquiteto e a supervisão de um engenheiro. Contudo a construção de uma piscina com borda infinita demanda ainda mais trabalho e atenção. Procure por profissionais que tenham experiência nesse tipo de construção para te auxiliar.

A Construção

A estrutura de uma piscina com borda infinita deve ser feita com muito cuidado e com materiais que a deixem forte e resistente. Não adianta ficar pensando somente em economia nessa fase de construção, pois a qualidade dos materiais e da mão-de-obra empregados na construção da piscina ajudarão a fazer com que a mesma dure por mais tempo. Uma dica é moldurar as outras três bordas da piscina com concreto e azulejo.

Use o Terreno a Seu Favor

Quando estiver trabalhando junto com o arquiteto para criar o projeto da sua piscina foque no que o seu terreno tem de bom para oferecer. Por exemplo, se houver um declive no terreno use-o como o local para a borda de fuga da sua piscina.

Remoção da Terra

Depois de estar com o projeto feito é hora de começar o trabalho de construção em si. Contrate uma empresa de engenharia para que comece a ser feito o trabalho de remoção da terra do local em que ficará a piscina.

Encanamento

O passo seguinte da construção da sua piscina com borda infinita será começar a colocar o encanamento no lugar. Para isso deverá ser feita uma grade para a estrutura com barras. Os vergalhões serão colocados a mais ou menos 25 cm de distância para dar o suporte a mistura do concreto. Então será colocado arame para que fique fixo e tenha resistência.

Concreto

Em seguida o vergalhão deverá ser pulverizado com uma camada espessa de concreto projetado. Com uma máquina será feita a mistura do material e depois ele será pulverizado. Observe se os trabalhadores estão deixando a camada bem lisa.

Descanso

Depois de todo esse processo de construção da piscina estar feito será necessário deixar que ela descanse por uma semana para que as misturas feitas possam secar de maneira adequada. Após o período de descanso será dado o acabamento final com argamassa ou usando concreto especial.

Uma Piscina dos Sonhos

Se antes o sonho de muitas pessoas era simplesmente ter uma piscina hoje em dia é ter uma piscina com borda infinita. Pode não ser tão barato construir uma dessas em casa, mas se você realmente deseja contar com essa maravilhosa piscina não pode deixar de começar a economizar e se dedicar para um dia poder tirar esse sonho do papel de deixá-lo na sua área externa.

Outros Artigos

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade