Conheça as Praias do Interior de São Paulo

O Estado de São Paulo, além de ser o mais economicamente rentável do país, ainda guarda grandes belezas naturais, dentre elas estão suas praias. O litoral do Estado tem mais de 700 quilômetros de extensão e destes, 60% são compostos de lindas praias e algumas delas até paradisíacas.Todo esse imenso litoral, banhado pelo Oceano Atlântico, é recheado de grandes opções de turismo e lazer em todos os seus dezesseis municípios, que possuem, ainda, um rico ecossistema.

Praias do Interior de São Paulo

Praias do Interior de São Paulo

Através dos passeios é possível encontrar manguezais, rios, cavernas, estuários e em torno de 150 ilhas.Se durante os passeios você busca praias de mar azul e areia branca, seu destino pode ser o Litoral Norte, mas se pretende buscar áreas de grande preservação ambiental, opte pelo Litoral Sul, principalmente a região de Cananéia, Peruíbe e Iguape, juntamente com Ilha Comprida.

Litoral Sul

A maioria das praias da parte Sul do litoral podem ser consideradas verdadeiros santuários ecológicos, por abrigarem extensas áreas de mata nativa tropical, que convivem harmoniosamente com a modernização e grandes cidades. Nessa região é que está localizada uma das primeiras e mais importantes áreas naturais preservadas do país, a Estação Ecológica Juréia-Itatins.Esta estação está localizada a aproximadamente 200 quilômetros da cidade de São Paulo, e nela habitam alguns dos principais ecossistemas do litoral. Preservado através do trabalho de pesquisa e ainda uma educação ambiental promovida em parceria com o Governo Estadual e a população local. Ela é composta por 80 mil hectares de mata, sendo que a maioria dela é intocada e primitiva, com diversos ecossistemas, que fazem parte os manguezais, matas de restinga, campos de altitude, além de matas ciliares, algas de zona costeira e extensos banhados, todo eles com uma enorme diversidade de fauna e flora.A Estação Ecológica Jureia-Itatins tem como parte integrante o rio Uma do Prelado, que ainda recebe a denominação de Comprido, e possui uma extensão de aproximadamente 50 quilômetros, recendo diversos afluentes.

O Comprido é navegável em todo o seu curso e muitos usado pela população ribeirinha conhecida como caiçaras.Há diversas cidades bonitas e importantes no Litoral Sul Paulista e uma delas é Peruíbe, cuja peculiaridade está em um de seus rios, que possui a lama negra com propriedades medicinais, por isso, reconhecida mundialmente e visitada por muitos turistas que buscam um bem estar corporal. A cidade abriga uma parte da Jureia-Itatins, um grande berço da vida selvagem da região.

Imagem de Amostra do You Tube

Outra cidade de peso na mesma região é a de Santos, especialmente na parte econômica, já que concentra um dos grandes portos do país. Além disso, possui uma grande infraestrutura urbana, o que faz com que muitas pessoas a visitem. Ela ainda comporta lindos pontos turísticos, como o Aquário Municipal (morada de inúmeras e raras espécies marinhas), Museu da Pesca, Fortaleza Barra Grande e o Museu do Café. Para quem gosta de esporte, ainda pode fazer uma visita à Vila Belmiro, onde está situado o Clube do Santos, famoso por revelar grandes craques do futebol, entre eles Pelé e Neymar.Além delas, ainda podemos citar a cidade do Guarujá, que tornou-se em pouco tempo uma das praias mais badaladas e sofisticadas do Litoral Sul. Suas principais praias são a das Pitangueiras e Astúrias. Já para surfar a ideal é a Praia do Tombo, com altas ondas e mar bravo, não aconselhada para os turistas que gostam de um banho de mar.Já a Praia Grande, originária do termo indígena Peaçabu, foi separada de São Vicente apenas em 1967 e logo se tornou um referencial do turismo nacional. É famosa especialmente por suas colônias de férias, que ficam repletas de turistas durante toda a temporada de verão.

Guarujá

Guarujá

Litoral Norte

As praias do Litoral Norte do Estado de São Paulo são ideais para quem busca sossego e tranquilidade, pois estão ligadas às vilas de pecadores e cidades pequenas, nada de badalação ou ativa vida noturna. Partindo do Guarujá, logo ao norte está localizada a primeira cidade, o município de Bertioga, que guarda uma carga história impressionante.O antigo forte de Bertioga tem sua história ligada a Hans Staden, um alemão que veio para o Brasil e acabou sendo levado por índios tupinambás no fim do século XVI. Por sorte, conseguiu escapar de ser devorado pelos canibais e resolveu contar sua história através de inúmeros desenhos que passaram a ser os primeiros retratos do país.Seguindo pela mesma rota temos a cidade de São Sebastião, que é separado do município de Bertioga por lindas praias limpas e de tom azulado. Essa região foi abrigo de grandes engenhos de cana e ainda fazendas de café, que eram a maior economia em outros tempos. Hoje, a principal renda do município provém do turismo, e da indústria pesqueira, pois essa parte do litoral é abundante em pescado. Além disso, São Sebastião carrega o cunho de cidade histórica por suas inúmeras edificações antigas, que são herança do período colonial. Suas principais praias são: Cigarras Maresias, Enseada, Camburi, Boiçucanga, Paúba, Guaecá e muitas outras.

Ainda no mesmo litoral, temos as praias de Ilha Bela, com aproximadamente 350 quilômetros de extensão divididos entre mais de 60 belas praias, que são um convite ao descanso e ao lazer. Para quem não gosta de água salgada, a ilha ainda oferece quatrocentas cachoeiras com água límpida e cristalina, todas envoltas das mais variadas espécies de árvores e animais.Para completar, o Litoral Norte ainda oferece aos turistas a oportunidade de conhecer  as praias de Ubatuba e Caraguatatuba, com grandes quedas d’água e algumas praias que são a própria visão do paraíso.

Imagem de Amostra do You Tube

Nem sempre a escolha das praias se baseia apenas na beleza e na localidade de cada uma delas, às vezes, é preciso pensar e muito na saúde, por isso, antes de visitar alguma das praias citadas, verifique a situação de cada uma, como a condição de banho, e a qualidade da água. Para isso, acesse o site da Cetesb e fique por dentro da saúde das praias:http://www.cetesb.sp.gov.br/Qualidade-da-Praia/mapa/As opções de lazer e aventura são inúmeras, escolha uma delas e programe sua próxima viagem de férias com os amigos ou a família.

Outros Artigos

Pontos Positivos das Crianças Arteiras

Pontos Positivos das Crianças Arteiras(0)

Os pais e professores ficam de cabelo em pé com as crianças arteiras, que também são chamadas de traquinas, pestinhas, agitadas, etc. A verdade, é que ter um filho que dá um pouco mais de trabalho pode ter o seu lado positivo, como tudo na vida. Veja, a seguir, alguns pontos positivos de uma criança

Como as Pérolas Se Formam?

Como as Pérolas Se Formam?(0)

As pérolas fascinam muitas pessoas que gostam de contar com belos ornamentos, porém, para muitas pessoas a maneira como elas se formam dentro das conchas ainda é um mistério. Pensando em aproximar cada vez mais as pessoas de itens que lhe despertam interesse vamos explicar como as pérolas se formam. Vale à pena conferir essa

Mitos Sobre Bebês

Mitos Sobre Bebês(0)

Toda mãe, seja de primeira, segunda ou terceira viagem, tem algumas dificuldades para cuidar do seu bebê. É certo que todas buscam acertar para garantir que os seus pequenos cresçam com saúde. No entanto, como saber o que faz bem e o que faz mal para os bebês com tantas recomendações, conselhos e até mesmo

O Que é o Aerossol?

O Que é o Aerossol?(0)

O aerossol consiste em dois líquidos que são armazenados juntos numa mesma lata. Um dos conteúdos da lata é o produto em si que pode ser um desodorante, inseticida, creme de barbear etc e o outro conteúdo é o que chamamos de propelente. Uma substância que tem como função dar impulso para que a outra

Efeitos da Altitude no Corpo Humano

Efeitos da Altitude no Corpo Humano(0)

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos da altitude no corpo humano, seja num jogo de futebol transmitido pela TV em que o narrador insiste que os atletas brasileiros estão correndo pelo menos por causa da altitude ou mesmo em algum documentário. Mas, afinal realmente existem esses efeitos e quais são eles? Desembarcar

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade